A minha Lista de blogues

terça-feira, dezembro 22, 2009

Notas Soltas e Meditações Blogosféricas

1. O número de desempregados inscritos nos centros de emprego em Portugal subiu 28,2% em Novembro, face ao mesmo mês do ano passado, e aumentou 1,2% face a Outubro. O Natal é mais feliz para uns do que para outros. É difícil desejar Feliz Natal num país em que o patronato não consegue pagar 5oo euros de salário mínimo e em que o poder de compra dos portugueses é menor do que há trinta anos atrás.

2. O discurso conservador que diz que não é tempo de nos preocuparmos com o casamento dos homossexuais cheira a fobia. Desde quando é que os conservadores se preocuparam com os "verdadeiros" problemas do país? Só me lembro disso nos anos em que se discute e se legisla sobre o casamento homossexual.

3. A blogoesfera louletana está mais frágil e a perder o vigor. A partida da Camila foi um abate, desta vez não de árvores, mas de vitalidade crítica. O Sebastião tornou-se uma espécie de Voz do Dono com todo o direito a sê-lo e está bem mais esmurecido após a derrota eleitoral. A Voz dos Outros é a literal Voz do Dono e portanto vale o crédito que os leitores lhe quiserem dar. A Louletania cresceu em vitalidade e em qualidade, mas é pouco dada a politiquices. Um excelente blogue no seu género. O pessoal do Opinion Shakers foi cooptado e saltou da informalidade da blogosfera para a formalidade de onde as coisas eram supostas acontecer. A Minha Matilde mantém a qualidade de sempre mas sem criar ondas.

3.1. Resta o Calçadão de Quarteira, a quem daqui dirijo a minha devida vénia. O Calçadão é efectivamente um espaço de cidadania, de espírito critico e de colocação de questões que por vezes incomodam mas que interessa publicamente que incomodem. Nem sempre estou de acordo com as opiniões ali emitidas mas em grande parte estou de acordo com as questões que ali são postas à discussão.

3.2. Última constatação: - Não há blogues de direita no concelho de Loulé. O conservadorismo tradicionalista no concelho de Loulé é demasiado para tanto risco associado à exposição da palavra pública. Para os ultraconservadores, as coisas discutem-se e resolvem-se, sempre, no recato dos seus gabinetes. Um abraço e votos de Feliz Natal para todos e...desculpem lá qualquer coisinha...

9 comentários:

  1. Nem mais nem menos, totalmente de acordo. Como leitor da Louletania, (pouco dada às politiquices) aqui fica uma quadra do Aleixo mesmo a propósito de todos aqueles que continuam a querer tapar o Sol com a peneira.

    Julgando um dever cumprir,
    Sem descer do meu critério,
    Digo verdades a rir
    Aos que me mentem a sério!

    Cumprimentos e um bom Natal.

    ResponderEliminar
  2. Quase de acordo com a totalidade do texto. Um único ponto de discordância: o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Mais importante que se discutir o casamento seria todos se esforçarem para verdadeiramente porem fim à discriminação. Pessoalmente sou a favor de um referendo. E me interrogo: qual o motivo que leva os partidos, que defendem o casamento gay, a terem medo do referendo?
    A minha opinião não tem influência da igreja porque sou ateu;
    A minha opinião não tem influência dos partidos conservadores porque sou de esquerda;
    A minha opinião limita-se apenas a ser muito pessoal!!!

    Bom Natal!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Jorge,

    Pessoalmente acho que se trata apenas de levar à prática direitos consagrados na constituição da República.

    Abraço e bom Natal!
    João Martins

    ResponderEliminar
  4. João Martins
    O Blog Louletania (pouco dado a politiquices rsss) ai se lhe soltam a língua algum dia... kkkkkk, deseja ao excelente blog que é o Movimento Apartidário da cidade de Loulé, que continue sendo um baluarte na blogoesfera louletana.\\ É bem verdade que o Quiosque da Camila deixou um espaço que possívelmente será difícil de preencher... mas certamente outras vozes surgirão. Abraço amigo -Palma

    ResponderEliminar
  5. Olá Palma,

    Um excelente Natal para si e para os seus. Longa vida para a sempre interessante Louletania.

    Abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  6. Olá João,

    Excelente análise.

    Abraço e Boas Festas,

    Miguel Fernandes

    ResponderEliminar
  7. Olá Miguel,

    Bom Natal!

    João

    ResponderEliminar
  8. Oh, meu caro João!

    Ficamos muito gratos (e envaidecidos) pelas suas palavras amigas. São favores. E vindos de quem vêm, deixam-nos, como dizem os irmãos do outro lado do oceano, perfeitamente «encabulados»!

    Quanto à concordância ou não com os nossos temas, nem poderíamos esperar outra coisa, já que, entre nós próprios, nem sempre estamos concordantes.
    Acontece que temos um espírito profundamente democrático e pensamos que esse, sim, é o reconhecimento que merecemos dos nossos leitores.

    Retribuímos a vénia, com a sinceridade de quem considera o MAC Loulé não apenas o melhor blogue do concelho, mas um dos 2 ou 3 melhores do Algarve e entre os melhores do seu género em Portugal.

    Por isso, um cumprimento desses vindo de si... não digo nada mais.

    Um abração e votos de um Bom Ano

    L. Anes

    ResponderEliminar
  9. Caro Lourenço,

    Obrigado pela consideração. Boas Festas e um óptimo Ano Novo!

    João Martins

    ResponderEliminar