As eleições autárquicas de 2025 já tiveram consequências neste facebook. Tive que fazer uma ligeira operação de emagrecimento, no que na linguagem neoliberal da gestão se designa por downsizing. O motivo foi um almoço-convívio de ex-jogadores do futebol juvenil do Louletano Desportos Clube feito na véspera das eleições para o qual não fui convidado. Tendo jogado em todos os escalões do futebol jovem e sénior do L.D.C., o facto de não ter sido convidado, tem o sabor a exclusão e a cancelamento. Suponho que a razão maior para não me terem convidado foi a presença do candidato do PS Telmo Pinto e do diretor de campanha do PS para estas eleições e também obviamente por nunca ter sido craque ao nível dos supercraques que estiveram presentes no almoço. O que torna a coisa mais grave, é o facto de se ter usado as memórias históricas do futebol juvenil do Louletano para efeitos de propaganda e manifestação de apoio eleitoral ao candidato do PS. Assim sendo, se não sirvo para o repasto na vida real também nada justifica a presença de alguns desses meus amigos virtuais. O meu facebook fica mais tranquilo e menos cínico e os meus ex-amigos podem continuar na sua eterna felicidade, alguns deles na boa esperança da ida ao pote. Não bastava já ter sido cancelado pelo Dr. Aleixo que me disse taxativamente que jamais me receberia na Câmara Municipal de Loulé, faltava agora ser cancelado (termo muito em voga na atualidade) pelo grupo de amigos do Pinto que fizeram do futebol jovem do Louletano uma operação de propaganda eleitoral. Sobra ainda uma questão, o Presidente do S.C. Campinense esteve também presente no encontro, é sabido que é um indefetível apoiante do Dr. Aleixo. Não consta nos anais do L.D.C, que alguma vez tenha vestido a camisola do Louletano. Pode-se imaginar as razões por que esteve por lá.
A minha Lista de blogues
terça-feira, outubro 14, 2025
Utilização Indevida Da Memória Histórica Do Louletano Desportos Clube

segunda-feira, outubro 13, 2025
Autárquicas, Loulé 2025
Uma análise detalhada aos resultados eleitorais no concelho de Loulé lança pistas interessantes que nos deixam curiosos sobre como vai o Partido Socialista assegurar a governabilidade do concelho. Telmo Pinto herda um concelho profundamente dividido eleitoralmente. O Partido Socialista ganha a Câmara Municipal por escassas dezenas de votos (79) de distância da aliança de direita, com o Chega a ser a terceira força política do concelho. A vitória de Telmo Pinto é obviamente poucochinha. O PS elege 4 vereadores, a coligação de direita "Fazer melhor" elege 4 vereadores e o Chega fica com 1 vereador. Como se isto não bastasse, a direita ganha a presidência da Assembleia Municipal e os seus deputados municipais na Assembleia Municipal estão em maioria. A aliança PSD/ILCDS/PP ganhou nas freguesias do interior profundo do Algarve e na grande freguesia urbana de Loulé (São Clemente), ficando o PS com São Sebastião, Tôr, Boliqueime e Quarteira. Vai ser muito interessante saber se em Loulé vamos ter um grande Bloco Central, se o PSD se vai aliar ao Chega como força de bloqueio e de oposição na autarquia, se o PS se vai aliar ao Chega para fazer aprovar medidas de política e orçamentos municipais, ou se vamos ter uma governação de geometria variável. No limite, poderemos ter um executivo bloqueado e do outro lado, as linhas vermelhas em relação ao Chega a serem frequentemente violadas para se assegurar a governabilidade. Dias interessantes se aproximam na política local e com elevada probabilidade de consequências de médio e longo prazo para a vida partidária. Já as esquerdas deitaram-se na cama que fizeram estes últimos anos, ao serem meros apêndices do Partido Socialista foram erradicados da Assembleia Municipal onde ainda sobreviviam. Bloco de Esquerda e PCP não elegeram deputados municipais, perdendo os que tinham. É da vida.

Autárquicas 2025
Alguns destaques da noite eleitoral autárquica. O Partido Socialista perde a Associação Nacional de Municípios e perde as duas grandes metrópoles Lisboa e Porto. Ganha algumas importantes capitais de distrito e no Algarve recupera o seu bastião político com uma enorme vitória em Faro e uma vitória de Pirro em Loulé. O Chega perdeu no jogo das expetativas mas cresce de forma significativa face às eleições autárquicas de 2021 e conquista as suas primeiras Câmaras com destaque para Albufeira. O PCP continua o seu caminho de sobrevivência política, enquanto o Bloco de Esquerda nem sequer já elege uma flotilha do tamanho de um táxi. O PAN e o Livre são quase inexistentes na política local e a Iniciativa Liberal é outro dos grandes derrotados da noite. Uma eleição que reforça o PSD a nível nacional e que foi uma lufada de sobrevivência para o líder socialista Carneiro. Vêm já aí as Presidenciais.

domingo, outubro 12, 2025
Uma Vitória Poucochinha do Pinto
Autárquicas Loulé. As minhas figas não resultaram. O Pinto ganhou para mal dos meus pecados mas parece-me estar metido numa alhada se a direita se aliar em Loulé, quer na Câmara Municipal quer na Assembleia Municipal. Com o Pinto veio a confusão. A ver vamos como este nó vai ser desatado. Não me parece que o Pinto tenha ethos democrático para fazer face a este estado de coisas. Já o General perdeu a Assembleia Municipal para o bem comportado Silvério. Com muita pena minha, pois assim já não vou ter quem me ameace de expulsão da Assembleia Municipal de Loulé por as minhas intervenções não agradarem ao seu partido. Como se não bastassem as mentiras do Aleixo, do Pinto e do vereador meio analfabeto, em plena Assembleia Municipal.

terça-feira, outubro 07, 2025
A Torcer Pelo Sapo Cocas
E portanto, após uma profunda reflexão, já decidi. Nestas eleições autárquicas vou votar Tiririca. Pior que está não fica. Ainda pensei votar no Zé Maria de Barrancos, mas soube que o barranquenho não se quis candidatar a Loulé porque está com um vidinha estável e vir para as terras de Loulé era pior que voltar a entrar no Big Brother. Assim sendo, já ficarei muito satisfeito se a dupla Aleixo & Pinto for varrida do mapa autárquico (estou a fazer figas) nem que seja o Sapo Cocas a ganhar cá na terreola.

sábado, outubro 04, 2025
Odiozinhos, Ideais e Convições
É extraordinário que alguns dos jovens turcos do Bloco de Esquerda, partido que está à beira da irrelevância, que criticavam veementemente a minha intervenção cidadã fora da esfera partidária, apareçam nos dias de hoje nas posições mais inusitadas. Desde o jovem crente nos ideais do Bloco de Esquerda que depois de despedido pelo partido teve que se fazer à vida numa imobiliária tipo Remax, até à jovem cujos ideais e convições de esquerda se transmudaram agora para coligações de direita aliadas à Iniciativa Liberal. Tudo bem. o que não falta por aí são ex-trotskistas e maoístas que acabaram na direita mais reacionária. Tinham dispensado é o odiozinho de esquerda à minha pessoa, aos meus posicionamentos políticos e aos meus ideais. Isso sim, tinha sido dispensável.

quarta-feira, outubro 01, 2025
A Era Do Absurdo
O meu filho Miguel adoeceu na Segunda-Feira. Faltou Segunda à tarde à escola, ontem e hoje. Ontem fomos ao médico que passou a justificação médica da ausência. Hoje recebo um email da Escola Secundária de Loulé a informar das faltas injustificadas, todas, com o puto ainda doente. Espero que tenha sido uma mensagem da Inteligência Artificial porque se foi de um Humano entrámos na Era do Absurdo. É extraordinário como as instituições e organizações sociais perderam a razão e estão gravemente doentes. Em nome da eficácia, claro, e da "exigência" e da "excelência". Alguém que me indique outro planeta para viver que isto não está nada fácil.

terça-feira, setembro 30, 2025
E Não Se Pode Antecipá-las?
Não se pode antecipar as eleições em duas semanas? É que eu não sei se os vou aguentar até lá. Já não se pode. Em Loulé as esquerdas faliram, o PS é a seita manhosa e maledicente de sempre, o PSD é uma futura central de negócios e pensar que a extrema-direita pode ganhar as eleições é um circus de horror. É baralhar, jogar as cartas ao ar e ver quem ganha. Da minha parte, vai um manguito à Zé Povinho. Já não há paciência para tanto vendedor de banha da cobra.

sexta-feira, setembro 26, 2025
Da Banalidade Do Mal Nas Escolas Portuguesas
De como o Estado português andou anos a fio a violar os direitos humanos mais básicos das crianças com necessidades educativas especiais sem ninguém se indignar com isso. A banalidade do mal está instalada e os tempos são da maior indiferença social. É lamentável que os professores, profissionais altamente qualificados, não tenham dado por nada.
https://sicnoticias.pt/pais/educacao/2025-09-24-exclusao-e-solidao-familias-com-filhos-com-necessidades-especiais-acusam-ministerio-de-nao-fazer-nada-f

domingo, setembro 21, 2025
Pregar Sermões Aos Peixes
Andei anos a dizer isto nas escolas aos professores qual Santo António a pregar sermões aos peixes. Tempos estranhos, em que qualquer um é treinador de bancada e não há peritos de coisa nenhuma. Enfim, é o que é. Tempos de insanidade coletiva.
https://www.publico.pt/2025/09/20/opiniao/opiniao/alunos-necessidades-educativas-especiais-lei-abandono-2147521?f

domingo, setembro 14, 2025
A Cidade Do Dr. Aleixo
"Obrigado pela resposta à minha reclamação. Já paguei a coima respetiva. Chego então à conclusão que só me resta deixar de frequentar o centro da cidade."

sábado, setembro 13, 2025
Liberté, Fraternité, Austérité
Liberté, fraternité, austérité. Rejeitada hiper-austeridade pelo parlamento francês. Governo francês cai. O centro da Europa em risco de volta às barricadas, com a extrema-direita a galopar...
https://sicnoticias.pt/mundo/2025-09-08-video-governo-de-franca-caiu-parlamento-frances-chumba-mocao-de-confianca-

quarta-feira, setembro 10, 2025
A Meritocracia do Gamanço
Portugal é um pouco isto e a cena dura é que está difícil de mudar. A meritocracia em todo o seu esplendor. Neste caso a meritocracia do gamanço. Um país a brincar este.
https://observador.pt/2025/09/09/vitor-escaria-e-o-novo-diretor-do-instituto-superior-de-gestao/?

segunda-feira, setembro 08, 2025
Regresso Às Aulas
Hoje é dia de regresso às aulas. São 21 anos a lecionar Sociologia na Universidade do Algarve. Uma temporalidade sempre presente porque em setembro de 2004 comecei a lecionar na FCHS da UALG e na Faculdade de Economia no curso de Sociologia e em Dezembro de 2004 nascia o Pedro. Apesar do não reconhecimento do meu trabalho pela entidade onde trabalho é um privilégio fazer aquilo que gosto e me dá prazer fazer, ensinar, aprender e investigar Sociologia. Mais logo, pela manhã começo com a cadeira (era assim que se chamava aquilo que hoje se designa de "unidades curriculares" quando comecei a estudar na Universidade de Évora)" de Desigualdades Sociais Contemporâneas. Aqui fica um livrinho introdutório de referência à disciplina. Até logo!

domingo, setembro 07, 2025
A Médica Louca E Desequilibrada, Afinal, Era A Única Mente Sã
"O caso que em 2023 abalou o Hospital de Faro e fez correr muita tinta conheceu novo desfecho: o PÁGINA UM teve acesso exclusivo ao processo disciplinar da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) contra o médico Pedro Cavaco Henriques. O cirurgião cometeu, segundo a inspecção, cinco infracções graves em apenas três meses, propondo 40 dias de suspensão. A denúncia partiu de um acto de coragem cívica da médica interna Diana Pereira, hoje no Hospital de São João, que enfrentou represálias e tentativas de descredibilização após expor os erros na Polícia Judiciária."

quinta-feira, setembro 04, 2025
Reclamação Sobre A Empresa Municipal Loulé Concelho Global, EM
Exmo Senhor Administrador da empresa municipal Loulé Concelho Global, EM,

quarta-feira, setembro 03, 2025
Uma Cidade Insuportável Para Viver
Tornou-se impossível viver em Loulé. Estaciono o carro na Avenida José da Costa Mealha, vou ao multibanco levantar dinheiro para tirar o tiket de estacionamento e quando volto para tirar o tiket já tenho uma infração no vidro do carro para pagar multa. Espero que o Dr. Telmo Pinto e o Dr. Vítor Aleixo sejam varridos do poder autárquico por se ter tornado insuportável viver nesta cidade. Mais vale ir ao Mar Shopping,, não pagar o estacionamento e evitar ser ostracizado e perseguido por uma empresa onde o responsável máximo ganha balúrdios sem fazer coisa nenhuma com o dinheiro dos nossos impostos. Se isto é uma cidade com qualidade de vida vou ali e já volto. PS: 19 euros e 20 cêntimos de multa. É óbvio que desisti de fazer as compras que ia fazer no centro da cidade.

Retrocesso Democrático No Ensino Superior
O Fernando e o Spinumviva primeiro implementaram as novas regras socialistas do Costa e da Elvira que fizeram diminuir drasticamente o número de alunos no Ensino Superior (aumentando as desigualdades sociais no acesso) pondo cursos e instituições periféricas no limite da aflição. Depois descongela as propinas sufocando ainda mais as famílias de menor capital económico. Está na hora do Fernando e do Spinumviva serem postos a andar através da mobilização das ruas. Ontem já era tarde.
https://observador.pt/2025/09/03/associacao-de-estudantes-promete-dar-resposta-nas-ruas-contra-aumento-das-propinas/

domingo, agosto 31, 2025
Noite Branca, Loulé
Chegado a casa da Noite Branca de Loulé, diretamente para a prateleira dos livros da sala para tirar para a mesa de cabeceira "A Era do Vazio" do filósofo Gilles Lipovetsky. Está já em fila de espera.

quarta-feira, agosto 27, 2025
O Mar A Devorar O Restaurante De Aleixo & Pinto
Parece que o mar está zangado com a construção de um restaurante em cima das barreiras e da areia da praia com a anuência do Dr. Vítor Aleixo e do Dr. Telmo Pinto. É a isto que a Câmara Municipal de Loulé chama mitigação das alterações climáticas. As imagens são de hoje, em Loulé Velho, junto à Foz do Almargem. Uma vergonha total para a Agência Portuguesa do Ambiente e para a Câmara Municipal de Loulé. A Associação Almargem demarcou-se disto...já tardiamente. Vem agora a construção do parque de estacionamento e o hotel numa Reserva Natural.

terça-feira, agosto 26, 2025
Ir Lá Para Fora Para Sobreviver Cá Dentro
De regresso a Portugal depois de uns dias na bela Andaluzia entre Córdoba, Sevilha e Málaga. É sempre bom sair deste manicómio à beira mar plantado. Tal como em Portugal, em Espanha, em especial no Norte e Centro do país, tudo arde e as orelhas dos políticos no poder também. Já quanto às colocações no Ensino Superior, infelizmente confirmou-se a profecia que aqui fiz um destes dias com as novas regras de acesso às Universidades e Polítécnicos a prejudicarem o futuro de milhares de alunos, a baixarem as notas de entrada em muitos dos cursos e a colocar em quase sufoco as Instituições de Ensino Superior mais periféricas. É o tal manicómio de onde de vez em quando é preciso sair para fora para aguentar o embate da estupidez. Quase em modo regresso ao trabalho. Hasta la vista!

terça-feira, agosto 19, 2025
Para Que Serve A Polícia?
Isto é de uma gravidade extrema. Ainda André Ventura não chegou ao poder e a polícia já se autoriza a fazer justiça pelas próprias mãos sem passar pelos juízes e pelos tribunais à maneira do justicialismo da Idade Média. O problema é que vivemos em democracia e num Estado de Direito e à luz dos valores civilizacionais do poder judicial estamos em presença de um crime de ódio, de uma eventual conduta proto-fascista e de resquícios (?) de racismo institucional no interior da polícia. Importa não tomar a nuvem por Juno mas todos sabemos que a extrema-direita anda por ali em doses inaceitáveis. Faça-se justiça. Sem perdão.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policias-espancam-homem-ate-a-morte-em-olhao?f

sexta-feira, agosto 15, 2025
A Época Dos Fogos
O Centro e Norte de Portugal ardem desde o início de Agosto enquanto Marcelo toma banho na praia junto da plebe em Monte Gordo e pede para que não se fale muito dos incêndios e Montenegro na praia de Quarteira exalta a Fórmula 1 no Algarve em 2027. Entretanto os dois Canadair Marroquinos fazem as vezes dos Canadair portugueses avariados, sem sombra de xenofobia anti-português (mesmo que seja apoiante do Chega). O Zé Povinho esse, anda de baldes na mão desesperado. E é isto. É a "época dos fogos".

quarta-feira, agosto 13, 2025
Obviamente Interná-la Num Hospício
Vamos lá a pôr as coisas no lugar certo. Não são as mães que amamentam depois dos 2 anos que devem sofrer a intervenção da CPCJ. É a ex-assessora da Ministra do Trabalho e agora dirigente da Segurança Social que deve ser internada num hospício. Quem faz uma afirmação destas ocupando um lugar de topo na Segurança Social não só deve ir imediatamente para o olho da rua como deve ser objecto de avaliação psicológica para ver se tem os cinco bem medidos. Portugal não pode ter gente desta qualidade no topo da Administração do Estado.
https://expresso.pt/economia/seguranca-social/2025-08-11-nenhuma-mulher-normal-amamenta-depois-dos-dois-anos-dirigente-da-seguranca-social-e-ex-assessora-da-ministra-diz-que-cpcj-deve-intervir-1adb391a

segunda-feira, agosto 04, 2025
Mamas, Galochas e Lama
Já tinhamos a Jonet, dos bifes aos pobres por um dia, e como isso não bastasse, temos agora a Ramalho, das mamas em excesso, que nos sugere que as mães amamentam para fugir ao trabalho. Tudo boa gente, gente de bem. Já não se aguenta esta putrefação que chega ao poder com ideias geniais. Isto sim, é de calçar as galochas para não ficar atolado na lama.
https://sicnoticias.pt/pais/2025-08-03-video-acho-dificil-que-depois-dos-2-anos-uma-crianca-tenha-que-ser-alimentada-ao-peito-durante-o-horario-de-trabalho-f0c8b446

sábado, agosto 02, 2025
Rui Canário (1948-2025)
Faleceu o Professor Rui Canário. Uma figura incontornável das Ciências da Educação, da Educação de Adultos, da História da Educação e da Sociologia da Educação portuguesas nas últimas décadas. O Professor Rui Canário foi arguente da minha dissertação de mestrado em Sociologia na Universidade Nova de Lisboa e foi das pessoas com quem mais aprendi sobre educação a partir da leitura das suas obras. Produtor de uma ciência social crítica, deixa uma herança científica de enorme qualidade que marcou decisivamente várias gerações de cientistas sociais na área da educação. Que descanse em paz.
https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/in-memoriam-ex-conselheiro-rui-canario

domingo, julho 27, 2025
Carpe Diem
Partida de Loulé às 5 horas da madrugada. Chegada a Lisboa às 8 horas. Caminhada e corrida Sete Rios-Campo Pequeno-Sete Rios com 10 voltas ao jardim do Campo Pequeno à espera das 10 horas da manhã, hora que abre a Bertrand. 1 hora e 15 minutos de treino em modo Fartlek. Isto vai bem, picadas em ambos os gémeos sem rebentarem. Quilos a menos é que nem vê-los. Estive para trazer uma boa tradução portuguesa das "Philosophical Investigations" do filósofo Ludwig Wittgenstein e acabei a trazer "Ressonâncias e Sociologia Pública" do sociólogo Elísio Estanque que não adquiri quando o autor apresentou o livro no Algarve. Para leitura de férias Wittgenstein era pesado e ando em modo leituras biográficas. Depois de 600 kilómetros e uma pipa de massa em portagens, vem agora o descanso do guerreiro em modo siesta, para logo às 20 horas ver no São Luís o Nottinghan Forest-Fulham e depois do jogo ver o Pedro Abrunhosa na Feira da Serra de São Brás de Alportel. Pelo meio estive a trabalhar nas pausas do estar em modo espera. Nada como um fim-de-semana em cheio para antecipar as férias. Está quase. Aproveito para avisar que estão a vir resmas de pessoas do além-tejo para o Algarve. Fujam!

quinta-feira, julho 17, 2025
Segui il tuo corso, e lascia dir le genti
Na mesma semana, num dia vejo reconhecido e certificado o esforço do meu trabalho de três anos no âmbito do Pós-Doutoramento em Sociologia, na instituição onde investigo, um centro de investigação de excelência da Universidade Nova de Lisboa,. Recuperando o lema da minha casa mãe, a Universidade de Évora, onde iniciei estudos superiores, "Honesto Estudo Com Longa Experiência Misturado" e no dia a seguir sou desclassificado na avaliação de desempenho e desvalorizado no trabalho que faço pela instituição onde exerço a minha atividade profissional, a Universidade do Algarve. São as ambivalências da modernidade como dizia o outro. Sempre disse aos meus filhos que se querem ver reconhecido o seu trabalho, esforço e mérito, por um lado, que queiram ser sempre avaliados pelos melhores nas suas áreas de competência, científica ou outras, por outro lado, que saíssem daqui para fora, porque por cá (em Loulé é fortíssimo este fenómeno de casta), na região do Algarve, há uma elite política e económica dominante ligada a meia dúzia de famílias e à casta partidária que castra todas as oportunidades de vida de quem quer singrar na vida pelo mérito. Infelizmente a vida prega-nos partidas e por motivos de saúde eles por cá andam. A caminhar, porque a vida é caminho. Como diz Bernard Lahire recorrendo a uma frase de Dante, citada por Marx, no prefácio da primeira edição alemã do Capital: "Segui il tuo corso, e lascia dir le genti". Carpe diem.

terça-feira, julho 15, 2025
Discricionariedades Do Reitor Das Cotas
Mais uma vez classificado com "relevante" na avaliação de desempenho profissional depois da "harmonização". Parece que seria necessário uma classificação de 100% para ter efetivamente "excelente" e tive 98.99%. No último triénio com as mesmas regras tive 100% e tive "relevante". Há uma expressão popular que caracteriza bem estas arbitrariedades mas não vou utilizar aqui por respeito à instituição em que trabalho. O que vale é que o reitor das cotas está de saída. O mexilhão é que paga. O costume. Seis anos de trabalho jogados para o lixo à conta da gestão de mercearia.

sexta-feira, julho 11, 2025
Como Se Diz Basta! Em Português
Sobre a ascensão do partido Chega no Algarve. Com uma contribuição minha para o jornalista italiano Riccardo Staglinò. Um olhar a partir de Itália sobre o fenómeno Chega em Portugal. Às vezes é preciso olhar de fora para dentro. O artigo intitula-se "Come si dice Basta! in portoghese"

quarta-feira, julho 09, 2025
Democracia Local Capturada
Hoje não vou à Assembleia Municipal de Loulé interpelar o executivo municipal sobre a especulação imobiliária na Reserva Natural da Foz do Almargem em Quarteira. Não há movimentos de um. Os abutres que nos consomem e consomem o território que é de todos vencem-nos pelo cansaço. Não tinha que ser assim. Voltarei concerteza a este assunto. Uma sociedade civil fraca, partidos colonizados por dentro que defendem tudo menos o interesse público e instituições capturadas partidariamente que permitem tudo fazer, à revelia da lei, ou invocando o legalismo para arrasar os bens públicos. Como diz o outro, vou andar por aí. É o que me resta.

terça-feira, julho 08, 2025
Guerra É Paz
O mundo ao contrário. Um fascista que está a cometer um genocídio hediondo na Faixa de Gaza propõe um populista autoritário com tiques de ditador para Prémio Nobel. Só o 1984 de Orwell nos permite pensar um mundo assim.
https://www.dn.pt/internacional/netanyahu-anuncia-nomea%C3%A7%C3%A3o-de-trump-para-o-pr%C3%A9mio-nobel-da-paz?

terça-feira, julho 01, 2025
Loulé, Uma Cidade Hostil Aos Seus Residentes
Um calor infernal em Loulé. Paro o carro na Avenida José da Costa Mealha, num lugar de cargas e descargas, para que o meu filho vá buscar uma informação rápida ao barbeiro. De imediato tenho a nova polícia política de Loulé a enfiar-me a cabeça dentro da janela do carro. Não pode parar aqui. Dentro do carro, com o carro ligado, explico que é uma espera rápida. De nada serviu. Resmungo, explico que é mau serviço ao público andarem a perseguir desta forma os cidadãos residentes na cidade e que são estes que pagam salários indecentes ao administrador da empresa que praticamente não faz coisa nenhuma. Que se trata daquilo que o antropólogo David Graeber designa por um "trabalho de merda" pago principescamente com o dinheiro dos contribuintes. De nada serve. Os novos trabalhadores da PIDE local têm muita força e pouco cérebro e levam o seu trabalho de perseguição e expulsão dos cidadãos da cidade muito a sério. Vêm aí as eleições municipais. O meu voto vai para quem extinguir esta empresa municipal inútil e persecutória que não serve para nada.

Assembleia Municipal de Loulé, Sobre A Reserva Natural Da Foz Do Almargem
Assembleia Municipal de Loulé de 30 de junho de 2025
Intervenção do Público – João Eduardo Martins
Assunto: Especulação Imobiliária na Reserva Natural Local da Foz do Almargem
Boa noite a todos os presentes, cumprimentar o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Loulé. Aquilo que me traz aqui esta noite são duas questões que têm que ver com a qualidade de vida e a democracia no Concelho de Loulé. A primeira tem que ver com a especulação imobiliária na Reserva Natural da Foz do Almargem. O senhor Presidente da CML, Vítor Aleixo, diz que eu ando a espalhar meias verdades e que não entendo as boas explicações do senhor Presidente, mas o que é facto é que o senhor Presidente Vítor Aleixo é tudo menos claro sobre este assunto e penso que nunca considerou sequer a hipótese de apenas se ouvir a si próprio quando os cidadãos lhe colocam questões.
O senhor presidente Vítor Aleixo começou por dizer na última Assembleia Municipal sobre a questão do hotel na Reserva Natural da Foz do Almargem que foi o próprio que decidiu incluir o lote do Hotel na Reserva Natural da Foz do Almargem. Depois disse que não há nenhum projeto aprovado na CML para a construção de um hotel nesta Reserva Natural, para terminar a dizer que espera que o hotel seja construído em madeira. Ora eu saí ainda mais baralhado da última reunião da Assembleia Municipal.
Por outro lado, o jornal Público de dia 8 de junho, na página 14, tem um artigo assinado pelo jornalista Idálio Revez com o título “Reserva Natural da Foz do Almargem-Quarteira, nasceu e foi logo violada pelo betão. E depois diz: “No meio da recém criada área protegida vai nascer um hotel e 377 lugares de estacionamento. A autorização foi dada depois de três meses da criação da reserva. Mais abaixo pode ler-se: “O projeto do aparthotel, que implica uma área bruta de construção de 21000 metros dentro de um pinhal centenário, vai ser implantado dentro da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e Trafal, criada em Agosto do ano passado por proposta do município. Três meses depois dessa medida de proteção ter sido outorgada, a autarquia dá, em Novembro do ano passado parecer “favorável” ao projeto da unidade hoteleira.”.
Em 9 de Junho, o site do Bloco de Esquerda “Esquerda.Net”, publica uma notícia intitulada “Câmara de Loulé viabilizou construção de aparthotel numa recém-criada Área protegida”. Portanto, alguém está a mentir aqui, ou a CML e o senhor Presidente Vítor Aleixo, ou a notícia do Público do jornalista Idálio Revez é uma fake news ou o Bloco de Esquerda está a mentir e como temos aqui um deputado do Bloco de Esquerda talvez pudesse esclarecer os cidadãos contribuintes. Afinal a CML autorizou ou não a construção de um hotel/aparthotel nesta Reserva Natural?
A segunda questão, de forma muito breve, tendo em conta as denuncias do PSD sobre o comportamento indecoroso do deputado municipal e Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, o licenciado em Engenharia Telmo Pinto, que financiou a sua empresa pessoal e privada com ajustes diretos atribuídos pela Câmara Municipal, eu perguntava ao deputado Telmo Pinto se acha que tem condições éticas e deontológicas para continuar na Comissão Diretiva da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, onde tem que decidir sobre negócios de milhões de euros. Em meu entender o deputado Telmo Pinto deveria pedir imediatamente a sua demissão desta Comissão Diretiva mas gostava de ouvir o senhor deputado.
Obrigado por ouvirem as minhas questões.
Loulé, 30 de junho de 2025

terça-feira, junho 24, 2025
A Almargem A Trair O Almargem
E a pergunta que não podemos deixar de fazer é como é que a Associação Almargem fazendo parte da Comissão Diretiva Da Reserva Natural da Foz do Almargem permitiu a construção em cima da costa em alta erosão a escassos metros da areia da praia e não se apercebeu (?) do vandalismo imobiliário que a Câmara Municipal de Loulé através do Presidente Aleixo e com a conivência de Telmo Pinto estão a levar a cabo na Foz do Almargem. Agora depois da vandalização ambiental cometida é que vêm dizer que estão a acompanhar a situação e estão preocupados? Ora bolas, para que serve uma Associação Ambiental afinal?

segunda-feira, junho 16, 2025
Sobre A Reserva Imobiliária Da Foz Do Almargem
Assembleia Municipal de Loulé – Foz do Almargem
