A minha Lista de blogues

sexta-feira, julho 02, 2010

Grande é a Poesia

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

1 comentário:

  1. Lua Cunha4:36 da tarde

    Neste registo de poesia, apraz-me deixar aqui ficar estes dois textos líricos que considero de uma beleza plena: um, no masculino -uma epígrafe do grande poeta Eugénio de Andrade e outro, no feminino - um poema de Maria do Rosário Pedreira.

    Hoje roubei todas as rosas dos jardins
    e cheguei ao pé de ti de mãos vazias

    Eugénio de Andrade, in pequeno formato


    "Se partires, não me abraces - a falésia que se encosta
    uma vez ao ombro do mar quer ser barco para sempre
    e sonha com viagens na pele salgada das ondas.

    Quando me abraças, pulsa nas minhas veias a convulsão
    das marés e uma canção desprende-se da espiral dos búzios;
    mas o meu sorriso tem o tamanho do medo de te perder,
    porque o ar que respiras junto de mim é como um vento
    a corrigir a rota do navio.
    Se partires, não me abraces -
    o teu perfume preso à minha roupa é um lento veneno
    nos dias sem ninguém - longe de ti, o corpo não faz
    senão enumerar as próprias feridas (como a falésia conta
    as embarcações perdidas nos gritos do mar); e o rosto
    espia os espelhos à espera de que a dor desapareça.

    Se me abraçares, não partas. "

    Maria do Rosário Pedreira, O Canto do Vento nos Ciprestes

    ResponderEliminar