A minha Lista de blogues

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Texto Enviado À Assembleia Popular De Coimbra

Caros amigos da Assembleia Popular de Coimbra,

É com muita pena que não vamos poder estar presentes em Coimbra no encontro das Assembleias Populares pois teríamos muito a aprender convosco. No dia 2 de Fevereiro vamos estar presentes numa manifestação em Portimão contra o Governo e contra a Troika em luta contra as políticas de austeridade que destroem as nossas vidas e portanto, a lutar para resgatá-las. Somos um pequeno grupo de pessoas do concelho de Loulé que tem levado a cabo várias intervenções no Algarve e não estamos constituídos de forma organizada como Assembleia Popular mas colocamos fortemente a hipótese de avançar para essa forma de participação no espaço público.

Ao longo dos últimos anos temos participado activamente na luta contra as portagens na A22 – Via do Infante, juntamente com a Comissão de Utentes da Via do Infante. Demos forma ao Movimento Algarve Livre de Petróleo. Organizámos uma Manifestação Contra o Encerramento das Urgência de Loulé que trouxe mais de um milhar de pessoas para a rua e obrigou o governo a recuar nessa intenção. Tivemos na organização da Manifestação do 15 de Setembro em Loulé que trouxe perto de cinco mil pessoas para a rua nesta cidade. Voltámos a sair à rua a 13 de Outubro na Caçarolada Global contra a austeridade e a Troika mobilizando novamente mais de um milhar de pessoas. Organizámos a recepção à Senhora Merkel e ocupámos simbolicamente o Castelo de Loulé como manifestação de resistência à colonização austeritária. Organizámos uma ida à Aldeia da Coelha à porta da casa de férias do Presidente da República para oferecer prendas de Natal a Cavaco Silva e exigir que este demita Passos Coelho e que o próprio Cavaco se demita (já lá tínhamos estado em Agosto com a CUVI assim como fomos fazer uma visita de férias à casa de férias de Passos Coelho na Manta Rota). Juntámo-nos sempre que possível às principais manifestações nacionais em Lisboa.

Temos por hábito no final das manifestações organizar Assembleias Populares que têm sido muito participadas e intensas e que têm tido o mérito de trazer a discussão política para a rua mas que depois não têm a devida sequência por falta de alguma consistência organizativa. Apesar de não podermos estar convosco dia 2 de Fevereiro em Coimbra queríamos mostrar a total solidariedade com o trabalho de todas as Assembleias Populares do país e gostaríamos de ser informados das decisões que por vós forem tomadas para podermos colaborar convosco no que estiver ao nosso alcance. Gostaríamos de deixar uma sugestão. Que fosse discutida, se assim o entenderem, a proposta das Assembleias organizarem uma acampada nacional espalhada por todas as cidades do país em frente aos órgãos máximos símbolos do poder a exigir a demissão do Governo PSD/CDS e o fim das políticas de austeridade. Gostaríamos muito de estar presentes na partilha de ideias convosco e é com muita pena que vemos a nossa ausência. Espero que compreendam que é por um bom motivo. 

Um grande abraço e votos de bom trabalho para todos

Sem comentários:

Enviar um comentário