A minha Lista de blogues

sábado, novembro 27, 2010

Os Algarvios Descontentes e Os Políticos Que Não Cumprem as Promessas

1. Dizia ontem na TSF um dos algarvios que protestava face à introdução de portagens na Via do Infante que "os algarvios estão descontentes" e que "os políticos não estão a cumprir a palavra dada". Não podia ter mais razão. O outdoor em cima, colocado há dias, pelo Almeida, no blogue Sebastião, ilustra a posição do partido socialista, há algum tempo atrás, sobre a introdução de portagens na Via do Infante. Nós sabemos que para o actual primeiro ministro e para este governo "associalista" o mundo pode mudar várias vezes por dia e quase ao minuto. Mas as populações estão fartas dos políticos recorrerem à mentira como estratégia de manipulação das massas e de serem ignoradas nas suas reinvindicações em prole do direito à existência condigna.

2. No actual contexto político, o protesto em massa possuíndo um efeito simbólico poderoso, é completamente ignorado pelos poderes instituídos, que usam o pretexto da "ditadura dos mercados" e a ideologia das "inevitabilidades" para fazerem ouvidos de mercador e abrem apenas os tímpanos aos interesses dos poderosos que efectivamente contam. A indecorosa excepção aberta ao corte macabro dos salários da função publica está aí para o demonstrar. Temo que na fase final do protesto, as populações partam para a desobediência civil, havendo muita gente que vai optar pelo não pagamento das portagens. Nessa altura o Estado "Austeritário" e Securitário (a compra dos blindados não é inocente) que aí está em risco de surgir, passará a levar a tribunal os "desordeiros" e a transformar em "criminosos" cidadãos de corpo inteiro.

3. Se isso vier a acontecer os autarcas "nim" vão ter que assumir a sua cota parte de responsabilidade nesta triste história. A imprensa local "assim assim", com raríssimas excepções, também pouco mais tem passado do que a "transmissão" das informações que os poderes oficiais lhes fazem passar (não poucas vezes de forma interesseira e habilidosa). Mas esta questão da imprensa regional e a sua relação com os poderes instítuidos é uma questão que teremos todo o gosto em aqui abordar em post futuro. Com autarcas "nim" e uma imprensa local "assim assim" é o interesse dos cidadãos do Algarve que vai ficando para trás.

Ver mais sobre a Marcha da Indignação aqui:

http://contrasensus.blogspot.com/2010/11/balanco-da-marcha-contra-as-portagens.html

E aqui: http://ssebastiao.wordpress.com/2010/11/27/rescaldo-da-marcha-da-indignacao/

Sobre o que passou na TSF ver aqui:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1721328&tag=Faro


Sem comentários:

Enviar um comentário