A minha Lista de blogues

sexta-feira, julho 13, 2007

As consequências económico-sociais da ideologia neoliberal

"O neoliberalismo é o paradigma político definidor da economia dos nossos tempos, tendo como referência políticas e procedimentos que permitem que uns poucos interesses privados controlem o mais possível a vida social, por forma a maximizar o seu lucro pessoal.
Inicialmente associado a Reagan e a Margareth Thatcher, o neoliberalismo foi, ao longo das últimas décadas, a orientação dominante adoptada pelos partidos políticos situados ao centro, por muita da esquerda tradicional bem como pela direita no que se refere a opções de política económica global. Estes partidos e as políticas por eles desenvolvidas são representantes dos interesses imediatos de investidores extremamente poderosos e de umas quantas corporações cujo número não ascende a cem.
À parte alguns académicos e membros da comunidade dos negócios, o termo neoliberalismo é mal conhecido e pouco usado pelo cidadão comum, especialmente nos Estados Unidos. Ali, muito pelo contrário, as iniciativas neoliberais são caracterizadas como políticas de livre mercado, encorajadoras da livre empresa e da liberdade de escolha dos consumidores, premiando a liberdade pessoal e a iniciativa empresarial e destruindo o peso morto que constitui um governo incompetente, burocrático e parasita, o qual nada poderá fazer de bom, mesmo que seja esse o seu objectivo, coisa que raramente acontece.
Toda uma geração de técnicos de relações públicas financiada pelas corporações desenvolveu esforços e conseguiu emprestar a estes termos e ideias uma aura sagrada. Daí resulta que as afirmações que produzem raramente necessitam ser demonstradas, sendo antes invocadas como factor de racionalização que cobre áreas que vão desde a redução dos impostos sobre a riqueza ou o abandono de determinadas regulamentações ambientais até ao desmantelamento de programas de educação pública ou de segurança social.
Na verdade, qualquer actividade que possa interferir sobre o domínio da sociedade pelas corporações torna-se imediatamente suspeita, pois pode interferir com o funcionamento do livre mercado, considerado como o único distribuidor de bens e serviços racional, justo e democrático. No máximo da sua eloquência, os apóstolos do neoliberalismo, enquanto actores por conta de uns quantos endinheirados, surgem como defensores dos pobres e do ambiente e como estando a prestar um enorme serviço à comunidade.

As consequências económicas destas políticas tiveram praticamente os mesmos resultados idênticos onde quer que tenham sido aplicadas: um aumento maçico da desigualdade social e económica; um assinalável incremento da forte depêndencia das nações e dos povos mais pobres do mundo; um desastre ambiental global; uma economia global instável, e uma bonança sem precedentes para os ricos"
Robert McChesney in Chomsky, Noam (1999) Neoliberalismo e Ordem Global. Critica do Lucro.

Neoliberalismo e Ordem Global é um livro a não perder e uma critíca devastadora, daquele que foi considerado um dos maiores intelectuais do séc.XX, às consequências económicas e sociais do neoliberalismo.

E você, já viu passar por aí a ideologia neoliberal?

Abraços e bom fim de semana

2 comentários:

  1. Eu acho que tudo está a ser empolado porque casaos destes sempre houveram depois do 25 de Abril. Só que agora estão a mexer em tantos interesses que os inimigos saem de todos os cantos. Os nossos amigos comunistas agora lembraram-se de que em virtude de duas ou três situações menos felizes estamos rodeados de bufos. Eles já se esqueceram que durante o Gonçalvismo todos eramos contrarevolucionários por não concordarmos com as suas políticas.
    Perseguição autrêntica. Aliás o exemplo que vem de Cuba mostra que ali não há bufos ? Escritoresw, artistas, gente de saber, presos anos e anos ? E no leste antes da qqueda do Muro ? A 1ª vez que lá fui foi um autêntico tormento. Bufos aos milhares. Nem fotografias podíamos tirar. Nem dormir à nossa escolha. Nem passear por onde quisessemos. Há maior bufaria do que esta. Esses senhores deviam estar caladinhos. A Zitinha Seabra agora conta tudo no livrinho e mais tarde mais contará. No tempo de Salazar os comunistas foram realmente gente de luta para que o regime pidesco e miserável tivesse caído. Depois adormeceram no tempo.
    E ainda andam a defender o indefensável o Regime mais BUFO do Mundo que é o da COREIA. Felizmente em Portugal, um dos países mais livres do Mundo em que na TV qualquer garoto chama detudo ao Presidente da República, Primieiro Ministro e Cª. Ainda querem mais liberdade do que isto ? A não ser que passemos todos a andar à chapada uns com os outros desde que
    nos sintamos ofendidos por qualquer ninharia. Portanto Salazar dorme o teu sono eterno porque ninguèm tem saudades de ti. Apenas os fascistas ou os que numca nesse tempo viveram. E é tudo por hoje. Um bom fim de semana para todos. ZECA

    ResponderEliminar
  2. As políticas de quem nos governam deviam centrar-se nos interesses da população em geral e não nos interesses dos capitalistas, mas infelizmente o mundo vai no sentido errado. Caro Zeca liberdade não é andar a chamar nomes aos outros, mas sim termos liberdade de ideologias de pensamento, de opinião e de decisão, desde que salvaguardemos sempre o respeito para com os outros mesmo que não concordemos com eles. A nossa liberdade acaba aonde começa a liberdade do outro cidadão.

    Um Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar