A minha Lista de blogues

quarta-feira, março 20, 2024

Ensaio Sobre A Lucidez

Há mais de uma década que não punha os pés numa urna de voto. Faço parte dos eleitores zangados a quem o sistema político voltou as costas. Como o meu filho mais velho foi votar pela primeira vez porque atingiu a maioridade fiquei indeciso se não deveria dar o exemplo. Portanto, fiz parte dos indecisos. A minha indecisão era entre a abstenção e o voto em branco. Na semana anterior às eleições legislativas de 2024 fui à prateleira dos livros (não encontrei dinheiro infelizmente) propositadamente para ir buscar o Ensaio Sobre a Lucidez de José Saramago. Para quem não sabe o argumentário de Saramago neste livro é sobre uma população que sai em massa às urnas para votar em branco. O governo da nação fica em estado de transe e decreta o Estado de Sítio. No Algarve, os leitores trocaram o voto em branco do livro de Saramago pelo voto no Chega. A intuição de Saramago já lá estava. Um sistema político que deixou de responder às necessidades e expetativas dos cidadãos. Aparentemente AD e PS continuam em estado de negação e ainda não perceberam o que aconteceu. Se o Governo cair em breve não se admirem se o Chega quase engolir a AD. Para a minha pessoa, estas eleições já valeram pela leitura do livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário