A minha Lista de blogues

sábado, agosto 30, 2008

Arte ou Blasfémia?

Censurada pelo Papa, por todo o Vaticano e por Sílvio Berlusconi

Nota: Obra do artista alemão Martin Kippenberger: 'Zuerst die Füsse' (primeiro os pés).

"Um museu italiano desafiou o papa Bento XVI e recusou-se a remover uma escultura de arte contemporânea que mostra um sapo verde crucificado, segurando nas mãos uma caneca de cerveja e um ovo. O Vaticano considerou a peça uma blasfémia.
A maioria dos membros do conselho do museu Museion, na cidade de Bolzano, decidiu que o sapo é uma obra de arte e continuará na exposição.

Chamada de "Zuerst die Füsse" (primeiro os pés), o sapo usa um pano verde na área da cintura e está pregado pelas mãos e pelos pés como Jesus Cristo. Uma língua verde pende para fora da sua boca.
O trabalho do artista alemão Martin Kippenberger, morto em 1997, foi exposto na Tate Modern e na Galeria Saatchi, em Londres, e na Bienal de Veneza. Retrospectivas da obra do artista estão programadas para Los Angeles e Nova York.
Autoridades do museu localizado na região ao norte de Alto Ádige disseram que o artista considerava a peça uma ilustração do medo sentido pelos seres humanos.

O Papa, que nasceu na Alemanha e recentemente passou suas férias em um lugar perto de Bolzano, obviamente não concorda. Em nome do papa, o Vaticano escreveu uma carta de apoio a Franz Pahl, líder do governo daquela região e uma das vozes contrárias à escultura. "Claramente, não se trata de uma obra de arte, mas de uma blasfêmia e de um degradante pedaço de lixo que deixou muitas pessoas indignadas", afirmou Pahl à Reuters, por telefone, enquanto a administração do museu realizava uma reunião.
Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino"."

in http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL740068-7084,00.html

Descubra as diferenças na conduta da administração dos museus e galerias...

2 comentários:

  1. Também não vejo a necessidade ou o objectivo/sentido de uma obra destas ...!

    Um BOM FDS!
    Um abraço da M&M & Cª!

    ResponderEliminar
  2. Bom post, fiz precisamente um post esta noite sobre esta obra e a notícia que o Vaticano e o próprio Papa ficaram incomodados com esta escultura... Teremos que fazer queixa à Soc. Protectora dos Animais pois ninguém se preocupa com o Sapo.
    Abraço e Bom FDS

    ResponderEliminar