A minha Lista de blogues

quinta-feira, setembro 30, 2010

Do Socialismo Moderno ou Socratino, Sei Lá

No início desta semana fui à caixa Geral de Depósitos em Loulé, por causa da medida pidesca socialista que exige a prova dos rendimentos dos cidadãos para que estes tenham direito (?) a receber o abono de família. Tinha cinco contas de que tinha que prestar contas. Uma conta poupança que não dá para comprar um automóvel para pobres. Uma conta ordenado. Uma conta ordenado da minha mulher e duas contas poupança do Pedro e do Miguel com umas míseras dezenas de euros cada uma. Dirigi-me ao funcionário da CGD e referi ao que vinha, derivado das medidas assim a modos que da nova PIDE dos pobres. Amavelmente disse-me que cada cópia de comprovativo do saldo de conta de fins de 2009 custar-me-ia 5 euros. Fiz as contas de cabeça, uma vez que segundo a senhora ministra da educação, devo ter o cérebro desenvolvido e zás trás pás: Vinte e Cinco Euros. O Pedro recebe 10 euros de abono de família mensais. Quase três meses de abono que se foram em prole das "necessidades" da Caixa Geral de Depósitos. A minha mulher perdeu horas a ler e a estudar (sim a estudar) a regulamentação de prestação de contas emitida pelos novos PIDES das políticas públicas. Eu perdi uma manhã de trabalho. Garanto-vos que a responsabilidade feminina, neste caso, em prole dos filhos, é que me levou a fazer a provação das contas. É que se fosse por mim, não me teria submetido sozinho a tamanha humilhação. Não lhe disse a ela, mas ainda pensei, ora aqui estava uma boa função para o olho traseiro, aquele de que a medicina atribuí o nome científico de ânus. É que se eu entendo que as prestações sociais são um direito social, os novos polícias das políticas públicas do Estado continuam a pensá-las como um privilégio. Ao fim e ao cabo, o roubo que vai ser feito aos cidadãos e suas famílias que não vão conseguir prestar estas provas, vai em boa parte para os cofres da banca privada e estatal. E depois digam lá que o partido comunista não tem razão. Batem sempre nos que menos têm e menos podem. A cassete comunista é velha e usada mas por vezes ela é de uma actualidade atroz.

2 comentários:

  1. E depois de todo esse trabalho, perda de tempo e de dinheiro...o abono de família vai acabar para quem tem salários um pouco superior a 600 euros mensais!!! E pensar que Sócrates até prometeu uma abertura de conta poupança para cada bébe que nascesse!!! Ah! grande Pinóquio!!!

    ResponderEliminar
  2. É, João... estes fulanos estão a abusar da paciência do Povo... que espero sinceramente lhes mostre do que é capaz...
    E Jorge, o que esse embuste que se dá pelo nome de Sócrates(o seu homónimo filósofo deve dar voltas no túmulo...)diz não se escreve. Diz uma coisa e exacatamente o seu contrário com o maior "nariz de pau"... que me perdoe Gepeto... e a sua fabulosa personagem.

    ResponderEliminar