A minha Lista de blogues

sábado, agosto 02, 2008

Do modelo de desenvolvimento do litoral transposto para o interior

Denúncia feita pela Almargem

Principal aquífero do Algarve ameaçado por um campo de golfe e um empreendimento para 1700 camas

"O principal aquífero do Algarve (Querença-Silves) corre "sérios riscos" de contaminação, por via da construção do empreendimento turístico da Quinta da Ombria, um complexo constituído por um campo de golfe, hotel de cinco estrelas, vivendas e apartamentos com 1700 camas. A denúncia foi feita ontem pela associação ambientalista Almargem, depois de uma visita ao local, para assinalar o dia Nacional da Conservação da Natureza.

Os ecologistas continuam com dúvidas sobre as consequências da Declaração de Impacto Ambiental (DIA), já assinada pelo Ministério do Ambiente, que viabiliza este projecto de uma empresa finlandesa para a zona do barrocal do concelho de Loulé. Luís Brás, dirigente da Almargem, considera que as dúvidas levantadas em 2004 em Bruxelas, a partir de uma queixa da Liga de Protecção da Natureza, não estão esclarecidas.

Em consequência desse processo, que ainda não foi encerrado, "o Estado português foi solicitado pela Comunidade a prestar esclarecimentos, mas nós consideramos que apenas houve uma tentativa de branqueamento da situação". A DIA assinada no ano passado, garantem os ambientalistas, continua a não salvaguardar os valores da natureza. "O empreendimento vai ter um grande impacto, directo e indirecto, sobre o sítio classificado da fonte da Benémola, e o principal aquífero do Algarve, com a construção de um campo de golfe em cima, não está salvaguardado", afirmam.

Os protestos dos ecologistas levaram, em 2007, a uma alteração do projecto, que obrigou a afastar o campo de golfe e os núcleos turísticos das zonas mais sensíveis do ponto de vista ambiental. A Almargem entende, contudo, que essas alterações são insuficientes para preservar o aquífero .

O parecer técnico que levou o ministério do Ambiente a viabilizar o projecto, há oito anos, diz João Santos - outro dos dirigentes da Almargem - "assenta no principio de que o aquífero só existe na zona do barrocal e não dos terrenos de aluvião junto à ribeira, onde se pretende construir o golfe". "Temos para apresentar em Bruxelas uma informação técnica exactamente em sentido oposto", sublinhou. "

in http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1336844&idCanal=59

Declarações políticas que já ouvi: Pois...compreendo os ambientalistas...têm o direito de contestar...vamos ver os resultados do recurso...apesar de compreendê-los não concordo com eles... claro...isso dos PIN é coisa do Sócrates...eu compreendo...

Será esta ideia de transportar o fracassado modelo de "desenvolvimento" do litoral para o interior coisa boa para a região Algarve?

PS: Os reforços a bold são de minha autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário