A minha Lista de blogues

domingo, agosto 03, 2008

Alice na Cidade das Maravilhas

Manuela espanta a crise

Noite de verão esplendida. Caras bonitas e sorridentes circulando junto às árvores abatidas. Muita gente para ver e ser vista. Organização do evento muito profissional. Carros bem cuidados. Música e muita animação e da Alice no País das Maravilhas um único carro com a Manuela à espreita da queda de Sócrates. A satira política é sempre bem vinda e faz parte da História do Carnaval de Loulé, sendo mesmo uma das suas marcas distintivas.

Numa sociedade altamente despolitizada e indiferente às coisas da política, brincar com a política, sem a instrumentalizar politicamente, é algo sempre bem vindo na prática da cidadania de uma quaisquer cidade do país ou do mundo. Ao fim e ao cabo é isso que fez o sucesso do Gato Fedorento.

Outra coisa completamente diferente é uma Câmara Municipal organizadora de um determinado evento nomear como tema central do Carnaval de Verão a crise que atravessa o país e procurar retirar daí dividendos políticos.

É que a crise é internacional, é óbvio. A crise é também de governação nacional, é óbvio, isso mesmo veio dizer o FMI. Mas a crise é também local. Isso é óbvio. E é uma grave crise de falta de ideias.

Que o digam os pequenos comerciantes com tantos dias negros e apenas uma noite branca e que o digam todos aqueles que viram no abate de árvores na Avenida José da Costa Mealha um desperdício de dinheiros públicos que tanta falta fariam ao investimento nas verdadeiras necessidades da vida dos cidadãos de Loulé.

São apenas dois exemplos de crise de imaginação política local entre muitos outros que aqui poderiam ser inventariados.

Para quando um Carnaval com o lema central "Alice na Cidade das Maravilhas"?

Aqui fica o site do anúncio da crise para que cada um tire as suas conclusões:
http://www.cm-loule.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3080

2 comentários:

  1. Caro João. O meu amigo está, como a realização do evento, a prestar, (aos forasteiros que visitaram Loulé nesse dia), um mau serviço Histórico ao dizer que os carros estavam bem cuidados profissionalmente. Não me parece pela foto aqui exposta... o romano mais parece um operário de fato macaco e de camisola, da cintura para cima. Sinceramente isto é passar um atestado de ignorância a quem nos visita. "modernices"?...

    ResponderEliminar
  2. E não só. E as tranças com os laços, que tanto caracterizam o "Obelix"? Lá teve o pai que dizer (aos filhos), que foi um esquecimento do "artista". Profissionalismo?... só se for na terra das "maravilhas". É mesmo gozar com o pagode. Cumprimentos.

    ResponderEliminar