Fim de ano a chegar. 2024 não é um bom prenúncio para o futuro. Temos Trump, Putin e pequenos ditadores a fazerem regredir as democracias. Um novo espectro que assombra a Europa, o espectro da extrema-direita. A França e a Alemanha perderam o rumo e como refere e bem, António Barreto, na sua última crónica, a Europa está em perigo. Temos a guerra na Ucrânia, nunca se falou tanto da eminência de uma Terceira Guerra Mundial, a guerra fria do nuclear está mais quente do que nunca e na Faixa de Gaza e arredores, reina a carnificina e o genocídio. Um povo que tem uma história de perseguição e de holocausto lançou o holocausto sobre os palestinianos em Gaza. O ataque de 7 de Outubro foi uma barbárie e uma carnificina e a resposta israelita uma barbárie altamente desproporcionada. A banalidade do mal está de regresso e com grande parte do Ocidente que se diz civilizado a fazer de conta que nada está acontecer. Em Portugal, reina a mediocridade, os políticos estão em descrédito com prioridades nacionais invertidas em relação às necessidades da população e a gerirem o dia a dia da manutenção e da conquista do poder sem qualquer visão de futuro que se vislumbre. A canção de Godinho é perene e podia ter sido composta nos dias de hoje, falta a paz, o pão, a educação, a saúde e a habitação. Do ponto de vista profissional segue um dia de cada vez, tentando fazer o melhor possível, numa profissão cada vez mais desvalorizada politica e socialmente. Um povo meio iliterato (anteriormente analfabeto) que não lê, que não valoriza a educação como o devia fazer e que facilmente fica deslumbrado com as modas tecnológicas do momento. Como se uma "transição digital" iliterata pudesse vislumbrar por si só algum sinal de desenvolvimento. A crença na salvação do momento é a "inteligência artificial". No meu trabalho, em 2024, pela primeira vez uma organização pública recusou abrir as portas a uma aluna minha para realizar um estudo académico. Onde deveria haver colaboração e abertura, há fechamento, desconfiança, ignorância atrevida e uma soberba assente em desconhecimento e incompetência. Não estou minimamente otimista para o que aí vem em 2025. As desigualdades há escala global e nacional são brutais, o individualismo que deslaça o tecido social é rei e a solidariedade foi substituída pela competição e a guerra de todos contra todos, que põe em causa uma qualquer ideia de coesão social . Um dia de cada vez é o meu lema. Assente no descrédito dos tempos que correm e num corpo desgastado pelo avançar da idade. Resta a esperança nas futuras gerações. Que sejam capazes de arrepiar este caminho. Enquanto há estrada para andar...
A minha Lista de blogues
segunda-feira, dezembro 30, 2024
Adeus 2024

sábado, dezembro 28, 2024
ULS Do Algarve, É Preciso Mudar Alguma Coisa Para Ficar Tudo Na Mesma
É pá, as Urgências de Obstetrícia de Portimão fechadas outra vez. Um karma, a ordem natural das coisas, um aguentem, aguentem. Mudou de CHUA para ULS mas a desorganização e os maus serviços aos utentes do Algarve continua. Foi preciso mudar alguma coisa para que ficasse tudo na mesma. Um desastre a saúde no Algarve. Andamos nós a pagar impostos à bruta para isto.
https://www.publico.pt/2024/12/27/sociedade/noticia/cinco-urgencias-fechadas-fimdesemana-2117076

Senhora Ministra Ana Paula Martins, Obviamente Demita-se!
10 crianças num só dia enviadas pela linha SNS 24 para urgências fechadas. A incompetência é brutal e o senhor Diretor Executivo do SNS diz que é só um caso e desvaloriza e a senhora Ministra da Saíde diz que não está preocupada. Esta gente tem que ser posta a andar porque já se viu que não tem a mínima competência para gerir o SNS e está a pôr a vida das crianças em risco. Senhora Ministra Ana Paula Martins, obviamente demita-se!
https://www.publico.pt/2024/12/27/sociedade/noticia/erro-preenchimento-parte-uls-oeste-levou-sns24-enviar-10-utentes-urgencia-fechada-2117085

sexta-feira, dezembro 27, 2024
O Carro De Jagrená, 2024, Odisseia Na Terra
E para terminar o ano 2024. Aqui fica a metáfora do Carro de Jagrená. Um mundo louco e desgovernado que ninguém conduz e que ninguém verdadeiramente controla e que tem efeitos altamente destrutivos, neste caso a Oriente de Lisboa, apenas abalroou um táxi e uma esplanada! Bom fim de ano 2024!

quinta-feira, dezembro 26, 2024
IPO de Lisboa, Quando As Instituições Esmagam As Pessoas
Cara D. Dulce Rocha,

terça-feira, dezembro 24, 2024
Natal, 2024

terça-feira, dezembro 17, 2024
Pré-Triagem Da Triagem, É Preciso Enxotar Os Utentes
O governo do Dr. Montenegro está a resolver os problemas do Sistema Nacional de Saúde. Como não consegue resolver a falta de médicos e enfermeiros e o fecho de urgências decidiu afastar os doentes das urgências dos Hospitais. Neste Natal, as grávidas que chegarem com queixas aos hospitais têm uma "pré-triagem" da triagem, via telefone. Está resolvido. Está preocupada com os sintomas da sua gravidez? Não vá, telefone. Os hospitais não têm médicos e enfermeiros. Ajude o SNS a funcionar sem recursos humanos!

quinta-feira, dezembro 12, 2024
Portugal, Século XXI
"De uma forma geral, a capacidade dos adultos portugueses para ler e escrever; perceber e utilizar números e resolver problemas complexos está abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Mas um dos dados mais preocupantes da literacia e numeracia da população, e que consta do Inquérito às Competências dos Adultos, elaborado pela OCDE, é o de que quase metade dos inquiridos (42%) apenas demonstrou capacidade para “compreender textos curtos e listas organizadas”, sem conseguir compreender e interpretar textos mais longos. Quase um terço dos inquiridos ficou num dos dois níveis mais baixos da escala de desempenho. E o resultado não é melhor na avaliação da numeracia.

segunda-feira, dezembro 09, 2024
Notre Dame Ressuscitada (07/12/2024)

segunda-feira, dezembro 02, 2024
A Europa Em Debate
"No dia 6 de dezembro, pelas 11h00, realiza-se uma Tertúlia/Debate intitulada "Nós, com a Europa", que terá lugar na sala de conferências da Biblioteca António Rosa Mendes, Campus de Gambelas. A sessão terá como oradores convidados os professores João Eduardo Martins (Sociologia), João Rodrigues (Gestão de Empresas) e Pedro Pintassilgo (Economia). Nesta iniciativa os convidados vão abordar o percurso de Portugal na União Europeia, sob as perspetivas das três licenciaturas da Faculdade de Economia, tendo como mote a exposição com o mesmo título, patente no CDE-UAlg. Também os estudantes dos três cursos mencionados irão desafiar os professores a falar sobre este assunto. A entrada é livre."
https://www.ualg.pt/tertuliadebate-nos-com-europa?

sábado, novembro 30, 2024
Escola e Cancro Pediátrico: Que Relação?
Hoje, por aqui, a dar o meu contributo com uma comunicação intitulada "A escola à prova do cancro pediátrico: Uma análise sociológica" no IV Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola inclusiva organizado pelo Mestrado em Educação Especial e pela Escola Superior de Educação e da Comunicação da Universidade do Algarve.
https://www.ualg.pt/iv-congresso-internacional-direitos-humanos-e-escola-inclusiva?

quarta-feira, novembro 27, 2024
Novembro de 2024, A Ciência Definha E A Política Fede
Há pelo menos duas décadas que a profissão de Professor Universitário é desqualificada politicamente (o que se pode dizer de uma desvalorização salarial de 30% em pouco mais de uma meia dezena de anos?), o ensino Superior é subfinanciado, a FCT é uma instituição que não merece quaisquer credibilidade no seu funcionamento, os jovens investigadores (e os já menos jovens) são altamente precarizados e o topo da academia dorme um sono profundo. Da minha parte já o disse, resta o gostar muito do que faço e a satisfação psicológica da relação pedagógica com os estudantes. No que me toca, a consideração que tenho pelo pessoal político, poderiam fechar o país para obras e entregá-lo à vizinha Espanha. Este país não é para velhos, não é para novos e não dá grande esperança de uma vida digna às futuras gerações. A ciência definha e a política fede. O que sobra?
https://www.publico.pt/2024/11/26/ciencia/opiniao/ciencia-portugal-orcamento-2113288?

segunda-feira, novembro 25, 2024
Tristes Esquerdas
Isto. Uma das razões para o Bloco de Esquerda se ter tornado um partido do Mini Morris a quem já ninguém liga é ter-se tornado uma agência de emprego. Já só restam as manas e um poucos amigos do Norte. Aqui pelo Algarve conheci um militante funcionário que a seguir a ser despedido pelo Bloco de Esquerda foi trabalhar no ramo da imobiliária. Esta gente tem uma responsabilidade gigantesca na quase morte das esquerdas em Portugal.
https://observador.pt/especiais/bloco-deu-emprego-a-catarina-martins-no-dia-a-seguir-a-ter-deixado-o-parlamento/?

quarta-feira, novembro 20, 2024
O Retrocesso Civilizacional Da América
Fico curioso sobre o que escreveria hoje Tocqueville sobre a democracia na América. A educação na mão da bilionária do wrestling. À medida que se vão sabendo as escolhas de Trump para o Governo Norte-Americano, mais percebemos que está em conformidade com quem nele votou. Nunca como hoje a Europa deveria zelar pela defesa da civilização europeia. Hitler também estava errado e era cegamente seguido, até pela elite intelectual alemã.
https://zap.aeiou.pt/trump-bilionaria-do-wrestling-educacao-641797?

sábado, novembro 16, 2024
Celeste Caeiro (1933-2004)
Celeste Caeiro tornou-se num símbolo nacional e da revolução portuguesa. A 25 de Abril de 1974, Celeste Caiero trabalhava num restaurante que comemorava um ano de vida. O dono comprou cravos para que fossem oferecidos aos clientes mas as incidências do dia levaram a que Celeste os guardasse e oferecesse as flores aos soldados que estavam na Rua do Carmo.
https://www.rtp.pt/noticias/pais/morreu-celeste-caeiro-que-deu-os-cravos-ao-25-de-abril_n1615117

terça-feira, novembro 12, 2024
Contas Certas
O meu querido pai faleceu há mais de um ano, no final de Julho de 2023. Teve um episódio de urgência em casa. Chamada ambulância a partir do 112, a ambulância demorou perto de 1h30mn. Depois de vária tentativas de conseguirmos uma ambulância com o CODU, lá conseguimos, depois de mais de uma hora, que o telefonista nos dissesse que estava a sair uma ambulância de Tavira. Quem atendeu a chamada não conhecia o Algarve e não sabia que distância ficava Tavira de Loulé. Pela mesma altura, nesse verão de 2023 uma prima da minha mãe caiu em Quarteira na Praça do Mar, bateu com a cabeça no chão e pedida uma ambulância ao 112, a ambulância nunca chegou e a prima da minha mãe teve que ir de urgência num carro pessoal para o hospital de Faro. Dias depois de o meu pai falecer (viria a falecer no Hospital), um amigo da família caiu nos degraus da igreja, na missa do sétimo dia. no Largo de São Francisco e bateu com a cabeça. Chamada a ambulância pelo 112, fomos informados que não havia ambulâncias. O homem encharcado em sangue e inanimado foi salvo porque o filho era bombeiro e foi isso que fez chegar uma ambulância ao local. Até o padre mostrou a sua indignação. Passos Coelho começou a destruir o SNS com o "ir além da Troika", o inenarrável Costa continuou a destruição com "as contas certas" e os défices menos zero e uma brutal inação política e o atual governo de Montenegro continua pelo mesmo caminho. Enquanto os políticos nacionais governarem para pagar a dívida a todo o custo e governarem com a cabeça nos cargos da Europa, não há salvação à vista. Com um SNS a rebentar pelas costuras não há penso rápido que faça a cura. Não estou nada optimista. O grau de destruição já é quase irreversível.

Livros
Auditório da Biblioteca Municipal de Tavira - dia 15 de novembro, 18 horas - "A resistência miguelista no Algarve - A guerrilha do Remexido", de José Carlos Vilhena Mesquita.

segunda-feira, novembro 04, 2024
À Espera De Godot
4 de Novembro de 2024. Há mais de três meses que não tenho médico de família. Não tenho eu, não têm os meus filhos, a minha mulher e o avô. Três gerações de uma assentada sem médico de família. Com doenças crónicas inclusive. Já foi demitida a administração dos boys do Partido Socialista e já tomou posse a administração dos boys do PSD. Médico de família, nada. Almancil é uma quase cidade abandonada e terra de ninguém. A relação entre a brutalidade de impostos que pago ao Estado e os direitos que o mesmo me consagra é quase nenhuma. Depois os políticos do arco da governação queixam-se de crescer um exército de descontentamento e ressentimento que vai votar na extrema-direita. Uma choldra torpe, dizia o Eça.
https://eco.sapo.pt/2024/10/31/conselho-de-administracao-da-uls-do-algarve-tem-nova-direcao/

sexta-feira, novembro 01, 2024
André Freire (1961-2024)
"André Freire era professor catedrático em Ciência Política no ISCTE e diretor do Doutoramento em Ciência Política desde 2015, na mesma faculdade. Dirigiu vários projetos de pesquisa sobre comportamento eleitoral e reformas políticas. Lecionou e apresentou conferências em várias universidades em Portugal e no estrangeiro. Era investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do ISCTE-IUL."
https://www.rtp.pt/noticias/pais/morreu-andre-freire-professor-de-ciencia-politica-tinha-63-anos_n1611515

sexta-feira, outubro 25, 2024
60 Anos De Sociologia Em Évora
Foi ontem, a celebração dos 60 anos da licenciatura em Sociologia em Évora. O primeiro curso de Sociologia na sociedade portuguesa. É um orgulho ter sido estudante de Sociologia na Universidade de Évora, instituição onde terminei o meu curso de licenciatura. Fui aluno do histórico Professor de Sociologia, Augusto da Silva, o padre jesuíta que se tornou Sociólogo e foi crucial para a fundação da sociologia em Portugal. Um curso, uma universidade e uma cidade que transporto no coração até ao fim da minha vida. Parabéns ao curso de Sociologia da Universidade de Évora.

quarta-feira, outubro 23, 2024
Lisboa A Ferro E Fogo
Lisboa a ferro e fogo. A paranóia securitária do Dr. Montenegro, importada da agenda da extrema-direita já está a dar resultado. A repressão policial racista sobre as minorias pobres está ao rubro. Agora aguentem os tumultos dos bairros periféricos e depois digam que não compreendem a revolta.

terça-feira, outubro 22, 2024
Complexos Ambientais Diz O Energúmeno
Este energúmeno político, populista encartado, que comprou a agenda da extrema direita e que por acaso chegou a Primeiro-Ministro, na sequência de um governo que caiu de podre com a corrupção (ele próprio sob suspeita e não se sabe porquê não escrutinado) veio ao Algarve despejar um complexo industrial em cima da praia de Falésia e tratar os ambientalistas que contestam o projecto criminoso do ponto de vista ambiental de "fundamentalistas". O poder local faz de conta que está tudo bem e assobia para o lado. Os algarvios, essa espécie em via de extinção nem sequer ainda deu por nada. Tudo bem que vai acabar tudo bem. Hospital do Algarve nem vê-lo. Disparates ambientais em cima do litoral algarvio é aos montes. Não se aprendeu nada e há uma corja que nos bastidores vai comendo tudo e não deixa nada. O Bloco central de interesses, PS e PSD a fazer o que sempre fez. A arruinar a região do Algarve. "Complexos ambientais" diz o farsante que era o número dois de Passos Coelho. Não há cura.
https://www.publico.pt/2024/10/22/azul/noticia/dessalinizadora-algarve-avanca-complexos-ambientais-2108993

quinta-feira, outubro 17, 2024
Pobreza Em Portugal, 2024
De acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), em 2022, 1,9 milhões de pessoas em Portugal encontravam-se em risco de pobreza, ou seja, viviam com rendimentos inferiores a 591 euros mensais (em Portugal, o valor abaixo do qual alguém que vive sozinho é considerado pobre situava-se, em 2022, nos 7095€ anuais, o que equivale a 591,25€ mensais). Este valor aumenta para 2,1 milhões de pessoas se se considerar a população que não tem capacidade financeira para adquirir bens essenciais (risco de pobreza e exclusão social).

sábado, outubro 12, 2024
Pobre Ensino Superior
Os deputados reconhecem o problema. E o que fazem? Nada. O problema sério é que um dia destes também ninguém quer ser professor do Ensino Superior. Mais vale ir fazer limpezas para a Suiça. Já os comentários na caixa de comentários desta notícia são altamente interessantes. Uma boa amostra em como uma parte significativa dos portugueses (pobres, remediados e miseráveis) faz da inveja social todo um programa político. Pobre país que não passa da cepa torta.
https://observador.pt/2024/10/11/deputados-reconhecem-perda-de-poder-de-compra-de-investigadores-e-professores-do-superior/?

domingo, outubro 06, 2024
Almancil, Uma Cidade Nova Com Um Acesso À Saúde Ao Abandono
6 de Outubro de 2024. Mais de 2 meses, desde 1 de Agosto, uma família inteira sem médico de família. Avô, netos e pais. O pleno. Com doentes crónicos pelo meio. O Centro de Saúde de Almancil está abandonado aos bichos e não tem médicos de família. Agora que Almancil passou a cidade é uma mancha negra na cidade de Almancil. Da Ministra da Saúde nem vê-la. Os responsáveis da unidade local de saúde daquilo que se pode ler no último comunicado estão mais preocupados com a sua reputação e do Dr. Vítor Aleixo e do Presidente da Junta de Freguesia de Almancil não se espera nada. O fenómeno é conhecido, quando as unidades de saúde são para os pobres, elas são abandonadas pelo poder político e pelos próprios médicos. O costume. Não se pode ter fé nesta gente para que sirva o interesse público.

quinta-feira, outubro 03, 2024
Oficio de Artesão, Exposição na UALG
"Ofício de artesã e artesão no triângulo mineiro|MG|Brasil", é o título da exposição que será inaugurada no dia 7 de outubro, às 15h00, na biblioteca da Universidade do Algarve do Campus da Penha. A inauguração contará com uma visita guiada pelo curador, Alberto Luiz Pereira da Costa, que no dia 9 de outubro, pelas 15h30, fará uma nova visita guiada.

sexta-feira, setembro 27, 2024
Viver Habitualmente
"Os 1% mais ricos do mundo tem mais riqueza do que os 95% mais pobres da população mundial, revelou uma nova análise publicada esta segunda-feira pela Oxfam, que antecede o debate geral anual de alto nível da ONU. A análise revela que mais de um terço das 50 maiores empresas do mundo – avaliadas em 13,3 mil milhões de dólares – são agora geridas por um bilionário ou têm um bilionário como principal acionista."
https://www.dn.pt/3725796013/os-1-mais-ricos-do-mundo-possuem-mais-riqueza-do-que-95-da-humanidade/

domingo, setembro 22, 2024
Uma Corja Inominável, Os Políticos Do Algarve
Parece que a destruição da praia da Falésia, uma das mais belas praias do Algarve vai mesmo ser destruída pelo bloco central de interesses PS e PSD. De nada serviu os avisos dos ambientalistas. Em nome do dinheiro esta corja política não olha a meios para atingir os fins. Já não há palavras. Para construir um quaisquer bem público levam décadas (onde anda o novo Hospital Central do Algarve?). Para destruir o bem comum são peritos de alto gabarito.
https://www.sulinformacao.pt/2024/09/dessalinizadora-prr-ministra/?f

quinta-feira, setembro 19, 2024
Um Governo De Indigentes Mentais?
O Governo do Dr. Montenegro deve pensar que somos todos indigentes mentais. Centrar na criminalidade incendiária o cerne da questão dos gigantescos incêndios no centro e norte do país, só serve para tentar ocultar as causas estruturais que o Estado, via governos do PS e PSD, continuam incapazes de atacar. Nem sequer vale a pena mencioná-los que todos os relatórios dos últimos anos sobre o assunto e vários especialistas em ordenamento do território estão fartos de elencar. Ou somos governados por ignorantes ou os governantes pensam que somos todos indigentes intelectuais. Talvez as duas coisas em simultâneo. Sobre a arrogância da senhora ministra da Administração Interna, nem vale a pena comentar. Não lhe auguro grande futuro.

quarta-feira, setembro 11, 2024
Privilégio
9 de Setembro de 2024. Amanhã regresso às salas de aula da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. São 20 anos a lecionar e a aprender Sociologia na UALG. É um privilégio fazer-se aquilo de que se gosta. Uma boa parte da classe trabalhadora não tem essa oportunidade. Nesse sentido, sou um felizardo, sempre fiz aquilo de que gostei ao longo da minha vida, com raras excepções. Duas décadas recheadas de experiências gratificantes no contato com os estudantes. Por vezes é essa experiência que nos salva a alma de uma certa agressividade das instituições. O meu obrigado a todos os que tornaram este sentimento de satisfação possível. Carpe Diem.

terça-feira, setembro 03, 2024
Sem-Médico, Uma Nova Condição Social
Acabou o meu querido mês de Agosto. No início do mês fiquei sem médico de família. Uma médica muito competente decidiu pedir transferência de Almancil para outro ponto do território nacional, o que me fez passar para a categoria dos sem-médico. Não há médicos de família para a substituir. Para além de mim, na minha família ficaram sem médico, o avô, a filha e os netos. Três gerações sem médico de família de uma assentada. Cinco pessoas entre muitas outras. No Centro de Saúde de Almancil, no Concelho de Loulé, há quase menos médicos do que vitórias do Benfica no campeonato nacional este ano. O treinador do Benfica já foi despedido, espero que o responsável da Unidade Local de Saúde se não resolver a situação dos médicos de família em Almancil seja também despedido em breve. Se não está a fazer lá nada, não faz falta absolutamente nenhuma. O Governo do Dr. Montenegro diz que está a resolver o problema dos médicos de família. Uma redonda mentira.

quinta-feira, agosto 22, 2024
Memórias De Uma Vida Desportiva
João Eduardo Rodrigues Martins, 54 anos, médio, retirado das competições oficiais. Clubes que representou: - Louletano Desportos Clube, Sporting Clube Farense, S.R. Almancilense, Juventude Sporting Campinense, S.C. Benafim, São Pedro do Corval, São Mansos, SC. Viana do Alentejo e Boliqueime. Jogou na seleção do Algarve de juvenis (em representação da Associação Futebol de Faro) e foi vice-campeão nacional no torneio Lopes da Silva. Foi o melhor marcador e vencedor do torneio de futebol da Universidade de Évora, instituição que representou nos campeonatos interuniversitários de futebol de cinco e de futebol de onze. Conquistou vários torneios de futebol de cinco no Algarve e prémios de melhor marcador e venceu a primeira maratona de futebol de cinco da cidade de Loulé.
https://www.zerozero.pt/jogador/joao-martins/1373637?epoca_id=124

quarta-feira, agosto 07, 2024
O Tempo Que Passa
Tempos estranhos estes. A praia de Quarteira é por estes dias uma das sete maravilhas do mundo. Água do mar quentinha quanto baste, boa qualidade da areia e do mobiliário urbano, sem as massas humanas amontoadas de outros tempos, com lugar para estacionar à primeira e uma tranquilidade aconchegante. Um paraíso não reconhecido. No início do mês de Agosto reinam os paradoxos como sempre reinaram. O Estádio do Algarve enche de vermelho para ver o Benfica perder enquanto os comerciantes se queixam da falta de clientes e turistas. Noutro plano a tranquilidade local confronta-se com a agitação mundial. O Irão prepara-se para atacar Israel, um pianista russo opositor de Putin morre na prisão (mais um), a Rússia continua a bombardear a Ucrânia e os mercados bolsistas ameaçam com uma nova crise mundial (Marx sabia-a toda como ninguém quando falava das crises cíclicas do capitalismo). Na saúde, uma grávida com aborto espontâneo vê-lhe recusada a entrada no Hospital das Caldas da Rainha, com o feto dentro de um saco de plástico e as urgências intermitentes fecham portas aos utentes do Sistema Nacional de Saúde, enquanto ao mesmo tempo os mercenários "tarefeiros" se desmultiplicam na caça ao dinheiro da doença. Amanhã vou andar de escorrega no Algarve, às vezes não pensar, num mundo de loucos, ajuda...a manter a sanidade mental.

segunda-feira, agosto 05, 2024
Intolerável
É óbvio que a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não pode demorar mais de um minuto a demitir-se. Qualquer minuto a mais é intolerável. Como já aqui disse. As políticas défice zero dão nisto, uma miséria moral da governação.
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/08/05/aborto-espontaneo-recusada-assistencia-a-gravida-a-sangrar-no-hospital-das-caldas-da-rainha/388985/

domingo, agosto 04, 2024
Contas de Mercearia
Assim também eu, sociólogo de formação, sou Ministro das Finanças e consigo um excedente orçamental nas finanças da República. Sem médicos e enfermeiros nos hospitais, sem professores nas escolas e sem sociólogos nos cursos de Sociologia, um quaisquer merceeiro bate recordes de excedentes orçamentais positivos, não é preciso ser formado em gestão e em economia, basta ter interiorizado nas mentes e nos corpos o neoliberalismo de pacotilha.
https://www.dn.pt/4532847156/urgencias-em-agosto-mais-de-uma-dezena-fechadas-este-fim-de-semana/

quarta-feira, julho 31, 2024
Por Estes Dias
Por estes dias, coisas negativas, Governo dos Açores impede crianças filhos de pais desempregados de frequentarem a creche pelo simples facto de estarem desempregadas. Raciocínio absurdo: Se estão desempregados então podem ficar em casa com os filhos. De uma assentada impede-se a socialização nas creches das crianças mais pobres e culpabiliza-se os desempregados por estarem desempregados. Segunda coisa negativa, PCP a ser PCP e a apoiar a ditadura de Maduro incondicionalmente. Um dia destes entram em extinção e não se apercebem disso. Está quase. Coisas positivas, o espírito pragmático do Ministro da Educação, Fernando Alexandre, para além de ter chegado a acordo com os professores sobre a devolução do tempo de serviço, tem como prioridade (vamos ver se consegue) que os alunos tenham professores. Voilá, alguém que perceba que uma escola sem professores não é escola. Um ministro ideologicamente nos meus antípodas a surpreender-me pela positiva, até ver, pois claro.

segunda-feira, julho 29, 2024
De Novo O Reitor Das Cotas, Não Há Por Aí Mais Ninguém?
Recebi o texto do Sindicato, sobre o Reitor Das Cotas (o tal que me desclassificou de excelente para relevante por via administrativa - abençoada política de gestão de recursos humanos)
"Colega,
No dia 16 de julho, uma delegação de dirigentes do SPZS/ FENPROF, reuniu com o Reitor da UAlg. Esta reunião tinha como assuntos discutir a Avaliação do Desempenho Docente (ADD) da UAlg, nomeadamente em relação às quotas e aos pontos acumulados do ciclo avaliativo 2022-2024, ao futuro ciclo avaliativo, bem como a questão dos concursos e carreira dos Investigadores.
Muitos professores do ensino universitário e do politécnico continuam no mesmo escalão remuneratório desde há anos, tendo em conta os constrangimentos aplicados à carreira. Esta situação agrava-se ainda mais na UAlg, pois continuam a ser aplicadas quotas, pelo que só uma muito limitada e pequena percentagem dos docentes pode atingir essa progressão e consequente valorização salarial. O SPZS voltou a defender junto do Reitor o fim das quotas, cumprindo assim a obrigatoriedade da mudança de posicionamento remuneratório para todos, tal como expresso no art.º 35.º-c do ECPDESP. Exigindo, por isso, justiça e valorização da profissão docente do ensino superior na UAlg, ainda mais, tendo em conta a expressiva perda salarial acumulada nos últimos anos, pelo que também defende que essa mudança salarial venha a acontecer por acumulação de pontos ao longo dos anos, tal como acontece noutros setores da administração pública. A estas reivindicações, o Reitor, ao contrário do que fez crer em reuniões anteriores, afirmou a sua intenção de continuar a aplicar quotas aos docentes de carreira no ciclo avaliativo 22-24, assim como não se comprometeu com a contagem dos pontos para progressão salarial, justificando esta sua posição com a necessidade de criar mais justiça na avaliação de desempenho. Perante esta posição, a delegação do SPZS reiterou o seu desagrado e incompreensão pela manutenção desta injusta situação na UAlg que continua a penalizar os seus docentes. Ao contrário do que afirma o Reitor, estes bloqueios à progressão na carreira não se devem a questões de “justiça”, mas sim por motivações economicistas e de controlo orçamental, à custa das carreiras profissionais dos seus trabalhadores. Em relação à carreira de investigação na UAlg, foi afirmado que não existe a intenção de criar essa carreira, apesar de estar a ser preparado um memorando que visa responsabilizar as unidades orgânicas pelos investigadores que contratem para dar aulas. A UAlg candidatou-se ao programa FCT-Tenure, cujos resultados irão ser publicitados em agosto. Para este programa, a UAlg candidatou-se a 26 posições para investigadores e a 11 posições para docentes. Para colmatar o fim de alguns contratos de investigadores que cessam brevemente, logo a seguir aos resultados da candidatura, foi assumido pelo Reitor que abrirão concursos que respeitarão os perfis necessários para cada posição, sendo abertos internacionalmente. No que concerne ao projeto de novo Estatuto de Carreira de Investigação Científica (ECIC), apresentado pelo governo, mantém mecanismos de contratação precária à margem da carreira através de sucessivos vínculos laborais temporários, questões que estão agora em cima da mesa e a ser negociadas pela FENPROF. O SPZS continuará a sua intervenção e ação na defesa dos direitos dos docentes e investigadores da UAlg."
A Direção do SPZS

terça-feira, julho 23, 2024
Turista Acidental
Fim-de-semana em Lisboa. Sábado de manhã, corrida e caminhada com partida em Sete Rios. Percurso: Sete Rios, Avenida de Berna, Campo Pequeno, Saldanha, Avenida Fontes Pereira de Melo, Marquês de Pombal, Avenida 25 de Abril, Restauradores, Rua Augusta, Terreiro do Paço, Rio Tejo. Regresso pelo mesmo caminho ao ponto de partida. 3 horas de treino. Aos 54+108 kg de peso não está mau. Terminado o treino, um bom duche e um prato de bacalhau à Gomes de Sá. À tarde imerso na sociologia do imprevisível. Jantar, arroz de pato, sobremesa, sociologia do imprevisível. Antes de adormecer, leitura de mesa de cabeceira "Por quem os sinos dobram". Um dia bem passado recuperando a célebre máxima "Mens sana in corpore sano". Agora uma semana de recuperação do físico.

quinta-feira, julho 18, 2024
Leituras
Lido. Um livro magistral sobre os dramas da existência humana. Do melhor que já li. Faz parte daquela literatura que derrota a sociologia na profundidade da compreensão do ser humano. Como costumo por vezes dizer em surdina. Há livros que valem por mais de três cadeiras da Universidade. Este é certamente um deles.

terça-feira, julho 09, 2024
Sobre A Campanha Orquestrada
O ataque do Partido Socialista e do PSD ao Ministério Público e à Procuradora Geral da República, secundado pelo Bloco de Esquerda e pelo PCP, estes dois partidos, de forma mais dissimulada, é das coisas mais repugnantes que a que eu assisti em mais de cinco décadas de existência. Não querer perceber que em democracia há uma separação entre o poder judicial e o poder político, simplesmente porque há muita gente destes partidos a contas com a justiça, é mais um acelerado caminho para o definhar da democracia portuguesa.

quarta-feira, julho 03, 2024
Dr. Vítor Aleixo, Uma Política De Desleixo
As crianças de 3 anos são invisíveis.

sexta-feira, junho 28, 2024
Portugal de Lixo
Repartição de Finanças em Loulé. Atestado multiusos. Tudo se faz para impedir o acesso aos benefícios do IRS. Os direitos de uma criança com doença oncológica são tratados como lixo. Os funcionários e as chefias protegem os interesses do Governo (através do Estado) contra os direitos dos contribuintes. Tudo serve para arrecadar dinheiro para o Estado. É a instituição mais totalitária dentro do Estado português. Ainda vive na cultura do Estado Novo. Um país de lixo. Se quiser reclame aos serviços centrais. Esta gente nem sequer leu o Frank Kafka.

quinta-feira, junho 27, 2024
Euro 2024, Treinador De Bancada
Cá vai a opinião de mais um treinador de bancada. Sistema tático desastroso. Jogadores que não estão habituados a jogar uns com os outros. Uma enorme falta de entrega ao jogo. Félix e Ronaldo na frente não funciona porque o jogo perde profundidade e os médios são obrigados a jogar para o lado e para trás. E se este vosso modesto treinador de bancada fosse o treinador da seleção nacional João Félix não jogava mais na seleção nacional. Jogar mal todos os jogadores têm o direito de jogar um dia, mas um jogador que vai à seleção nacional e não corre, anda amuado dentro do campo e não se entrega minimamente ao jogo, não está lá a fazer nada por muito bom jogador que seja. Para jogar a passo e com a bola no pé mais valia estar lá eu com os meus 108 kilos que fazia melhor que aquilo a jogar parado. O pior dia da seleção portuguesa desde que me lembro. A jogar assim com a Eslovénia voltamos para casa em três tempos.

terça-feira, junho 25, 2024
Servir-Se Do Público
Repartição de finanças de Loulé. Lido à entrada, afixado na porta: - Atendimento presencial com senha até às 12h30mn. Chego ao meio dia. Tiro a senha. Espero até às 12h15mn e vou perguntar se tenho a senha certa. Finanças praticamente vazias, tenho apenas uma pessoa à minha frente. Uma funcionária diz-me que tirei a senha errada mas que na letra que me cabe em sorte o atendimento já está fechado. Digo-lhe que cheguei ao meio dia e que o atendimento presencial é até ao meio dia e meia. Não percebo a recusa. Dizem-me para vir noutro dia e para fazer marcação prévia. Nada funciona neste país. O abuso de poder ao cidadão por parte da autoridade tributária já é uma instituição em Portugal. Fico arrependido de não ter pedido o livro de reclamações. Fica-se com a ideia de que há um aproveitamento claro de se dar prioridade às marcações prévias em detrimento de quem vai ao serviço presencialmente. No limite pode ser um bom motivo para fazer o mínimo possível. Cumprir o papel de funcionário e está feito. A seguir fui à hora de almoço a uma instituição privada cortar o cabelo, perguntei se havia vaga, e cortei o cabelo na altura. A diferença é que o cabeleireiro precisa dos clientes para ganhar a vida. Nas finanças, os utentes parece que vão por ali atrapalhar quem trabalha. Uma cultura de se servir do público substituiu uma cultura de servir o público. Se quiser venha outro dia, desenrasque-se! Pouca coisa funciona bem neste país e isso explica muita coisa.
