A minha Lista de blogues

sexta-feira, fevereiro 23, 2018

Comunicado De Imprensa - Movimento Algarve Livre de Petróleo

Comunicado de Imprensa – Movimento Algarve Livre de Petróleo
Loulé, 23 de Fevereiro de 2018
Assunto: Exploração de Petróleo no Algarve
 
 
O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) vem por este meio demonstrar a sua apreensão e discordância com o acordo estabelecido entre a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) e o Ministério do Mar, sob tutela do Governo Socialista de António Costa, que suspendeu a providência cautelar interposta pela PALP contra a exploração de petróleo no Algarve.
Os membros do MALP consideram que se trata de um acordo de risco, pouco claro e que acrescenta uma mão cheia de muito pouca coisa à luta contra a prospecção e exploração de petróleo no Algarve uma vez que segundo declarações de representantes da PALP nem sequer está garantido que a Agência Portuguesa do Ambiente se decida pela Avaliação de Impacte de Ambiental.
O Movimento Algarve Livre de Petróleo considera ser este um acordo perigoso uma vez que a posição do MALP e de muitos cidadãos do Algarve envolvidos na luta contra a exploração de petróleo não quer saber do estudo de impacto ambiental como condição da decisão governamental para permitir ou não a exploração de petróleo no Algarve mas tem como posição de princípio que independentemente de quaisquer condições, não se aceita a prospecção e exploração de petróleo no território do Algarve. Este acordo apenas vai estender a ameaça de destruição da sustentabilidade ecológica da região do Algarve por mais uns meses o que torna a opressão do Governo de António Costa sobre a população do Algarve insustentável.
O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) considera que o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, já não tem condições para continuar a exercer o cargo que ainda ocupa e que se deve demitir uma vez que mentiu aos portugueses quando invocou publicamente em declarações ao jornal Expresso como fundamento da decisão de prolongar o prazo que autoriza a prospeção e exploração de petróleo em Aljezur com o indeferimento das providências cautelares e sabe-se hoje que a providência cautelar interposta pela PALP decorria ainda nos tribunais. A pós-verdade não pode triunfar na luta contra a exploração de petróleo do Algarve.
O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) apela também aos senhores jornalistas que façam o escrutínio junto do Dr. Jorge Botelho, responsável máximo da AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) para saber em que ponto está a providência cautelar interposta pela AMAL contra a exploração de petróleo no Algarve uma vez que o que tem vindo a público sobre esta questão é informação muito dúbia e pouco clara. Está activa a providência cautelar interposta pela AMAL, ou não?
Os membros do MALP lamentam ainda que o Governo de António Costa continue em silêncio sobre a questão da exploração de petróleo no Algarve, ao largo da Costa Vicentina, depois da demonstração da força da razão, do dia 22 de fevereiro em Loulé, em que autarcas, empresários, ambientalistas, movimentos sociais e associações diversas, a Região de Turismo do Algarve, tomaram uma posição clara e firme de recusa da prospeção e exploração de petróleo na Costa Vicentina. O MALP considera que a pergunta que começa a fazer sentido fazer é a seguinte: - Que Governo é este que contra tudo e contra todos quer destruir a região do Algarve com a exploração de petróleo? Porque querem destruir o mais belo destino turístico de praia do Mundo?
Movimento Algarve Livre de Petróleo

Sem comentários:

Enviar um comentário