A minha Lista de blogues

segunda-feira, outubro 17, 2011

Imagens do Protesto de 15 de Outubro - Lisboa VII



Acabo de ouvir o ministro das finanças dizer novamente que "vivemos acima das nossas possibilidades". Com gente pouco séria a governar o país como vamos sair desta situação? Num país com os salários mais baixos da União Europeia, à excepção da maior parte dos países de Leste, com um nível de desigualdades na repartição da riqueza dos maiores da UE a 27 e com uma taxa de pobreza que atinge valores indecentes no nosso país, como é possível fazer afirmações destas com tamanha ligeireza? De duas uma, ou estamos perante todo um novo programa fascista que se alimenta deste tipo de justificações ou então o Doutor Vitor Gaspar é ignorante e nunca lhe devia ter sido concedido o título de doutorado em economia por qualquer uma das Universidades Portuguesas. Estou inclinado para o primeiro tipo de explicação. Não quero crer que o segundo seja possível...

Foto: João Martins

5 comentários:

  1. Talvez se viva acima das nossas possibilidades...Mas alguns. Poucos. E seguramente não aqueles que pagam a crise!!!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Olá Jorge,

    É isso, é mesmo isso...

    Um abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa pelo comentário fora do contexto do post, mas vivo momentos de Indignação na terra da inspiração, alem de que nos dias de hoje, todos devemos ter um espírito occupy.

    Na noite de sábado passado, vindo da manif “A Democracia sai à Rua”, que ocorreu em Faro no mesmo dia, e preparando-me para um merecido descanso, fui incomodado sistematicamente durante a noite, até ao ponto de ficar em definitivo acordado quando a arruaça tomou proporções inaceitáveis, tal era o barulho que ecoava pela cidade.

    A Jsd Loulé, preparou para esse dia a "Rentrée do Estudante", numa festa com DJ´S, ali no salão de festas da cidade, e pelo que soube já é a 10ª edição.

    Eu admito e até aceito que qualquer um festeje, pelo motivos que bem entender, desde que isso não incomode ou ofenda quem não participe nesses festejos. E foi por me sentir incomodado e ofendido, que me dirigi ao espaço da festarola organizada pelos jovens laranjinhas, pelo menos para indagar a que horas terminava o evento. Chegado lá, fiquei estarrecido com o triste espectáculo com que me deparei, não é fácil ver jovens com menos de 15 anos, totalmente embriagados e descontrolados, a caírem pelo asfalto que circunda o salão de festas. Apanhei um bilhete do chão, e o que li deixou-me perturbado, preocupado e profundamente triste. O preço do ingresso era de 5 euros, a festa segundo o bilhete, começava às 21:00h, eram 4 da manhã e o barulho nas ruas circundantes era insuportável, e das forças de autoridade nem sinal, assim pergunto eu indignado e ofendido:

    A Jsd Loulé teve a preocupação de ponderar o efeito negativo que é contribuir para que jovens menores de idade consumam compulsivamente álcool, e que esse comportamento desviante pode levar a outros ainda piores? Aliás, não é proibido a venda de álcool a menores?

    continua...

    ResponderEliminar
  4. continuação...

    Presumindo que a CML cedeu o espaço à Jsd Loulé, era interessante saber se essa cedência foi gratuita, ou se como nas maioria dos casos, houve aluguer e qual a sua importância; alem de verificar se houve o pedido de emissão do pedido especial de ruído, e a existir, qual o horário do mesmo.

    A Jsd Loulé, combinou com a autarquia Louletana, o preço a pagar pelos trabalhos extras respeitante à limpeza das zonas circundantes do espaço da sua festarola? É que os rastos de tamanha comemoração viam-se praticamente por toda a cidade, e mesmo considerando que os poucos bares que a cidade ainda dispõe como oferta, não tem uma procura tão massiva que justifique a quantidade de lixo que se acumulou durante as horas seguintes ao evento festivo dos laranjinhas. Coincidências do caraças.

    Pasme-se, a festa era dirigida a uma faixa etária entre os 14 e os 20 anos (presumo que é a idade mínima e máxima da média dos estudantes do secundário), e havia uns guarda-fatos vestidos de negro a garantirem a segurança, sabe-se lá de quem ou do quê? No liceu também põe gorilas à porta das festas que acontecem por lá?

    A festarola teve o apoio ou patrocínio de 3 instituições oficiais e de 9, repito, NOVE empresas. E a questão que se coloca é a seguinte, que tipo de apoio é que uma organização juvenil politico partidária, poderá beneficiar da CML, da Junta de freguesia de são clemente e da AE da secundária de Loulé? Patrocinaram o álcool da festarola? E as empresas que se associaram ao evento, apoiaram com o quê? É que os logos no bilhete não enganam, e não entendo o que lá fazem empresas do ramo automóvel e motorizado, cabeleireiras, venda de electrodomésticos, bares e empresas do ramo da publicidade. Ok, a pizzaria que também patrocinou o evento ainda lá tinha dentro do recinto uma bancada a VENDER fatias de pizza. Fantástico olho para o negócio, ou um descaramento imoral na relação entre a politica e a iniciativa privada? Aqui, tal como na Madeira, já vale de tudo, e o povo nada diz, nada repara e não se manifesta. Depois venham chorar quando isto tudo der o peido mestre e não tiverem ninguém em quem confiar.

    continua...

    ResponderEliminar
  5. continuação...

    Quanto à Jsd Loulé fiquei esclarecido, está-se perfeitamente nas tintas para a realidade da juventude neste concelho, na região, no País e no mundo. Não existem problemas no emprego, no acesso ao crédito à habitação ou até mesmo na exclusão social, o único problema para os laranjinhas de Loulé, é a falta de cerveja e o prejuízo que isso causar na economia deles. Os jovens? Porra pá, se eles já pagaram o bilhete, estejam mas é caladinhos, senão nem para o Inuaf arranjam vagas, quanto mais na CML.

    Por fim a questão de ética e moral, porque é preciso não esquecer que habitamos num concelho que pese embora seja considerado num ranking qualquer como um dos mais ricos de Portugal, ainda se cobra muito bem nos impostos municipais, a saber, IMI, IMT e Derrama, alem de termos sido violentamente espoliados e humilhados na passada quinta-feira, aquando do anuncio de Passos Coelho das medidas horrorosas a propósito do OE para 2012, o tal que hoje é primeiro ministro, mas que em tempos também foi líder da Jsd. Resta saber se o trajecto do Passos se iniciou com promoção de festas como esta, ou se o futuro dos responsáveis da Jsd Loulé passa por um lugar de destaque num lugar de responsabilidade politica que implique decidir o futuro do País ou do concelho que seja. Se assim for, já se sabe, vai ser cá uma escaradeira monumental. Triste e patético.

    E o povo deste concelho não se indigna? E as empresas que tanto agonizam para se manterem com credibilidade e liquidez financeira, não entendem que isto de misturar politica com a iniciativa privada é péssimo para qualquer negócio? É preciso baixar as calças aos caciques locais ou aos filhos destes, para manterem as portas abertas? Haja moral e respeito por quem trabalha e quer ter uma vida justa e honesta.

    Andamos nós a pagar impostos, para se promover festas de finalidade duvidosa, para incitarmos jovens de tenra idade ao consumo do álcool e sabe-se lá mais o quê, em nome de uma comemoração palerma, sabendo que o ano lectivo já começou à mais de um mês, e ninguém questiona na assembleia de freguesia de são clemente ou na assembleia municipal, o que se anda a fazer com o nosso dinheiro nestas festas, sim, porque esperança nos partidos já não existe, resta-nos o milagre de não silenciarem a voz do cidadão. É legitimo perguntar se por acaso são estes os valores que vamos incutir aos nossos jovens, um futuro de risco e vazio de esperança, cheios de muito álcool e drogas.

    É PARA ISTO QUE ANDAMOS A REFILAR COMO INDIGNADOS QUANDO NOS ROUBAM O POUCO QUE TEMOS?

    Sandro Costa

    ResponderEliminar