A minha Lista de blogues

quinta-feira, julho 05, 2012

Da Criminalização À Patologização Do Protesto Social

A história é veridica e passou-se comigo. Indignado com os gatunos neo-fascistas do PSD e das políticas que destroem o país, um dia destes passei na esplanada do conhecido café Calcinha e chamei gatuno e fascista a um vereador que gosta muito de festas do PSD Loulé. Parece que o senhor estranhou que se lhe estivessem a dirigir e a chamar os bois pelos nomes e vai daí telefonou a um primo meu que costuma apoiar os fascistas (um primo que ficou muito contente quando o governo fascista começou a atacar os funcionários públicos) a perguntar o que se estava a passar comigo pois poderia precisar de ajuda. O meu primo apoiante das políticas fascistas não teve com meias medidas e telefonou à minha irmã a perguntar o que se passava comigo. Parece que a conversa ao telefone não correu bem e a minha irmã lhe explicou que eu andava indignado (zangado será a expressão mais correcta) com a intenção política clara de empobrecimento geral do país, de destruição das classes médias, do estímulo ao desemprego como opção política clara, da quebra brutal de salários de quem ainda trabalha, do indigno corte de salários e do roubo dos subsídios de férias e de Natal, das políticas de destruição do futuro dos meus filhos, da licenciatura do Relvas, do financiamento estatal do Vítor Baía, enfim, o rol de indecências não teria fim se aqui o descrevesse todo. O senhor vereador da Noite Branca achou que a minha indignação tem a ver com "loucura" pois provavelmente nunca terá pensado que as suas asneiras e as dos seus comparsas de partido algum dia provocassem uma onda de fúria em alguns dos seus concidadãos. Neste momento aqui por casa discute-se se a minha indignação será de facto um estado de "loucura". Não chegava já a criminalização do protesto, os fascistas cá da terra, que acham que não têm nada a ver com a situação a que chegámos, procuram patologizar quem lhes faz oposição política. A gente percebe porquê. O PS faz parte dos amigos da Troika. A oposição dos restantes partidos políticos não existe. A apatia da sociedade civil envergonha qualquer um que tenha capacidade de indignação. A patologização dos pequenos restos de resistência local só podia caber no rótulo da "loucura". Esta gente não se enxerga. Não volte a fazer isso senhor vereador. Não volte. Trata-se de indignação face à miséria do partido fascista ao qual vossa excelência pertence. Não repita.

1 comentário: