A minha Lista de blogues

quinta-feira, janeiro 18, 2007

A multa que encolheu a cidade de Loulé

Passo a citar a notícia avançada pelo Observatório do Algarve e que envergonhou os habitantes de Loulé nos jornais televisivos nacionais:

"A Brigada de Trânsito (BT) da GNR apanhou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião em excesso de velocidade, dentro da localidade de Loulé. Um dia depois, o perímetro urbano recuou cerca de 150 metros a partir do local da infracção. As placas de localidade foram mudadas.

A situação provocou mal-estar entre os militares da BT, que, sentindo-se “desautorizados” decidiram fazer uma participação à Câmara Municipal de Loulé, à Direcção-Geral de Viação e ao Ministério Público, acusando o autarca de ter mandado recuar os sinais.

“Fui multado porque ia com pressa para uma reunião na câmara municipal”, admitiu Horácio Piedade, negando, no entanto, que tenha ordenado retirar os sinais do local onde foi apanhado a 78 km/h, quando o limite máximo era de 50 km/h."

É assim quando se confunde um cargo que deveria ser de serviço público com o facto de se sentir "dono" da cidade.

A mágica solução do senhor presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião para não pagar uma mísera multa ultrapassou os limites da imaginação de um cidadão habitante num Estado Democrático.

Se a Brigada de Trânsito não me tira a multa... então eu tiro a multa à Brigada de Trânsito.

Como?

Desviando e encolhendo a entrada da cidade de Loulé pondo as placas uns metros mais à frente!!!

Uma solução típica dos pequenos poderes locais sem noção da diferença entre um Estado Democrático e um qualquer outro reino de taifa típico da Idade Media.

Passamos a saber que a cidade de Loulé já tem dono!!!

Viva o poder local quando ele é verdadeiramente poderoso.

Qualquer dia algum titular de cargos públicos municipais bebe uns copos junto às bombas de gasolina, sopra o balão, à entrada de Faro e passo a morar na Goncinha...

A intervenção do senhor presidente da Câmara de Loulé na defesa daquilo que é indefensável também não ficou nada bem na fotografia!

Abraços e um bom resto de semana

6 comentários:

  1. Também coloquei um post sobre este assunto. Aquelas placas estavam mal, mas acho que a melhor solução era colocar a placa de 70 Km/h uns 100, 150 m atrás e não o que fizeram.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  2. O Presidente de Junta que é adjunto do Presidente conseguiu o fazer da sinalização uma ciência de geometria variável!

    ResponderEliminar
  3. Há pouco lançaram um livro de crónicas de mal dizer contra os ex presidentes J. Vairinhos e V. Aleixo que passsaram pelo cargo há anos mas cujas obras ainda se vão fazendo. Agora o Snr. Adjunto do Snr. Presidente muda placas de trânsito a seu belo prazer como se um reizinho da idade média se tratasse... o que vem q seguir ? É por estas e por outras que estes senhores não dignificam a democracia e depois começam a aprecer aí uns saudosistas do antónio. Enfim Democracia precisa-se em Loulé. Um abraço para todos . Zeca

    ResponderEliminar
  4. Quem escreve uma noticia destas concerteza que não é de loulé.

    Ora uma placa de 50km/h, 20metros após uma autoestrada, a explicação mais caridosa que consigo encontrar é que quem lá a pôs é um asno de todo o tamanho.. Depois existe a outra explicação, que tem a ver com a instalação de mais um "posto" de caça à multa.. E foi isso que aconteceu, pois os nossos soldados da GNR-BT são cumpridores eximios das suas funções e é muito importante que à saída de uma autoestrada estejam lá, para garantir que TODOS passam de 120km/h para 50km/h, em 20 metros.. Até porque os cofres da GNR de Loulé andam meio em baixo, por isso deixaram-se de coçar os tomates e decidiram fazer algo útil em benefício da comunidade.. E o que a comunidade de Loulé precisa urgentemente é que andem à caça à multa.. O tráfego de droga, 2km mais abaixo, no cerro dos negros, não interessa resolver, dá trabalho e ainda se arriscam a levar um tiro nos cornos..!

    Se foi mudada por causa da multa ou não ao Sr. Presidente, isso a mim não me tira o sono, mas que foi bem mudada, CONCERTEZA!

    ResponderEliminar
  5. Eu próprio já lá fui multado ia a 57 Km/hora, uma velocidade estonteante numa via larga e com separador , mas lá estava o zeloso BT disposto a fazer cumprir as leis deste país, e é pagar e não bufar, na altura senti na pele a incompetencia de quem projectou a sinalização naquele local, assim posso criticar quem o podia ter alterado a não o fez, agora tiro o chapéu ao Horacio ou a quem mandou alterar aquela aberração, quanto á BT bem é melhor nem me pronunciar, quantos já foram ultrajados por esses individuos muitos deles sem a minima cultura, literacia e educação.
    E mais não digo

    ResponderEliminar