A minha Lista de blogues

terça-feira, julho 04, 2006

Lésbicas pois. Onde está o problema?

O canal dois da RTP está a fazer história com a transmissão da série "Lésbicas".

História, porque esta é uma categoria social estigmatizada e marginalizada ao longo dos tempos na sociedade portuguesa.

História porque está a tornar visível aquilo que é oculto no dia a dia de muitos cidadãos que vivem entre nós e a quem são escamoteados os seus direitos.

A homossexualidade é entendida na maioria das sociedades contemporãneas como "contra-natura", rejeitada e condenada pela igreja católica como um pecado divino e os homossexuais têm direito à sua existência social desde que se mantenham na sua invisibilidade.

Uma sondagem publicada pelo jornal Expresso há alguns meses atrás revelava que existem em Portugal perto de um milhão de homossexuais, o que quer dizer que existe a probabilidade de 1 em cada dez pessoas que conhecemos pertencerem a esta categoria sexual.

A sexualidade de cada um só ao mesmo diz respeito e o heterossexualismo saloio que vê a norma heterossexual como a única legitima não raras vezes resvala para a homofobia social. Que o digam os miúdos que no nosso país se "divertiam" a espancar um transsexual, terminando a "brincadeira" por lhe acabar com a vida.

Mais uma vez os nossos vizinhos Espanhóis já levam vantagem naquilo que são a defesa dos direitos das minorias sexuais e avançaram este ano com a legalização do casamento entre homossexuais.

Parabéns à RTP pelo contributo que ajuda a desmistificar este lado oculto da vida social e que condena tanta gente ao isolamento e à descriminação.

Para quando a legalização do casamento dos homossexuais em Portugal e o reconhecimento dos mesmos a uma via socialmente condigna?

Abraços
João Martins

6 comentários:

  1. Uma série a não perder ...!

    Bjks da Matilde

    ResponderEliminar
  2. Boa pedida, gostei!
    espero que saia logo!

    ResponderEliminar
  3. Acho que felizmente a mentalidade dos portugueses acerca da homosexualidade está cada vez mais tolerante, pelo menos na nova geração.

    Um Abraço e bom fim-de-semana,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  4. A série é muito fixe, das ás 4ªs feiras se nao me engano.
    A homossexualidade ainda nao é mt bem aceita ca por Portugal, mas vai mudando. Eu sou a favor da legalização do casamento de homossexuais, só so contra a adopção de crianças por esses casais, é que a nossa sociedade ainda não está minimamente preparada para esta ultima hipotese.

    ResponderEliminar
  5. Para a mentalidade portuguesa é tema "adverso"!Estamos atrasados...
    Abr
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Keep up the good work » »

    ResponderEliminar