A minha Lista de blogues

sexta-feira, novembro 30, 2007

A Blogosfera em Loule no início do terceiro milénio: A reinvenção da democracia e da cidadania activa

É o admirável novo mundo da reinvenção democrática na sociedade em rede Louletana. A blogosfera veio para ficar e o mundo político e social nunca mais será o mesmo.

Em Itália, o governo italiano do "democrata" Romano Prodi, já procura por todos os meios controlar a liberdade de opinião na blogosfera.

A proposta do governo italiano vai no sentido de só poder ter blog quem tiver autorização para editar conteúdos. Nunca foi visto com bons olhos a tomada da palavra pelo povo por parte do poder político dominante. Não era agora que iria ser diferente.

A América, cuja democracia George W. Bush despreza completamente, foi a respeito da blogosfera muito mais inteligente do que o são os governantes italianos.

Os partidos e os políticos americanos aderiram completamente à blogosfera. Perceberam que têm ao seu dispor uma ferramenta política e propagandística poderosíssima.

Por cá, o Portugal "atrasado", com uma herança de um regime político ditaturial de mais de 40 anos, olha com desconfiança a liberdade de expressão existente na Blogosfera. Sócrates aparenta detestar os blogs.
Percebe-se porquê e a maior parte dos políticos locais se pudesse erradicava esta "praga".

Em Loulé, no início do terceiro milénio da era cristã, a adesão ao novo espaço Agora, qual democracia Ateniense, a blogosfera, começa a florescer (e lamentavelmente a incomodar) e é um espaço de cidadania activa que deveria ser um exemplo a incentivar nas gerações mais novas como espaço de fomento de consciência política e social que muitas vezes a escola em nome de uma falsa neutralidade não fomenta.

No blog do Sebastião, encontramos a defesa do património local como um exemplo a seguir, encontramos a preocupação com a forma como é gasto o dinheiro dos contribuintes, encontramos a preocupação de informar sobre o que é discutido pelo poder local nos órgãos democraticamente destinados para tal e que é na maior parte das vezes desconhecido da maior parte da população do concelho.

É com o Sebastião que fico a saber de uma boa parte da realidade política local. A preocupação com a sociedade envolvente e a consciência do social como intrinsecamente político é um exemplo a seguir pelos cidadãos de Loulé.
Parabéns ao blog de São Sebastião, freguesia onde cresci.

Com o Quiosque da Camila, temos outro fantástico exemplo de cidadania activa. Com humor refinado à mistura e com a ironia que só a inteligência permite alcançar, podemos "rir" com a proposta de Durão Barroso para Nobel da Paz, podemos recordar os velhos tempos do PREC e o tempo em que a política não era subordinada à economia e às finanças e vemos ainda a capacidade de brincar à maneira do gato fedorento com o poder político local.
Foi dos primeiros, junto com o Sebastião e o Espírito do Remexido, a ser vitíma das "agressões" autoritárias locais, com a aliança insana de uma pseudo-tv que deu todos os sinais de adoração ao poder local dominante no activo.

No Calçadão de Quarteira, é o ordenamento territorial da cidade que nos é trazido à discussão. Não se trata de mera informação, são os interesses em jogo e as alternativas políticas que são postas em debate. Um serviço de cidadania exemplar a substituir uma imprensa local fortemente presa aos poderes locais e cuja ausência de capacidade económica e financeira a impede de se tornar verdadeiramente independente.
Um exemplo a seguir pelos cidadãos de Quarteira.

No Café da Avózinha, a atenção ao pormenor da vida das pessoas e ao que lhes pode dar maior qualidade de vida é um exemplo a realçar.
É o ambiente que não é devidamente respeitado por quem ali habita que é denunciado. São as obras (ou a ausência delas) do Complexo Desportivo de Quarteira que ali são tornadas visíveis, é o anúncio do Dia Mundial da Água e da exposição a realizar na Praça do Mar.
É a divulgação do Dia Europeu Sem Carros e a crítica da fraca divulgação oficial de tão importante acontecimento. É o anúncio da realização das reuniões da Assembleia Municipal e a preocupação informar e de responsabilizar os cidadãos pela participação pública na vida da polis. Enfim, mais um bom exemplo de incentivo à cidadania participativa e um excelente contributo para a vida democrática.

Temos ainda A Minha Matilde, que com a sua criatividade, dedicação, humor e qualidade não poderia deixar de ser destacada.

Muitos outros mereceriam aqui destaque e muitos outros concerteza aparecerão nos próximos tempos na vida local.

Acredito que a democracia nunca mais será a mesma na era da blogosfera. Sinal disso é a tentativa de controlo da blogosfera em Itália, a apropriação deste meio por parte dos políticos americanos, o processo judicial de Sócrates ao professor Balbino Caldeira e ao blog Portugal Profundo, o desmando subserviente da TV local face à Camila.

Um blog para cada cidadão, é a campanha política que aconselharia a qualquer verdadeiro democrata para o terceiro milénio. Só o debate de ideias, a pluralidade de opiniões, a possibilidade de participação na vida social e política, a capacidade de fazer ouvir a voz dos sem voz, pode ultrapassar a desligitimação actual da partidocracia.

Viva a blogosfera e um abraço especial para a Camila.

4 comentários:

  1. João; deixarei a falsa modéstia de lado e agradeço as palavras dedicadas ao nosso trabalho: Obrigado!
    Reparo que não referiste o primeiro a ser vítima dos ataques dos políticos no poder: O Remexido!
    Mas, comentei porque, sendo certo que ninguém se autoelogie, muitas referência positivas com realce para a ética e clareza de visão são por nós devidas ao Macloulé e não estaria bem comigo, se não o referisse aqui... Mais, quando me atingiram duramente encontrei a tua solidariedade!

    António Almeida
    http://ssebastiao.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a chamada e atenção. É justo dizer que tanto o blog Fenix Remix, como o blog Sebastião já sofreram algumas "pressões" no sentido de pararem de ser incomodativos a quem tem concepções reduzidas do conceito de democracia.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei deslumbrada e ao mesmo tempo comovida com o rico texto aqui apresentado.

    Muito bem "lavrado" e com um sentido profundo, caminhando precisamente na direcção correcta.

    Reconhecida mas dispensando as considerações tecidas relativamente ao espaço que me diz respeito, concordo plenamente com a análise feita pelo João Martins, é excelente e reflecte a realidade, mesmo!

    Invejo todos aqueles que nos seus "cantinhos" de opinião dão a cara, seBastião, Miguel e João Santos, como exemplos.

    Os dias infelizmente não propiciam tanta abertura e sinceramente duvido que neste ponto no futuro tendam a melhorar.

    Jamais seremos concorrentes, apenas complementares, com propósitos e estilos distintos mas comungando no mesmo objectivo: uma abordagem isenta sempre que possível do que de injusto e incorrecto nos cerca.

    Os politicos independentemente da sua "cor" e face, não apreciam e salvo uma ou outra excepção, desprezam esta forma de expressão mas fico sempre com a esperança que haja coragem para não tornar Portugal num qualquer Irão ou numa Coreia do Norte, em termos de liberdade de expressão com esta configuração.

    Obrigada Mac, obrigada a todos por poder compartilhar convosco esta forma de estar.

    Muito mais do que comovida, sinto-me com forças redobradas para continuar, assim me permitam, embora que por vezes não seja tão compreendida como desejaria.

    Estou convicta até que sou a pior adepta do meu blog, ficando sempre com a sensação que o realizado irá sempre defraudar os meus queridos leitores e por isso sofro muito, depois de cada post que lá coloco.

    Viva todos nós!

    ResponderEliminar
  4. João,

    Excelente retrato da "blogo" Louletana ...!

    Creio que está em expansão e no caminho certo.

    Quando A Minha Matilde nasceu em 2005, não me lembro de haver blogs com a qualidade dos que referenciaste.

    O Calçadão do Lourenço e o Café do João defendem a sua terra natal (Quarteira), o Almeida luta por um Sebastião melhor, a Camila e o Fenix trouxeram a critica humoristica mas sempre a falar de coisas muito sérias da famosa CML.

    Para finalizar temos o MacLoulé sempre atento que nos completa a todos ...!

    Um abraço,
    Miguel da M&M & Cª!

    ResponderEliminar