A minha Lista de blogues

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Porto Alegre em Movimento: Um exemplo de cidadania

Prefeito vetou projecto "Pontal do Estaleiro"

O modesto contributo do blogue macloulé foi apenas o de dar mais visibilidade internacional a esta nobre causa. Este post ilustra o que podem fazer os cidadãos em prole da qualidade de vida das suas cidades. Um movimento exemplar de cidadania, este, de Porto Alegre.

Fica a mensagem do César, um dos principais dinamizadores do movimento de cidadãos que impediram a degradação paisagística da cidade:

"Obrigado João e demais amigos da cidade de Loulé.

Sabemos bem que uma andorinha só, não faz o verão.

E realmente é difícil mobilizar pessoas, salvo quando algo as atinge muito diretamente.

Foi uma união de cidadãos, independente de sua categoria social e ideologia política, que permitiu essa vitória parcial. Mas sabemos bem que não vencemos ainda a guerra, foi apenas uma batalha. Cá para nós, não nos iludimos com essa vitória. Sabemos que os adversários são poderosos tanto politicamente como economicamente.

Eles tinham mais forças, muito dinheiro, a parte mais poderosa da imprensa e muita ganância, mas subestimaram nossa estratégia. Achavam que iríamos calar em virtude da pressão sofrida e do medo que muitos tem de enfrentar os poderosos.

Realmente alguns deixaram de participar das mobilizações e até das reuniões. Mas os que realmente fazem a diferença estavam lá!

Quando sofremos a ausência (por desculpas diversas) de tradicionais Associações e Movimentos de Moradores da cidade, chegaram os estudantes. E os jovens, felizmente, não se assustam fácilmente... Todos os que participaram, mesmo os distantes como tu e os comentários feitos em teu blog, foram fundamentais! Davam ânimo quando o desânimo se abatia entre muitos dos nossos.

A vitória não é nossa. Nem apenas de Porto Alegre. A vitória, mesmo que parcial, é de todos os que acreditam que outro mundo MELHOR é possível. E por isso insistem em lutar, em RESISTIR aos poderosos, em não silenciar frente aos descalabros e injustiças.Outros enfrentamentos já se avizinham. E sabemos que serão ainda piores que este, pois os interesses são maiores. Que essa vitória estimule mais gente a resistir conosco. Mas mesmo que não venham mais apoios, esteja certo que os ainda poucos resistentes de hoje continuarão a resistir!Felizmente isso assusta os adversários da cidadania plena e do futuro de nosso meio ambiente, como se viu no atual episódio.

Como foi dito na luta da Rua Gonçalo de Carvalho: "mais que um direito é nossa obrigação!"

Obrigado João!
Obrigado Loulé!
Obrigado Portugal, pelos apoios de vocês!

Cesar

P.S.:Por tudo isso, trocamos o nome do Blog Porto Alegre Vive para
Porto Alegre RESISTE!"

Parabéns caros amigos de Porto Alegre. Vocês são um exemplo de cidadania!

Ver aqui http://goncalodecarvalho.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário