A minha Lista de blogues

quarta-feira, agosto 25, 2010

Do Racismo Institucional

França Expulsa Ciganos do Seu Território



Ver mais, por exemplo, aqui: http://contextolivre.blogspot.com/2010/08/franca-expulsa-ciganos.html

"Quando os nazis levaram os comunistas, não protestei, porque, afinal, eu não era comunista. Quando levaram os social-democratas, não protestei, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando levaram os sindicalistas, não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando me levaram a mim, já não havia ninguém que protestasse."
Martin Niemöller

PS: Agosto de 2010. O avião substituiu os comboios. Há que dar uma aparência de dignidade à expulsão do outro.

7 comentários:

  1. Talvez por serem ciganos é que a notícia teve revelância. É que, tanto quanto li, eles permaneciam ilegalmente em França. Portugal quase todos os dias expulsa estrangeiros ilegais. Está errado? Por muito solidários que queiramos ser por vezes há necessidade de sermos realistas...
    Nestas circunstâncias, comparar o poema "E Não Sobrou Ninguém" com a expulsão desses ilegais considero um exagero.

    ResponderEliminar
  2. Jorge, os ciganos. Eternamente os ciganos...

    Um abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Lua Cunha3:26 da tarde

    Jorge, peço desculpa por discordar da sua opinião... O poema "Não sobrou ninguém" é o texto ideal para alertar as mentes adormecidas de muitos de nós que ainda não percebemos que, mais hoje... mais amanhã... a desgraça vai cair em cima das nossas cabeças.
    E, Jorge, é também uma questão de solidariedade... e fundamentalmente uma questão de memória... não nos esqueçamos de que Portugal foi, ao longo da sua história um país de emigração... um país que "obrigou", por razões de natureza diversas, o seu Povo a dar "o salto" para o Brasil, África, Europa... à procura de melhores condições de trabalho e de vida... e à procura de LIBDERDADE.
    Refresquemos a memória e não permitamos que ela se apague.
    Esta atitude do Presidente Sarkosy não me espanta... a sua veia fascista e xenófoba já se manifestou antes... provocando uma das maiores convulsões sociais depois de maio de 68.
    E... sinceramente... também não me espanta que a Comissão Europeia se mantenha calada... impávida e serena... perante os acontecimentos(que como o João muito bem diz são a institucionalização do racismo/xenofobia). Afinal... são todos "farinha do mesmo saco.
    Peço desculpa pelo desencontro de opiniões, Jorge... mas é no debate deste desencontro que nasce a LUZ.

    ResponderEliminar
  4. Lua Cunha: pedir desculpa pelo desencontro de opiniões? Óbvio que não é necessário!!! Como você diz é debatendo os nossos pontos de vista que nasce a luz. Em quase tudo que o João Martins escreve eu concordo mas, por vezes, acontecem divergências...
    Sou solidário com os ciganos ou qualquer outra etnia mas também acho que a lei deve ser igual para todos...
    Não esqueço os milhões de portugueses espalhados por esse mundo fora e, curiosamente, num debate que surgiu em tempos neste blogue sobre xenofobia não deixei de frisar, categoricamente, o facto de Portugal ser um país de emigrantes...

    ResponderEliminar
  5. Olá Lua e Jorge,

    É da dicussão que nasce a luz, O problema destas politicas de "repatriamento" é que se dirigem a "comunidades éticas" inteiras numa clara lógica de rejeição do outro. E o mais grave é que partem do poder político e institucional, que opta agora por criar bodes expiatórios, em contexto de crise económica como forma de legitimar a sua incapacidade de integrar socialmente as populações mais pobres e culturalmente ditas diferenciadas. Racismo institucional claro. Não só em França, mas em recrudescimento claro um pouco por toda a Europa. Felizmente os direito humanos são um valor bem enraizado nos povos europeus para que estas coisas passem sem "inflamação" da discussão.

    Um abraço aos dois
    João Martins

    ResponderEliminar
  6. Onde está escrito "revelância" deve-se ler relevância!!! Os lapsos acontecem...

    ResponderEliminar
  7. Atenção rapaziada já está quase pronta a Noite do Lençol também conhecida pela noitada do OMO. As árvores da avenida estão vistosamente engalanadas de lençois o que dá um toque bárbaro para não dizer do mais saloio do mercado nacional. Mas respeitemos o gosto ou o mau gosto de cada um.

    Dudu - 27/08/2010

    ResponderEliminar