A minha Lista de blogues

quinta-feira, abril 05, 2007

A quem serve o PDM de Loulé?

O governo de Sócrates abriu mais uma excepção que permite "violar" o PDM de Loulé.

O resort com a marca Hilton vai assim ter o privilégio de construir em zona até agora "proibida" e classificada como "área florestal".

Alega o governo que o "privilégio" concedido tem como objectivo a "requalificação da oferta turística do Algarve".

É mais uma triste história de uso do Estado como forma de apropriação privada do espaço público por uma multinacional estrangeira.

É mais um triste episódio de arbitrário decisional nas políticas de ordenamento do território do Algarve.

Tudo vale quando os interesses económicos que estão por detrás destas negociatas de ocasião são poderosos.

Desta vez o governo central chegou ao cumúlo de suspender o PDM por via administrativa inflacionando um terreno semi-abandonado em 20 milhões de Euros.

Nada disto seria grave, não fosse a ideia que fica do rei nem roque que é a utilização dúbia dos instrumentos de ordenamento do território.

Razão tinha o ex-ministro do Ambiente José Sócrates, quando dizia que a especulação imobiliária desenfreada, tão prejudicial ao ordenamento do território, só seria travada quando as autarquias não tivessem uma boa parte das suas receitas dependentes dos licenciamentos das construções.

Pena que o ex-ministro do ambiente Sócrates não comunique com o Primeiro Ministro Sócrates sobre a importância destas medidas. E logo ele... que tão bem controla os mecanismos da comunicação...social...

E os autarcas? Qual o seu papel nestas decisões? Será que a legitimação da criação de uma centenas de empregos justifica sempre todos os atropelos ambientais?

Serão os autarcas uns meros instrumentos decorativos ao serviço dos poderes económicos?

Quem quer autarcas destes? Eu por mim dispenso...em nome de um verdadeiro desenvolvimento sustentável.

Novamente o ambiente como figura decorativa...até que um dia...o aquecimento global nos entre pela porta a dentro e o Algarve volte ao tempo da emigração...aí talvez seja tarde.

Abraços ambientais ao pessoal da blogosfera.

2 comentários:

  1. Este post é mais um que vai de encontro a uma realidade cada vez mais negra. Os políticos mercenários que vendem a alma, o amor próprio e o orgulho em troca de favores para os partidos e para uns quantos capitalistas da treta. Há um problema grave no Algarve que é a falta de planeamento e ordenamento do território e a acontecerem cada vez mais atropelos destes quer ao ambiente quer à região em si, não estou a ver aonde é que vai parar o Algarve e o seu turismo. O turista cada vez mais quer qualidade, preservação, um bom meio ambiente(porque não dizer ambiente) e preservação do património cultural, artístico e ambiental. Aqui à umas semanas estive em Monchique e notei que os turistas estrangeiros começam cada vez mais a procuarar a natureza(pelo menos a que ainda existe) em prol do que se vai vendo junto à costa.

    Acxho que faz muito bem em preocupar-se com o caminho e o rumo que querem dar ao ambiente, quer em Portugal, quer no resto do Mundo.

    Um Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. “Viva aos Homens do Andor” pessoas de bem que sabem onde levar os Santos e os Profanos no caminho do bem !!!!!!!ou nao

    ResponderEliminar