O que impressiona no grave atentado ambiental que está a acontecer na Foz do Almargem, em Quarteira, no concelho de Loulé, para além da miséria moral e política de quem licenciou a obra, neste caso, O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, é a miséria política e moral da oposição que ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto. Do principal partido da oposição, o PSD, não há uma palavra. Do CDS e da Iniciativa Liberal nem uma palavra. Do Partido Comunista Português, nem uma palavra. Do Livre, nem uma palavra. Do Bloco de Esquerda para além de intervenções nas Assembleias Municipais e nas reuniões de Câmara, nem uma tomada de posição pública. Do Chega, o partido anti-corrupção, não acha nada de estranho na construção em cima da praia e nem uma palavra e apenas o PAN até agora se manifestou publicamente dizendo juntar-se à caminhada-protesto de dia 19 de Abril em Quarteira. Face à gravidade do vandalismo ambiental levada a cabo pela Câmara Municipal de Loulé numa das principais praias do concelho, estes silêncios acumulados dizem tudo da miséria moral e política dos partidos políticos do concelho. Uma vergonha!
A minha Lista de blogues
sexta-feira, abril 11, 2025
A Foz Do Almargem, O Símbolo Da Miséria Política E Moral Do Concelho De Loulé

terça-feira, abril 08, 2025
Vítor Aleixo, Este Ambiente Que Vos Deixo
Para que não se diga que o Dr. Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, não sabe o que está a fazer quando licencia construção em cima das arribas da praia. Ele sabe bem o que está a fazer quando autoriza o atentado ambiental da Foz da Almargem, em Quarteira. O problema é que valores mais altos se alevantam. Sábado, Dia 19 de Abril, às 16 horas, caminhada-protesto em defesa da Foz do Almargem! Apareçam! Cada um de nós conta! Todos juntos temos muita força!

sexta-feira, abril 04, 2025
Aleixo & Pinto, Tenham Vergonha! Deixem A Foz Do Almargem Em Paz!
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé e Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, estão a vandalizar a Foz do Almargem, em Quarteira, com construção desenfreada em cima da praia, a escassos metros da areia onde o mar já galga as arribas em resultado das Alterações Climáticas e das intervenções que estão a ser feitas na marina de Vilamoura. A insanidade autárquica deste atentado ambiental é de tal ordem que em menos de uma semana uma petição a exigir a suspensão das obras chegou facilmente às 2000 assinaturas. Esta é a voz espontânea e indignada dos cidadãos do Concelho de Loulé. Já quanto aos partidos políticos, o que reina é o silêncio. Uma destruição ambiental pelas aves de rapina do capitalismo não faz erguer uma palavra do Partido Comunista no concelho e na região do Algarve (talvez já não exista e tenha entrado em vias de extinção). Uma vandalização ambiental nas barbas dos cidadãos também não faz o Bloco de Esquerda tomar uma posição pública sobre esta questão (elas e eles lá saberão porquê, sabemos que o amor ao Dr. Aleixo sempre foi a norma do BE local). Já a Direita política não vê provavelmente problema na devastação ambiental em cima das praias do Concelho de Loulé. Helder Martins é um homem de negócios (deve ter é inveja dos negócios do Dr. Aleixo), o CDS convive bem com grandes hotéis em cima da praia e do Chega nem se ouve uma palavra (não deve haver ciganos a construir hotéis em cima da praia). O PAN é a miséria que se sabe e não teve ainda uma única palavra sobre este vandalismo ambiental em Quarteira e as Associações Ambientais deveriam corar de vergonha por estarem a partilhar este silêncio, com a Almargem à cabeça. Este silêncio partilhado faz pensar sobre o sistema partidário que temos no Concelho de Loulé e as suas finalidades. Para além de fazer pensar, assusta. É melhor não começar a fazer hipóteses conspirativas e deixar a cada um que tire a sua conclusão. Vergonha é a palavra que resume o estado a que chegámos no Concelho de Loulé! Tenham vergonha! Muita.

quinta-feira, abril 03, 2025
Está Tudo Bem, Assim Disse O Dr. Vítor Aleixo
Algumas dezenas de pessoas concentraram-se em frente ao Centro Autárquico de Quarteira em protesto contra as construções a escassos metros da água do mar e contra o abate de árvores na Foz do Almargem e na Praia do Trafal.. Um verdadeiro atentado ambiental no Concelho de Loulé, em Quarteira. Levei um cartaz que mostrei ao senhor presidente da Freguesia de Quarteira, que dizia "Aleixo & Pinto - Tenham Vergonha!". Interviram na reunião de freguesia várias pessoas em discordância com o empreendimento que devasta o ambiente em cima da costa do litoral algarvio. Do Engenheiro Telmo Pinto, ficou claro que 3000 mil pessoas que assinam uma petição em defesa do património natural da Foz do Almargem não significa nada. As pessoas participaram, isso é bom, mas não serve para nada. O Dr. Vítor Aleixo já disse que é tudo legal, portanto, está tudo bem e nada a fazer. Depois admiramo-nos da extrema-direita ocupar mais cedo que tarde o parlamento. Quem precisa de Trump e Musk quando se tem Aleixo & Pinto!

segunda-feira, março 31, 2025
Um Charlatão Político À Frente Da Câmara Municipal De Loulé
O Dr. Vítor Aleixo, Presidente da Câmara de Loulé. é por estes dias um dos políticos locais com maior dose de charlatanice política da região do Algarve, um pouco à maneira dos vendedores de banha da cobra e portanto, daqueles políticos em que não se pode confiar. Senão vejamos, oferece um terreno para a construção do Centro Oncológico para a região do Algarve para a seguir chumbar o projeto para a construção do respetivo Centro Oncológico por razões de violação das leis ambientais. A seguir, na Foz do Almargem em Quarteira, promove a área a património protegido ambientalmente, para a seguir licenciar obras (um restaurante, um parque de estacionamento e um hotel) em cima da praia, que são um verdadeiro atentado ambiental (crime ambiental?). Percebem a lógica do Dr. Vítor Aleixo e do Partido Socialista que governa a autarquia? O Centro Oncológico não pode ser construído por violar as leis ambientais mas o hotel e o restaurante, a 10 metros da areia da praia, onde o mar destruiu a costa este inverno, já pode ser construído que não faz mal violentar as leis ambientais. Perceberam? Não perceberam? Se quiserem, eu faço um desenho!

quinta-feira, março 27, 2025
Vítor Aleixo, Pato Bravo Ou Ave de Rapina Do Concelho De Loulé
Como é que isto é possível? Que gentinha inominável é esta que governa a Câmara Municipal de Loulé? Com quem pensa o Dr. Vítor Aleixo que está a gozar? Acha que tudo é possível? Num dia classifica a área protegida e no outro dia deixa as obras destruírem aquilo que classificou como protegido? Isto trata-se de quê? De corrupção? De incúria? De abuso de poder? De insanidade mental? Isto é o quê Dr. Vítor Aleixo, quando o mar já galga pela arriba acima? O senhor perdeu a noção da realidade? Julga-se o dono disto tudo? Vá-se embora de vez e desapareça, Dr. Vítor Aleixo! O bem público não precisa de um ave de rapina como o senhor!
https://www.barlavento.pt/peticao-pede-suspensao-de-obras-na-reserva-natural-local-da-foz-do-almargem-e-do-trafal/?f

quarta-feira, março 26, 2025
Ainda Sobre o Reitor Das Cotas Na UALG
Em véspera de eleições legislativas o atual Governo de direita demissionário tomou uma boa medida para o Ensino Superior, desbloqueou a progressão na carreira dos docentes do Ensino Superior. Infelizmente para mim, a medida não me beneficia em nada porque o reitor das cotas na UALG, com a introdução das cotas na avaliação de desempenho, fez com que eu fosse desclassificado administrativa e burocraticamente, no triénio anterior, de excelente para relevante, sendo-me retirados 3 pontos dos 9 possíveis na totalidade para os três anos, sem saber ler nem escrever. Isto quando tinha atingido 100% em todas dimensões em avaliação. A introdução de cotas na Universidade do Algarve é bem o exemplo de uma péssima gestão de recursos humanos que não reconhece o trabalho dos docentes. O meu caso é ilustrativo e paradigmático, obtendo excelente, sou desclassificado para relevante, o que em termos de reconhecimento da instituição pelo meu trabalho é uma verdadeira humilhação. Nada podia fazer mais para desmotivar um trabalhador. Para além disso, a introdução das cotas é também um reflexo de uma governação neoliberal da Universidade que através do New Public Management quer resolver o problema do subfinanciamento estatal do Ensino Superior à custa do corte na progressão na carreira dos seus trabalhadores. Bela maneira de fazer sobreviver uma universidade. Já a pressão política sobre os Governos que subfinanciam a instituição, de pouco se viu fazer, sabe-se lá porquê. Para além de uma gestão da universidade à custa do esforço dos trabalhadores e do seu não reconhecimento, há uma hipótese conspirativa que não poderia deixar de fazer, não gostando nem um pouco de teorias da conspiração. Se a maior parte das Universidades portuguesas não têm uma avaliação docente por quotas, porque razão a UALG avançou para as cotas na avaliação? Houve interesses políticos externos à universidade a querer utilizar a instituição como cavalo de Tróia para introduzir a avaliação por cotas no Ensino Superior, começando pelo Algarve para a irradiar pelas outras instituições? Se não foi isso, não viram os gestores máximos da UALG que os seus trabalhadores docentes iam ficar em desvantagem sobre as outras universidades do país? Quem me vai restituir os três anos (seis anos de facto) que me foram jogados para o lixo na minha vida profissional? É possível brincar assim com a vida de trabalho dos outros? A quem serviu a introdução de cotas no sistema de avaliação docente na Universidade do Algarve?
https://observador.pt/2025/03/26/governo-desbloqueia-progressao-de-professores-do-ensino-superior-2/

Um Remendo De Faz De Conta Para Os Doentes Oncológicos Do Algarve?
Vamos ver se não é mais uma infraestrutura de faz de conta. Cá estaremos para ver do que se trata. Os intervenientes principais não são minimamente fiáveis. Para já, tínhamos programado um funeral do Centro Oncológico do Sul à porta da CML e uma carta a agradecer a dupla infraestrutura fantasma do Algarve (Novo Hospital e Centro Oncológico) ao senhor deputado Cristóvão Norte. Fica em suspenso, até ver, e ainda bem, porque tenho mais que fazer.
https://www.barlavento.pt/novo-equipamento-assegura-tratamento-de-todos-os-doentes-oncologicos-no-algarve-a-partir-de-2026/?

segunda-feira, março 17, 2025
Onde Andam As Associações Ambientais do Algarve?
Mexem em Vilamoura para satisfazer os interesses milionários e tramam o areal da praia dos pobres. Nas barbas do super-ambientalista, Dr. Vítor Aleixo. Lá se foi o seu amor ao ODS. Não há nada a que o Deus dinheiro não se sobreponha.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/praia-do-forte-novo-foi-arrasada-pela-segunda-vez-num-ano_v1640271?f

quarta-feira, março 12, 2025
Caiu O Governo! Viva O (Des) Governo!
O Benfica perdeu, logo o Governo caiu. o Dr. Montenegro arrastou o seu partido e o país para eleições. No Algarve, o Dr Vítor Aleixo bloqueou o Centro Oncológico e o PSD matou esta importante infraestrutura para o Algarve. Propôs que a mesma fosse inserida num empreendimento fantasma, o novo Hospital Central do Algarve. Agora, para os algarvios, nem uma coisa nem outra. O Governo caiu de podre em menos de um ano. É justo que assim seja. Venham outros. Para bem da democracia.

domingo, março 02, 2025
Casinos Montenegro
Manuel Pinho (o dos corninhos) recebeu uma avença mensal do Banco Espírito Santo e está preso pelo crime cometido. Já Luís Montenegro recebe uma avença mensal dos casinos e ainda só está tramado a enfrentar consequências políticas e morais da fraude cometida. Vamos esperar para ver o que faz o Ministério Público nos próximos dias. Os casinos da Solverde têm que renovar a concessão em 2025 pelo governo do Primeiro-Ministro Montenegro, que só por acaso é pago mensalmente em 4500 euros pela Solverde. É óbvio que o senhor Primeiro-Ministro tem que se demitir e o senhor Presidente da República demitir o Governo e marcar eleições. Não se vê como pode ser de outra maneira. Ainda vamos ver Marcelo outra vez a comer gelados e a levantar dinheiro nas caixas multibanco junto ao palácio de Belém, nas habituais vésperas da queda dos seus governos.

quarta-feira, fevereiro 26, 2025
Brincar À Política Com Os Doentes Oncológicos Do Algarve
"Durante a sessão, os deputados do PS e do PSD trocaram acusações sobre a responsabilidade do atraso no processo de construção de um centro que iria servir 3.500 doentes por ano, proporcionando uma resposta inexistente atualmente no Sul do país, evitando que se deslocassem a Lisboa ou Sevilha para poder receber tratamentos e fazer exames na área oncológica." (Brincar à política com a vida dos mais frágeis, a banalidade do mal a fazer caminho)
https://observador.pt/2025/02/25/centro-oncologico-do-algarve-chumbado-devido-a-aumento-da-volumetria-da-obra/

domingo, fevereiro 23, 2025
Algarve, Praias E Políticos
O Algarve tem das melhores praias do mundo e dos políticos mais estúpidos do mundo (ou estúpidos ou corruptos). É numa das mais belas praias do mundo, a Praia da Falésia, que vai ser construída a dessalinizadora. Nos dias de hoje para ir para a política ou se rouba malas no aeroporto ou se tira um curso inferior de estupidez. Já não há pachorra para esta gente!
https://observador.pt/2025/02/19/algarve-praia-da-falesia-entre-as-dez-melhores-do-mundo-em-2025/

quinta-feira, fevereiro 13, 2025
O Conde Aleixo Arruda De Abranhos
Centro Oncológico do Sul, na região do Algarve, chumbado pelo Dr. Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé. A Câmara Municipal cedeu inicialmente o terreno e depois chumbou o projeto! Já temos o nosso deputado Arruda no Concelho de Loulé! O Conde Aleixo Arruda de Abranhos!

terça-feira, fevereiro 11, 2025
Admirável Mundo Novo
Seleção de futebol (masculino) do século XXI do ChatGPT. Eu não faria melhor e nem chegaria a esta perfeição. Agora experimentem fazer uma pergunta sobre a luta de classes em Marx. Para além de expert em futebol o gajo é expert numa data de coisas. É claro que as máquinas são feitas por pessoas e as pessoas ainda (até ver) ainda não são feitas por máquinas. Mas é todo um admirável mundo novo o que aí está.

sexta-feira, janeiro 31, 2025
Um Aleixo Entre Os Doentes E O Cancro, No Algarve
Este Vítor Aleixo é assim uma espécie de uma versão política mais rebuscada do gajo das malas do Chega. Quem não o conhece que o leve. Um espertalhão, há medida do Dr. Costa. As necessidades dos doentes algarvios que se lixem. Uma sabichão. A última foi a construção de casas para ricos e a perseguição às casas de madeira dos pobres. Agora o indeferimento do Centro Oncológico. Mais um socialista sábio. Daqueles que sabe bem o que é bom para os outros. O Zé Povinho é que paga. Neste caso os doentes com cancro, que para além das suas doenças graves são expulsos da região se quiserem fazer tratamentos.

domingo, janeiro 26, 2025
Café Calcinha
Loulé, 24 de Janeiro de 2025, Café Calcinha. Onde o meu pai passava o tempo a jogar aos dados, às cartas e ao dominó com os amigos e onde o meu avô passava todos os dias de bicicleta para a corporação de bombeiros de que fazia parte, onde hoje é um restaurante chinês, na Avenida José da Costa Mealha. Na esplanada, a estátua de António Aleixo a fazer recordar as suas quadras.

quarta-feira, janeiro 22, 2025
Sobre o Nepotismo Na Universidade
No meu caso não só estou com a carreira estagnada (com maus tratos institucionais de desclassificação administrativa na avaliação de desempenho) e como se isso não bastasse, estou numa área cientifica institucionalmente menorizada e castrada por toda a espécie de ambições totalitárias. Um Karma.
A ler mais aqui:
https://observador.pt/2025/01/21/professores-universitarios-com-carreiras-estagnadas-alertam-sindicatos-e-instituicoes/?

segunda-feira, janeiro 20, 2025
Os Vampiros
Quando tu vives num ambiente de trabalho que te faz lembrar o Zeca Afonso. Quando resta pouco talvez a música seja uma forma de resistência. Clicar e ouvir. Mais atual do que nunca. Os vampiros!

quinta-feira, janeiro 16, 2025
19 Anos Do Blogue Macloulé
O Blogue Macloulé fez este mês de Janeiro de 2025, 19 anos. Já resistiu à era do facebook, do twitter, do instagram e da inteligência artificial. Passou pelos governos socialistas de Sócrates e Costa e pelo governo austeritário de Pedro Passos Coelho. Viu nascer e morrer a Geringonça. Assistiu ao miserável declínio dos partidos de esquerda (PCP e Bloco de Esquerda). Acompanha atentamente o governo de Montenegro e o crescimento da extrema-direita de Ventura. Passou por uma pandemia global, a invasão da Ucrânia pela Rússia, o genocídio israelita em Gaza. A ascenção de Trump e o ataque ao Capitólio. A queda de Lula e o reinado de Bolsonaro. A queda de Bolsonaro e a ascenção de Lula. O Brexit e o declínio acentuado da União Europeia. Interveio na luta contra o arborícidio na cidade de Loulé, o fecho de urgências, a luta contra as portagens na Via do Infante e fez a luta contra a exploração de petróleo do Algarve. Passou pela tragédia pessoal e pelas partidas que a vida nos prega, pela alegria nacional de ver o pontapé do Éder contra a França que nos deu o único título europeu. Divulgou livros, criticou governos, foi indecentemente atacado pelas gentes dos partidos locais, com a verme boataria lançada na paróquia. Ataques sucessivos do partido sobre o indivíduo, a forma mais vil e cobarde de eliminar quem se opõe politicamente aos interesses das gentes do partido, em que a seita foi mobilizada para atacar em grupo, como se de um rebanho bem instruído se tratasse. Foi desrespeitado na sua cidadania pelos autarcas no poder, Aleixos, Serucas e companhia limitada, e etc, etc, etc. Com o espírito do tempo e uma saúde em declínio, caminha para os 20 anos a festejar no próximo ano. Como diz a canção de Jorge Palma "enquanto houver estrada para andar a gente não vai parar". Escrever é uma forma de resistência aos tempos violentos que correm e a uma sociedade muito, muito, doente. A escrita, a leitura e a música, três elementos culturais fundamentais que me ajudaram a manter de pé. Blogo, logo existo. Assim será até ao fim da minha vida. Fora da escrita e das regras da academia que o mesmo é dizer, livre do rigor da ciência para dizer o mundo em palavras e salvar a alma. Até que a voz me doa.

sábado, janeiro 11, 2025
Louletano Desportos Clube, Finais Dos Anos 1980
Revisitando a minha carreira futebolística, dei com um site brasileiro que me fez recordar alguns colegas de equipa no Louletano Desportos Clube. Mauricinho, Milton Mendes, Elói, Tonanha, Rui Esteves, Anselmo e Vítor Pontes. Para se ter uma ideia do que era a equipa do LDC em finais dos anos 80, Mauricinho foi campeão do mundo de juniores pelo Brasil, Elói foi campeão nacional pelo Futebol Clube do Porto, Rui Esteves chegou a jogar no Benfica de Artur Jorge, Tonanha foi um craque incontornável na primeira divisão pelo Boavista e pelo Salgueiros, Milton Mendes andou vários anos na Primeira Divisão, Anselmo foi campeão do mundo de clubes pelo Flamengo, Vitor Pontes foi um enorme guarda-redes do Vitória de Guimarães e etc, etc, etc. A lista de grandes jogadores nesses anos é bem vasta. Um período áureo do LDC que esteve quase a subir à Primeira Divisão Nacional e que nunca mais se voltou a repetir.
https://www.ogol.com.br/jogador/joao-martins/1373637?

quarta-feira, janeiro 08, 2025
Eça De Queiroz
"Nascido na Póvoa de Varzim a 25 de Novembro de 1845, Eça de Queiroz é autor de alguns dos mais notáveis romances portugueses do século XIX, como O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, A Relíquia ou Os Maias, a sua obra-prima. Pioneiro do romance realista e grande renovador da ficção portuguesa, os seus livros oferecem um retrato fiel, mas simultaneamente crítico e mordaz, da sociedade do seu tempo.

quarta-feira, janeiro 01, 2025
1 De Janeiro De 2025
