A minha Lista de blogues

sexta-feira, março 04, 2011

Sobre as Portagens da Via do Infante

Já estão em construção os pórticos na Via do Infante. Segundo o blogue Calçadão de Quarteira, em Loulé, os alicerces dos Pórticos já foram colocados. O Dr. Emídio fez o que todos os outros intervenientes do "sistema" (com aspas) político fizeram. Fingiram que estavam do lado das populações para salvarem a sua face e foram consentido sempre dentro do "sistema" (com aspas) as tropelias do governo de Sócrates face às expectativas dos Algarvios.

O máximo de hipocrisia foi a negociação dos Presidentes de Câmara com o Secretário de Estado de Sócrates, sobre a localização dos pórticos, no dia seguinte a gritarem alto e a bom som que não queriam portagens no Algarve, no "tal" Fórum que reuniu a intelectualidade política da região.

A Comissão de Utentes fez o que pôde e não pôde para dizer aos algarvios e outros ilustres que a 125 é uma rua (o que está à vista de qualquer ser humano normal com dois palmos de testa). Organizou um mini protesto inicial de rua. Vestiu o facto de engenharia química para sensibilizar a senhora governadora civil que fez questão em não receber em mão directas a prenda de Natal. Fez petições on-line. Falou com ministros e secretários de Estado. Subiu a Mãe Soberana para sensibilizar os ilustres algarvios que foram à missa no dia que presta homenagem aos mortos das estradas (ironia das ironias). Organizou um Fórum (de que nada resultou) para obrigar os cépticos a aderirem à voz dos outros. Fez reuniões com partidos, personalidades e forças vivas da região. Construiu folhetos, desenhou símbolos, recorreu ao facebook e ficou um pouco deslumbrada com a adesão dos ilustres importantes do "sistema" (com aspas) que entretanto iam aderindo, entre a timidez e a vergonha, aos actos de protesto.

Aqui no macloulé fui avisando que perante um "sistema" (com aspas) político altamente conservador e que apenas consegue olhar para os seus umbigos e defender os seus interesses, através dos interesses partidários, só o protesto massivo de rua poderia ter dado alguns resultados. Infelizmente, nos dias de hoje, só a rua consegue construir movimentos sociais que levem à transformação social. A "Rua Árabe" provou isso e a "geração à rasca" também já descobriu que perante a recusa do sistema político em se colocar ao serviço do interesse público não há outro caminho. Até Soares, que galvanizou multidões na Fonte Luminosa alerta hoje para o "perigo" das manifestações anti-democráticas do facebook. Para além de mostrarem que estes protagonistas da História não percebem nada das transformações sociais do mundo actual, este tipo de declarações são ultra-significativas da miséria política que reina por aí em termos de concepções de democracia. Uma desgraça. Um dia esta história acaba mal. E tem muito poucas probabilidades de acabar bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário