A minha Lista de blogues

terça-feira, setembro 18, 2018

O Polvo Do Petróleo Em Portugal

Factos relevantes para a luta contra a prospecção e exploração de petróleo no Algarve:
- Em Agosto de 2018 a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) consegue travar temporariamente em tribunal a prospecção de petróleo no Algarve.
- Uma dezenas de horas depois o Ministério do Mar recorre da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé que travava a prospecção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur saindo em defesa dos interesses da petrolífera GALP.
- Em Setembro de 2018 rebenta o escândalo. Ficamos a saber publicamente que o Director-Geral das Políticas do Mar, Ruben Eiras veio directamente da GALP para o Ministério do Mar e que entre Janeiro de 2016 e 2018 foi assessor da Ministra do Mar e trabalhador da GALP. O Despacho governamental que o nomeia faz referência explicita ao facto de Ruben Eiras ser recrutado na condição de "trabalhador da GALP" onde ocupava um cargo de gestão executiva.
- Carlos Gomes da Silva, Presidente Executivo da GALP, é actualmente arguido no caso GALPGATE na sequência da GALP ter andado a pagar viagens ao Euro 2016 a membros do governo de António Costa, deputados da oposição e autarcas.
- Costa Pina, Administrador da GALP, é actualmente arguido no caso GALPGATE na sequência da GALP ter andado a pagar viagens ao Euro 2016 a membros do governo de António Costa, deputados da oposição e autarcas. Costa Pina foi Secretário de Estado do Governo de José Sócrates, onde o Ministro da Economia era Manuel Pinho, governo responsável pela assinatura do contrato de exploração petrolífera ao largo de Aljezur, na Costa Vicentina.
- José Sócrates, Primeiro-Ministro que é arguido em inúmeros casos de corrupção é hoje conhecido pelos dias de prisão que passou na cela 44 em Évora.
- Manuel Pinho é hoje arguido num processo em que se sabe que recebia duplamente como Ministro da Economia e como trabalhador numa grande e conhecida empresa privada num conflito de interesses inaceitável num Estado de Direito democrático.
- O senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que recebeu em audiência, em Agosto de 2018, na Junta de Freguesia de Almancil, o Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) e a Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) disse à saída do encontro que ia reflectir sobre o furo de petróleo de Aljezur e até hoje continua a meditar.
Movimento Algarve Livre de Petróleo

Sem comentários:

Enviar um comentário