A minha Lista de blogues

sexta-feira, setembro 12, 2008

Para mais tarde recordar

Vendido por 14 milhões de euros

O Estádio de São Luís foi mandado construir em 1922 por Manuel Santo (um emigrante regressado dos Estados Unidos) que, levado pelo entusiasmo grande da época, e face à falta de um recinto desportivo digno da cidade de Faro naquela altura, adquiriu um terreno no "espaldão", perto da Igreja de S. Luís, com uma superfície de cerca de 12750 m², para aí edificar o "Santo Stadium" (primeiro nome dado ao estádio, por ser Manuel Santo o seu proprietário).
Os planos da época tinham previstas todas as comodidades possíveis para o público e, além de bancadas, contemplavam paralelamente a construção de camarotes, além de preverem e tomarem medidas para a prática de vários desportos. O estádio previsto foi dos primeiros em Portugal a ser construído com características específicas para o fim em vista.
O "Santo Stadium" abriria as suas portas pela primeira vez ao público em Maio/Junho de 1923, e segundo notícia publicada em 21 de Setembro de 1924, o
Sporting Clube Farense decide em Assembleia Geral, contratar com o proprietário do "Santo Stadium" o arrendamento do campo, para onde seriam transferidos os jogos do clube.
A partir de 1930 passa a designar-se de "Campo de São Luís", em detrimento da antiga designação.
A 25 de Novembro de 1942, o estádio é adquirido por Eusébio Tomás Lopes e quinze anos mais tarde, em 14 de Dezembro de 1957, é lavrada escritura que transfere o estádio para a autarquia municipal, por permuta com outros terrenos.
A
Câmara Municipal de Faro mudou então o nome para "Estádio Municipal de São Luís", unicamente devido à sua posição geográfica.
Em 1960 são inaugurados os balneários novos e electricidade, e em 1971 foi inaugurado o relvado.
Em 1986, a
1 de Abril, a Câmara Municipal de Faro cede ao SC Farense o estádio de São Luís, no dia em que o clube completa 76 anos.
Em 1990 recebeu obras de ampliação e melhoramentos tendo em vista a recepção do
Campeonato Mundial de Juniores de 1991, realizado em Portugal.
Em 1997 foi demolido o peão e construída a "Bancada Nova".

Fonte: Wikipédia

Que maravilha que foi ver jogar o S. C. Farense quando jogava Paco Fortes. Alguém se lembra?

1 comentário:

  1. Salvo erro no final da década de 80 assisti a um jogo em Faro, com um amigo que era admirador do Paco, já que eu não era um grande entendedor de futebol embora apreciasse um ou outro jogo .... Mas lembro-me que me entusiasmei e fiquei admirador do P.Fortes. Afinal um grande jogador e treinador que depois foi esquecido como acontece a muitas estrelas que enquanto brilham têm o mundo a seus pés mas depois...o público por vezes muito ingrato, parece esquecer quem lhes proporcionou belos momentos de entretenimento desportivo. Que a sorte volte de novo a sorrir Longa vida para o Paco. Palma para Paco Fortes.

    ResponderEliminar