Chegado a casa da Noite Branca de Loulé, diretamente para a prateleira dos livros da sala para tirar para a mesa de cabeceira "A Era do Vazio" do filósofo Gilles Lipovetsky. Está já em fila de espera.
A minha Lista de blogues
domingo, agosto 31, 2025
Noite Branca, Loulé

quarta-feira, agosto 27, 2025
O Mar A Devorar O Restaurante De Aleixo & Pinto
Parece que o mar está zangado com a construção de um restaurante em cima das barreiras e da areia da praia com a anuência do Dr. Vítor Aleixo e do Dr. Telmo Pinto. É a isto que a Câmara Municipal de Loulé chama mitigação das alterações climáticas. As imagens são de hoje, em Loulé Velho, junto à Foz do Almargem. Uma vergonha total para a Agência Portuguesa do Ambiente e para a Câmara Municipal de Loulé. A Associação Almargem demarcou-se disto...já tardiamente. Vem agora a construção do parque de estacionamento e o hotel numa Reserva Natural.

terça-feira, agosto 26, 2025
Ir Lá Para Fora Para Sobreviver Cá Dentro
De regresso a Portugal depois de uns dias na bela Andaluzia entre Córdoba, Sevilha e Málaga. É sempre bom sair deste manicómio à beira mar plantado. Tal como em Portugal, em Espanha, em especial no Norte e Centro do país, tudo arde e as orelhas dos políticos no poder também. Já quanto às colocações no Ensino Superior, infelizmente confirmou-se a profecia que aqui fiz um destes dias com as novas regras de acesso às Universidades e Polítécnicos a prejudicarem o futuro de milhares de alunos, a baixarem as notas de entrada em muitos dos cursos e a colocar em quase sufoco as Instituições de Ensino Superior mais periféricas. É o tal manicómio de onde de vez em quando é preciso sair para fora para aguentar o embate da estupidez. Quase em modo regresso ao trabalho. Hasta la vista!

terça-feira, agosto 19, 2025
Para Que Serve A Polícia?
Isto é de uma gravidade extrema. Ainda André Ventura não chegou ao poder e a polícia já se autoriza a fazer justiça pelas próprias mãos sem passar pelos juízes e pelos tribunais à maneira do justicialismo da Idade Média. O problema é que vivemos em democracia e num Estado de Direito e à luz dos valores civilizacionais do poder judicial estamos em presença de um crime de ódio, de uma eventual conduta proto-fascista e de resquícios (?) de racismo institucional no interior da polícia. Importa não tomar a nuvem por Juno mas todos sabemos que a extrema-direita anda por ali em doses inaceitáveis. Faça-se justiça. Sem perdão.
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/policias-espancam-homem-ate-a-morte-em-olhao?f

sexta-feira, agosto 15, 2025
A Época Dos Fogos
O Centro e Norte de Portugal ardem desde o início de Agosto enquanto Marcelo toma banho na praia junto da plebe em Monte Gordo e pede para que não se fale muito dos incêndios e Montenegro na praia de Quarteira exalta a Fórmula 1 no Algarve em 2027. Entretanto os dois Canadair Marroquinos fazem as vezes dos Canadair portugueses avariados, sem sombra de xenofobia anti-português (mesmo que seja apoiante do Chega). O Zé Povinho esse, anda de baldes na mão desesperado. E é isto. É a "época dos fogos".

quarta-feira, agosto 13, 2025
Obviamente Interná-la Num Hospício
Vamos lá a pôr as coisas no lugar certo. Não são as mães que amamentam depois dos 2 anos que devem sofrer a intervenção da CPCJ. É a ex-assessora da Ministra do Trabalho e agora dirigente da Segurança Social que deve ser internada num hospício. Quem faz uma afirmação destas ocupando um lugar de topo na Segurança Social não só deve ir imediatamente para o olho da rua como deve ser objecto de avaliação psicológica para ver se tem os cinco bem medidos. Portugal não pode ter gente desta qualidade no topo da Administração do Estado.
https://expresso.pt/economia/seguranca-social/2025-08-11-nenhuma-mulher-normal-amamenta-depois-dos-dois-anos-dirigente-da-seguranca-social-e-ex-assessora-da-ministra-diz-que-cpcj-deve-intervir-1adb391a

segunda-feira, agosto 04, 2025
Mamas, Galochas e Lama
Já tinhamos a Jonet, dos bifes aos pobres por um dia, e como isso não bastasse, temos agora a Ramalho, das mamas em excesso, que nos sugere que as mães amamentam para fugir ao trabalho. Tudo boa gente, gente de bem. Já não se aguenta esta putrefação que chega ao poder com ideias geniais. Isto sim, é de calçar as galochas para não ficar atolado na lama.
https://sicnoticias.pt/pais/2025-08-03-video-acho-dificil-que-depois-dos-2-anos-uma-crianca-tenha-que-ser-alimentada-ao-peito-durante-o-horario-de-trabalho-f0c8b446

sábado, agosto 02, 2025
Rui Canário (1948-2025)
Faleceu o Professor Rui Canário. Uma figura incontornável das Ciências da Educação, da Educação de Adultos, da História da Educação e da Sociologia da Educação portuguesas nas últimas décadas. O Professor Rui Canário foi arguente da minha dissertação de mestrado em Sociologia na Universidade Nova de Lisboa e foi das pessoas com quem mais aprendi sobre educação a partir da leitura das suas obras. Produtor de uma ciência social crítica, deixa uma herança científica de enorme qualidade que marcou decisivamente várias gerações de cientistas sociais na área da educação. Que descanse em paz.
https://www.cnedu.pt/pt/noticias/cne/in-memoriam-ex-conselheiro-rui-canario

domingo, julho 27, 2025
Carpe Diem
Partida de Loulé às 5 horas da madrugada. Chegada a Lisboa às 8 horas. Caminhada e corrida Sete Rios-Campo Pequeno-Sete Rios com 10 voltas ao jardim do Campo Pequeno à espera das 10 horas da manhã, hora que abre a Bertrand. 1 hora e 15 minutos de treino em modo Fartlek. Isto vai bem, picadas em ambos os gémeos sem rebentarem. Quilos a menos é que nem vê-los. Estive para trazer uma boa tradução portuguesa das "Philosophical Investigations" do filósofo Ludwig Wittgenstein e acabei a trazer "Ressonâncias e Sociologia Pública" do sociólogo Elísio Estanque que não adquiri quando o autor apresentou o livro no Algarve. Para leitura de férias Wittgenstein era pesado e ando em modo leituras biográficas. Depois de 600 kilómetros e uma pipa de massa em portagens, vem agora o descanso do guerreiro em modo siesta, para logo às 20 horas ver no São Luís o Nottinghan Forest-Fulham e depois do jogo ver o Pedro Abrunhosa na Feira da Serra de São Brás de Alportel. Pelo meio estive a trabalhar nas pausas do estar em modo espera. Nada como um fim-de-semana em cheio para antecipar as férias. Está quase. Aproveito para avisar que estão a vir resmas de pessoas do além-tejo para o Algarve. Fujam!

quinta-feira, julho 17, 2025
Segui il tuo corso, e lascia dir le genti
Na mesma semana, num dia vejo reconhecido e certificado o esforço do meu trabalho de três anos no âmbito do Pós-Doutoramento em Sociologia, na instituição onde investigo, um centro de investigação de excelência da Universidade Nova de Lisboa,. Recuperando o lema da minha casa mãe, a Universidade de Évora, onde iniciei estudos superiores, "Honesto Estudo Com Longa Experiência Misturado" e no dia a seguir sou desclassificado na avaliação de desempenho e desvalorizado no trabalho que faço pela instituição onde exerço a minha atividade profissional, a Universidade do Algarve. São as ambivalências da modernidade como dizia o outro. Sempre disse aos meus filhos que se querem ver reconhecido o seu trabalho, esforço e mérito, por um lado, que queiram ser sempre avaliados pelos melhores nas suas áreas de competência, científica ou outras, por outro lado, que saíssem daqui para fora, porque por cá (em Loulé é fortíssimo este fenómeno de casta), na região do Algarve, há uma elite política e económica dominante ligada a meia dúzia de famílias e à casta partidária que castra todas as oportunidades de vida de quem quer singrar na vida pelo mérito. Infelizmente a vida prega-nos partidas e por motivos de saúde eles por cá andam. A caminhar, porque a vida é caminho. Como diz Bernard Lahire recorrendo a uma frase de Dante, citada por Marx, no prefácio da primeira edição alemã do Capital: "Segui il tuo corso, e lascia dir le genti". Carpe diem.

terça-feira, julho 15, 2025
Discricionariedades Do Reitor Das Cotas
Mais uma vez classificado com "relevante" na avaliação de desempenho profissional depois da "harmonização". Parece que seria necessário uma classificação de 100% para ter efetivamente "excelente" e tive 98.99%. No último triénio com as mesmas regras tive 100% e tive "relevante". Há uma expressão popular que caracteriza bem estas arbitrariedades mas não vou utilizar aqui por respeito à instituição em que trabalho. O que vale é que o reitor das cotas está de saída. O mexilhão é que paga. O costume. Seis anos de trabalho jogados para o lixo à conta da gestão de mercearia.

sexta-feira, julho 11, 2025
Como Se Diz Basta! Em Português
Sobre a ascensão do partido Chega no Algarve. Com uma contribuição minha para o jornalista italiano Riccardo Staglinò. Um olhar a partir de Itália sobre o fenómeno Chega em Portugal. Às vezes é preciso olhar de fora para dentro. O artigo intitula-se "Come si dice Basta! in portoghese"

quarta-feira, julho 09, 2025
Democracia Local Capturada
Hoje não vou à Assembleia Municipal de Loulé interpelar o executivo municipal sobre a especulação imobiliária na Reserva Natural da Foz do Almargem em Quarteira. Não há movimentos de um. Os abutres que nos consomem e consomem o território que é de todos vencem-nos pelo cansaço. Não tinha que ser assim. Voltarei concerteza a este assunto. Uma sociedade civil fraca, partidos colonizados por dentro que defendem tudo menos o interesse público e instituições capturadas partidariamente que permitem tudo fazer, à revelia da lei, ou invocando o legalismo para arrasar os bens públicos. Como diz o outro, vou andar por aí. É o que me resta.

terça-feira, julho 08, 2025
Guerra É Paz
O mundo ao contrário. Um fascista que está a cometer um genocídio hediondo na Faixa de Gaza propõe um populista autoritário com tiques de ditador para Prémio Nobel. Só o 1984 de Orwell nos permite pensar um mundo assim.
https://www.dn.pt/internacional/netanyahu-anuncia-nomea%C3%A7%C3%A3o-de-trump-para-o-pr%C3%A9mio-nobel-da-paz?

terça-feira, julho 01, 2025
Loulé, Uma Cidade Hostil Aos Seus Residentes
Um calor infernal em Loulé. Paro o carro na Avenida José da Costa Mealha, num lugar de cargas e descargas, para que o meu filho vá buscar uma informação rápida ao barbeiro. De imediato tenho a nova polícia política de Loulé a enfiar-me a cabeça dentro da janela do carro. Não pode parar aqui. Dentro do carro, com o carro ligado, explico que é uma espera rápida. De nada serviu. Resmungo, explico que é mau serviço ao público andarem a perseguir desta forma os cidadãos residentes na cidade e que são estes que pagam salários indecentes ao administrador da empresa que praticamente não faz coisa nenhuma. Que se trata daquilo que o antropólogo David Graeber designa por um "trabalho de merda" pago principescamente com o dinheiro dos contribuintes. De nada serve. Os novos trabalhadores da PIDE local têm muita força e pouco cérebro e levam o seu trabalho de perseguição e expulsão dos cidadãos da cidade muito a sério. Vêm aí as eleições municipais. O meu voto vai para quem extinguir esta empresa municipal inútil e persecutória que não serve para nada.

Assembleia Municipal de Loulé, Sobre A Reserva Natural Da Foz Do Almargem
Assembleia Municipal de Loulé de 30 de junho de 2025
Intervenção do Público – João Eduardo Martins
Assunto: Especulação Imobiliária na Reserva Natural Local da Foz do Almargem
Boa noite a todos os presentes, cumprimentar o senhor Presidente da Assembleia Municipal de Loulé. Aquilo que me traz aqui esta noite são duas questões que têm que ver com a qualidade de vida e a democracia no Concelho de Loulé. A primeira tem que ver com a especulação imobiliária na Reserva Natural da Foz do Almargem. O senhor Presidente da CML, Vítor Aleixo, diz que eu ando a espalhar meias verdades e que não entendo as boas explicações do senhor Presidente, mas o que é facto é que o senhor Presidente Vítor Aleixo é tudo menos claro sobre este assunto e penso que nunca considerou sequer a hipótese de apenas se ouvir a si próprio quando os cidadãos lhe colocam questões.
O senhor presidente Vítor Aleixo começou por dizer na última Assembleia Municipal sobre a questão do hotel na Reserva Natural da Foz do Almargem que foi o próprio que decidiu incluir o lote do Hotel na Reserva Natural da Foz do Almargem. Depois disse que não há nenhum projeto aprovado na CML para a construção de um hotel nesta Reserva Natural, para terminar a dizer que espera que o hotel seja construído em madeira. Ora eu saí ainda mais baralhado da última reunião da Assembleia Municipal.
Por outro lado, o jornal Público de dia 8 de junho, na página 14, tem um artigo assinado pelo jornalista Idálio Revez com o título “Reserva Natural da Foz do Almargem-Quarteira, nasceu e foi logo violada pelo betão. E depois diz: “No meio da recém criada área protegida vai nascer um hotel e 377 lugares de estacionamento. A autorização foi dada depois de três meses da criação da reserva. Mais abaixo pode ler-se: “O projeto do aparthotel, que implica uma área bruta de construção de 21000 metros dentro de um pinhal centenário, vai ser implantado dentro da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e Trafal, criada em Agosto do ano passado por proposta do município. Três meses depois dessa medida de proteção ter sido outorgada, a autarquia dá, em Novembro do ano passado parecer “favorável” ao projeto da unidade hoteleira.”.
Em 9 de Junho, o site do Bloco de Esquerda “Esquerda.Net”, publica uma notícia intitulada “Câmara de Loulé viabilizou construção de aparthotel numa recém-criada Área protegida”. Portanto, alguém está a mentir aqui, ou a CML e o senhor Presidente Vítor Aleixo, ou a notícia do Público do jornalista Idálio Revez é uma fake news ou o Bloco de Esquerda está a mentir e como temos aqui um deputado do Bloco de Esquerda talvez pudesse esclarecer os cidadãos contribuintes. Afinal a CML autorizou ou não a construção de um hotel/aparthotel nesta Reserva Natural?
A segunda questão, de forma muito breve, tendo em conta as denuncias do PSD sobre o comportamento indecoroso do deputado municipal e Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, o licenciado em Engenharia Telmo Pinto, que financiou a sua empresa pessoal e privada com ajustes diretos atribuídos pela Câmara Municipal, eu perguntava ao deputado Telmo Pinto se acha que tem condições éticas e deontológicas para continuar na Comissão Diretiva da Reserva Natural Local da Foz do Almargem e do Trafal, onde tem que decidir sobre negócios de milhões de euros. Em meu entender o deputado Telmo Pinto deveria pedir imediatamente a sua demissão desta Comissão Diretiva mas gostava de ouvir o senhor deputado.
Obrigado por ouvirem as minhas questões.
Loulé, 30 de junho de 2025

terça-feira, junho 24, 2025
A Almargem A Trair O Almargem
E a pergunta que não podemos deixar de fazer é como é que a Associação Almargem fazendo parte da Comissão Diretiva Da Reserva Natural da Foz do Almargem permitiu a construção em cima da costa em alta erosão a escassos metros da areia da praia e não se apercebeu (?) do vandalismo imobiliário que a Câmara Municipal de Loulé através do Presidente Aleixo e com a conivência de Telmo Pinto estão a levar a cabo na Foz do Almargem. Agora depois da vandalização ambiental cometida é que vêm dizer que estão a acompanhar a situação e estão preocupados? Ora bolas, para que serve uma Associação Ambiental afinal?

segunda-feira, junho 16, 2025
Sobre A Reserva Imobiliária Da Foz Do Almargem
Assembleia Municipal de Loulé – Foz do Almargem

Sobre o Predador Aleixo E A Reserva Natural Da Foz Do Almargem
"Ora, antes de entrar concretamente no "Caso Almargem - Trafal" queria deixar claro que os autarcas são fieis depositários do território e como qualquer bom fiel depositário devem cuidar e manter aquilo que está a seu cargo. Devem cuidar que, aquilo que foi entregue à sua guarda, não desapareça e não fique de tal modo danificado que fique imprestável e deixe de puder ser usado para o objectivo com que foi criado. Mas mais. Como se trata de território e como o território não desaparece fisicamente, está cá hoje e estará cá daqui a 100 anos, pelo que os autarcas, para além de fiéis depositários de território, são fieis depositários das aspirações que as gerações vindouras têm ou poderão ter sob um determinado território. Por isso é que quando surgem casos como o "Caso Almargem - Trafal", o dano é tremendo, porque não só se danifica o património natural hoje, como se destrói as aspirações das gerações futuras sob esse mesmo território. É isso que está sucedendo em plena reserva natural local da foz do Almargem e do Trafal."
https://ruiamores.substack.com/p/para-que-criar-uma-reserva-natural?

terça-feira, junho 10, 2025
Salvo Pelos Emigrantes
O contexto social e político é propício a partilhar este estado de alma que me assola há vários anos. Nascido e criado em Loulé, sou hoje um estrangeiro na minha própria terra. Sobretudo desde a intervenção da Troika em Portugal e do vandalismo político que a caracterizou quando organizei e participei em várias formas de manifestação política contra as atrocidades dos poderes nacionais, regionais e locais instalados, quer à direita quer à esquerda. O fato de dizer o que penso na praça pública (e nas redes sociais) custou-me a ostracização e o desprezo do pessoal político do Concelho de Loulé (de todos os partidos, e claro dos seus subsídio-dependentes, dos familiares e membros do partido). Difamado e ostracizado intencionalmente (com objectivos políticos) perdi resmas de amigos da juventude e de infância, uns por pura ignorância (o gajo protesta porquê? Está maluco?), outros por maledicência e inveja, outros por subserviência e cobardia (não vá o diabo tece-las é melhor fazer de conta que não conheço esse gajo). Fui salvo no meu bem-estar em Loulé pelos emigrantes. Vou à pastelaria e sou atendido pela moldava que me atende com a maior competência e simpatia. Vou atestar à bomba de gasolina e sou atendido por um brasileiro com o respeito que qualquer cliente merece. Vou ao Mar Shopping e uma africana atende-me com um sorriso nos lábios. Em qualquer lado que vou sou bem tratado pelos desconhecidos de fora. Sobre os louletanos, com raras excepções, não os tenho em boa conta. Sisudos, conservadores, mesquinhos, invejosos, com a mania das grandezas, meio estupidificados e ignorantes em muitas das situações e com a doença do "ser de boas famílias" (tipicamente socialista), não geram tendencialmente interações que considere gratificantes. Sempre fui reconhecido por tudo o que fiz na minha vida fora de Loulé e globalmente, fora do Algarve. O paroquialismo saloio parece impedir o reconhecimento do outro na sua dignidade e na sua condição plena de ser humano. Uma terra bonita com gente muito pouco bonita. É pena. Fui salvo pelos emigrantes. Obrigado.

10 de Junho A Cheirar A Bafio
10 de junho. Nem o Partido Socialista nem a elite no poder, Marcelo e a escritora do regime socialista incluídos, perceberam ainda que o discurso de condenação moral sobre o Chega é a pior forma de combater o Chega. Mas percebe-se, é a única forma de tranquilizarem as suas consciências e fazerem de conta que não têm responsabilidade alguma no estado a que isto chegou. Em vez de discursarem sobre as causas preferem atacar os sintomas. Não há pior forma de medicina. Ventura fica feliz e agradece.

sexta-feira, junho 06, 2025
Cordão Humano Em Defesa Da Foz do Almargem, Sábado, 28 de Junho, 17 horas
Cordão Humano em Defesa da Reserva Natural da Foz do Almargem, Sábado, dia 28 de Junho de 2025, pelas 17 horas. A Câmara Municipal de Loulé e o Presidente Vítor Aleixo licenciaram obras em cima da praia da Foz do Almargem que são uma perfeita aberração e um atentado ambiental grosseiro ao ecossistema de Reserva Natural da Foz do Almargem, o que se constitui como um péssimo exemplo de educação ambiental para as jovens gerações e como um absurdo face a uma qualquer estratégia de adaptação às alterações climáticas numa zona em que a água do mar subiu dezenas de metros só este ano de 2025. Para além disso Aleixo e Pinto estão a promover a especulação imobiliária numa Reserva Natural Ambiental com a construção de um restaurante em cima da praia, um hotel e um parque de estacionamento. Porque consideramos que é preciso parar imediatamente e embargar as obras, proteger a Reserva Natural da Foz do Almargem dos abutres da especulação imobiliária e dos seus defensores políticos, apelamos a todos os que defendem esta causa para comparecerem no Sábado, dia 28 de Junho, pelas 17 horas, para fazermos um cordão humano na praia! Juntemo-nos mais uma vez! Temos que mostrar a esta gente que nos (des) governa que não podem fazer tudo o que querem de forma arbitrária!

sábado, maio 31, 2025
Ana Moura
Enorme concerto de Ana Moura na vila de Salir, em dia de Festa da Espiga, com uma noite de Verão ainda em plena Primavera. Quando regressa ao fado e fê-lo apenas de forma reduzida no concerto, a sua voz encanta os vales e os montes da serra algarvia e as espigas arrepiam-se ao som da voz da Diva. Silêncio que se vai cantar o fado.

sexta-feira, maio 30, 2025
A Suspensão Da Democracia No Concelho de Loulé
Caros amigos defensores da causa da Foz do Almargem, enviei no início da semana à imprensa a carta aberta ao Presidente da Câmara de Loulé a mostrar a nossa indignação com o atentado ambiental na Reserva Natural da Foz da Almargem. A carta e o pedido de reunião seguiram também para a secretária do senhor Presidente Vítor Aleixo. Neste momento passados alguns dias, não há eco da carta na imprensa nem resposta do Presidente da Câmara ao pedido de reunião. A manter-se esta não resposta fica desde já uma dupla preocupação. Em primeiro lugar a preocupação com o estado da imprensa nacional e regional. Em segundo lugar a preocupação com o estado da democracia no Concelho de Loulé. Aguardemos, para ver se impera a democracia e o bom senso.

quarta-feira, maio 28, 2025
Ataques De Carácter, Chegou A Vez Dos Cheganos
Primeiro grande ataque dos cheganos nas redes sociais à minha pessoa em razão de fazer crítica política no facebook. Isto promete. Já tive combates destes com os socialistas, com os austeritários amigos do Coelho e até com os bloquistas. Desta vez pressinto que isto vai mais longe do que nunca com a cultura democrática desta gente da extrema-direita. Venham eles que aqui não se vira a cara à luta.

Ataque À Democracia
Em breve os portugueses já vão ganhar frutos desta viragem à direita, com a ascensão da direita radical populista (CHEGA) e do fundamentalismo económico radical da Iniciativa Liberal. Fizessem como eu, voto útil no PAN. Agora vem aí o ataque ao Estado Social, o ataque aos direitos no trabalho (e ao direto à greve?) e uma possível inscrição da austeridade na Constituição da República. Um novo ataque à democracia, portanto. Vamos ver o que vai fazer a AD, se vai participar do retrocesso democrático que se anuncia.

terça-feira, maio 27, 2025
Para Que Serve Uma Associação Ambiental?
A Almargem acordou tarde para as obras na Foz do Almargem e parece estar a deixar nas mãos dos cidadãos o que lhe compete a ela própria. Impedir o atentado ambiental na Foz do Almargem e exigir a suspensão imediata das obras. Parece que vivemos em tempos em que os cidadãos são entregues à sua própria sorte sem ninguém que defenda os bens públicos.
https://www.facebook.com/associacaoalmargem

quinta-feira, maio 22, 2025
Sobre A Vitória Do Chega No Algarve
Aqui fica a minha opinião sobre os resultados eleitorais no Algarve e sobre a vitória do Chega em entrevista para a SIC Notícias. Há um erro de análise no final. O Algarve foi efetivamente onde o Chega teve o melhor resultado a nível nacional, o que não é a mesma coisa que dizer que foi o partido que mais cresceu no país.

terça-feira, maio 20, 2025
Porque Não Haveria De Crescer O Chega?
Ainda ontem dei uma entrevista para a SIC Notícias onde explicava que o elevador social está avariado, que as jovens gerações vêem um futuro digno comprometido em que nem sequer conseguem sair da casa dos pais e que a vida da maioria dos portugueses é tudo menos digna. Quando falta o pão, a saúde, a habitação e etc, etc, etc, fico estupefacto com a incapacidade de autocrítica das pseudoesquerdas que gritam muito alto contra a política do ódio e contra o fascismo e não percebem que com estas condições objetivas de existência na maior parte das famílias portuguesas, resta o descontentamento e o ressentimento. Eu sei que boa parte dessa pseudoesquerda mais ou menos bem instalada vive ensimesmada e egocentrada à volta dos seus interesses, mas pedia um pouquinho maior de atenção ao mundo à sua volta e um pouquinho mais de inteligência. E é isto, depois é fácil fazer do racismo anti-cigano e a da xenofobia anti-emigração, os bodes expiatórios mas isso é mais consequência do que causa. E está mais que na hora de tratar das causas senão a extrema-direita vai tratar de todos nós.
https://www.dn.pt/edicao-impressa/tr%C3%AAs-em-cada-cinco-portugueses-diz-n%C3%A3o-ter-dinheiro-para-as-necessidades-b%C3%A1sicas

domingo, maio 18, 2025
Eleições Legislativas 2025, Algarve
Vitória da AD de Montenegro. Uma das lições desta noite é que já ninguém quer saber das trafulhices dos políticos. O Chega consolida a sua posição. O Partido Socialista tem uma estrondosa derrota. PCP e BE em estado de negação quase desapareceram do mapa político. No Algarve, o Chega vence novamente e em Loulé no concelho onde vivo também. A arrogância, o caciquismo, o clientelismo e o nepotismo familiar garantido do Partido Socialista trouxeram-nos até aqui no Algarve e em Loulé. Dois mundos de costas voltadas, o mundo da casta partidária e o mundo da vida das pessoas comuns, levaram ao crescimento da extrema-direita um pouco por todo o lado. Nas esquerdas e na pseudo-esquerda socialista o que impressiona é que continuam a reagir aos sintomas sem procurar fazer uma autocrítica e procurar entender as causas. Nada de novo a Leste do Paraíso. Vamos ver quanto tempo dura o próximo governo...

sexta-feira, maio 16, 2025
Já Que Não Há Esquerdas, Sobram Os Animais E A Natureza
O próximo Domingo, dia 18 de Maio, temos (mais umas) eleições legislativas. Durante a minha adultez mais jovem, marcada por tempos de esperança, votei sempre à esquerda. Tenho boas recordações do primeiro mandato de António Guterres e da sua "paixão pela educação" na sequência de anos de autoritarismo Cavaquista e da lufada de ar fresco que trouxe à democracia portuguesa. A partir do segundo mandato de Guterres virei cada vez mais à esquerda votando no Bloco de Esquerda, no PCP e na fase mais radical de descontentamento com o sistema político-partidário, cheguei a pôr o meu voto no PCPT/MRPP, sobretudo personificado em Garcia Pereira. A partir daí, neste início de milénio passei a ficar "zangado" e de costas voltadas ao sistema partidário. Tive mais de uma década sem pôr o voto em urna. Quando o meu filho mais velho atingiu a maioridade, decidi que deveria dar o exemplo e voltei às urnas de voto para votar em branco. Desta vez, no próximo Domingo, decidi votar no PAN. A razão é muito simples. Uma experiência de intervenção cidadã contra o atentado ambiental da Foz do Almargem em Quarteira, foi o PAN que espontaneamente apoiou a causa (sim, eu sei que há sempre interesses eleitorais). Senti uma intervenção genuína em elementos que vieram das pontas do barlavento e do sotavento do Algarve, de Vila Real de santo António a Lagos, coisa que, com raras exceções (obrigado Isabel Figueiras!) nunca senti sequer do PAN Loulé. No Concelho de Loulé quem se atrever ao exercício da crítica política fora do sistema partidário, o Dr. Vítor Aleixo e o Partido Socialista encarregam-se de comandar os ataques de caráter e de condicionar todo o sistema partidário local, denegrindo quem se atreve a colocar em causa as suas políticas. Vítima de boatos, ataques de carácter, humilhações e de ser brutalmente desrespeitado, pela seita partidária local e regional. Farto da casta, do familismo e do compadrio instituído, confesso o prazer que vou ter se o PS for arrasado eleitoralmente no concelho de Loulé. O meu voto vai pois para um partido que apesar de não ser carne nem peixe (os próprios dizem que não são de esquerda nem de direita), faz falta ao sistema político português na defesa dos Animais, da Natureza e do Ambiente. Não tenho simpatia especial pela sua liderança nacional mas espero sinceramente que se mantenham no Parlamento.
https://planetalgarve.com/2025/04/20/quarteira-pan-abraca-caminhada-de-protesto-pela-reserva-natural-almargem-trafal/

terça-feira, maio 13, 2025
Que Parvo Que Eu Sou
