A minha Lista de blogues

quarta-feira, janeiro 10, 2007

A Torre de Pisa em Quarteira: Da incompetência técnica à irresponsabilidade política

Todos sabemos que o turismo de sol e praia já teve melhores dias.

A aldeia global tornou-se demasiado pequena para o comum dos cidadãos e fazer turismo no Algarve Betanizado (e a não muito médio prazo, altamente poluído pela pressão urbanistica e os disparates políticos de "desordenamento" do território) ou ir para um qualquer outro paraíso de sol e praia é apenas uma questão de escolha de catálogo ou de menu turistico.

Face à concorrencia a Câmara Municipal de Loulé com a sua capacidade empreendedora e de inovação esmerou-se na procura de novas formas de turismo cultural.

A Torre de Pisa passou assim a fazer parte do património cultural do concelho de Loulé. O turismo que procura património cultural já incluiu a visita na sua rota turística.

Vejamos a notícia do jornal Púbilco de 06/01/2007:

"Qual torre de Pisa, o edifício Austral, em Quarteira, desviou-se cerca de 30 centímetros da vertical desde a sua construção, há cerca de cinco anos. Será que vai mesmo entrar em colapso ou desafiar as leis da gravidade?"

Teria piada se não fosse uma questão muito séria e se não fosse a vida de muitas famílias que está em jogo nesta triste história.

Lamentável, é ainda sabermos que as fundações da construção assentam numa zona de areias, água e lodo, e que a principal laje que sustenta o edificio tem menos de metade da espessura prevista no projecto da obra.

Lamentável, é sabermos que a água do mar move-se debaixo de muitos dos prédios de Quarteira, que se encontra no mapa das zonas de elevado risco sísmico e que nenhum destes factores foi tido em conta por quem construiu a obra e por quem a aprovou e licenciou.

É mais um excelente exemplo da péssima gestão da relação das autarquias com as empresas de construção civil.

A História já nos ensinou a lição em casos semelhantes. Como sempre a culpa irá morrer solteira.

A câmara vai empurrar a responsabilidade para o construtor que por sua vez vai dizer que tudo foi legal e correctamente aprovado.

O presidente da câmara já disse que provavelmente é caso para tribunais, qual Pôncio Pilatos, e os tribunais por cá...já sabemos...é mais um caso para se arrastar em processo Kaffkiano, até que um dia em idade de reforma aquelas famílias irão ter alguma novidade.

Esperemos que entretanto a Torre de Pisa não caia...em prole da saúde dos moradores...e para gaudio dos turistas culturais

Feliz Ano Novo

João Martins

1 comentário:

  1. Publico e mais que conhecida, é a famosa torre de Pisa de Quarteira ...!

    Uma cidade ocupada dia após dia pelo betão e com muitos empreendimentos que não obedecem aos seus projectos iniciais ...!

    È legal, o projectista assumir a responsabilidade e declarar que a construção está de acordo com o projecto mas será em casos semelhantes a este ...!?

    Espero como tu que a Torre não caia como a de Pisa ainda não caiu ...!

    Um feliz 2007 ...
    Um abraço da Matilde e Cª!

    ResponderEliminar