A minha Lista de blogues

domingo, julho 25, 2010

Retalhos da Saúde No Algarve



Os serviços de Pediatria do Hospital Distrital de Faro são um excelente exemplo da evolução positiva que teve a saúde no nosso país nas últimas décadas. Profissionais altamente qualificados. Boa organização dos serviços. Respeito pelos utentes e ainda uma boa dose de humanização dos cuidados de saúde. Há uns dias atrás fui, mais uma vez (crianças a isso obrigam), à pediatria do Hospital de Faro com o Pedro que, depois de já lhe ter sido diagnosticada uma amigdalite, apareceu-lhe um inchaço no pescoço, que o impedia de o endireitar. Porque apesar da excelência dos serviços, eles são feitos por pessoas, e também porque não há mundos perfeitos, a médica de serviço, transmitiu à minha mulher, que se tratava de um mero torcicolo no pescoço. Sabendo que apesar de não ser médico, isso não me dá o estatuto de parvo, arranquei deliberadamente para o Centro de Saúde de Loulé, onde após a consulta, o médico aconselhou com prudência, fazer exames nos serviços de pediatria do Hospital de...Faro. De novo em Faro, após um diagnóstico, agora cuidado, a tese do torcicolo no pescoço foi abandonada e a aposta numa injecção de penicilina pôs a infeção viral no seu devido lugar. À parte este "incidente" de pormenor volto a reforçar que o acumular da minha experiência de utente destes serviços, deu-me a impressão de estar claramente perante o que de melhor se faz em saúde por esse país fora. Nesse mesmo dia, um dos enfermeiros do turno da "noite", circulava alegremente com o autocolante da foto em cima, colado na sua bata de trabalho e ofereceu alguns autocolantes ao Pedro. Os enfermeiros, nas unidades de saúde, já não servem só para dar injecções e são cada vez mais qualificados. Também são eles que contribuiram decisivamente para a melhoria dos serviços de saúde em Portugal. Deveriam ser reconhecidos como profissionais altamente qualificados que são a bem do bom funcionamento dos hospitais. Agradeci os autocolantes e não pude deixar de pensar que a sua luta é também a minha luta. Para que se transformem cada vez menos infecções virais em torcicolos no pescoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário