A minha Lista de blogues

sábado, fevereiro 25, 2012

Austeridade, Criminalidade Troikiana e Mortalidade de Massa

As políticas de austeridade podem custar milhares de vidas avisa Michael Marmot, um dos maiores especialistas mundiais em Saúde Pública. Professor da University College London veio à Universidade do Algarve para uma conferência sobre as determinantes sociais na saúde. Havendo uma clara correlação entre a posição dos indivíduos na hierarquia social e a saúde e a doença, é expectável que o austeritarismo recessivo destrua milhares, senão milhões de vidas. O que não deixa de nos suscitar uma legítima interrogação. Para que servem os médicos que se metem na política se derem a sua chancela às políticas da Troika? Pode ler a excelente entrevista de Michael Marmot na página 16 do jornal Expresso deste fim de semana.

1 comentário:

  1. Li a entrevista no semanário "Expresso". Não fiquei surpreendido. Mas é bom que vozes como Michael Marmot se façam ouvir.
    Há muito que as empresas deixaram de desempenhar um papel social que antes, ainda que timidamente existia. Mas que seja o próprio Estado a abandonar esse papel social é intolerável.

    ResponderEliminar