A minha Lista de blogues

terça-feira, dezembro 19, 2006

Câmaras Municipais, autarcas e licenças de construção

Moro na cidade de Loulé há 36 anos e tenho acompanhado atentamente o crescimento da cidade.

Actualmente moro à saída para Faro na urbanização das Portas do Céu.

Como cidadão da cidade de Loulé, como eleitor que deveria confiar nos eleitos locais venho questionar neste espaço de democracia virtual como é possível que na Avenida Parque das Cidades junto à bomba de gasolina na saída para Faro seja possível construir vários blocos de apartamentos que cercam os depósitos de combustível?

É possível que isto aconteça? Não há riscos para a saúde destas populações que ali irão habitar?

E os riscos de uma explosão estão salvaguardados? Não foram as bombas de gasolina recomendadas legalmente para a periferia das cidades?

Quem autoriza a licença destas construções? Chama-se a isto ordenamento territorial das cidades?

O senhor Presidente da Camara de Loulé tem conhecimento destas construções? E se tem conhecimento acha que construir a 5 metros da bomba de gasolina é uma boa aposta no ordenamento urbanístico da cidade?


Sabemos que Loulé cresceu nos últimos anos e que a pressão demográfica foi acompanhada da pressão urbanistica. Mas acordar de manhã, abrir a janela e respirar o chumbo libertado pelo combustivel automóvel terá alguma coisa a ver com o conceito de qualidade de vida?

E as autarquias não terão um papel na gestão equilibrada do crescimento das cidades?

Dá que pensar...e nunca sabemos quais os critérios que levam à aprovação de determinadas construções e à rejeição de outras.

Fica a ideia do reino da arbitrariedade.

Abraços e boas festas

5 comentários:

  1. João,

    Gostava de ouvir a resposta do Sr. Presidente da CML sobre estas questões tão pertinentes sobre o concelho de Loulé ...!

    O concelho com o maior rendimento per capita de Portugal (799 euros/habitante) ...!

    Irresponsabilidade = Incompetencia!

    Era bom ouvir as respostas a várias questões, as ideias, as estrategias de planeamento para Loulé do actual executivo ...!

    Mais uma vez, penso que vamos ficar sem feed-back!

    Boas festas e um Feliz natal para ti e para toda a tua familia!

    Um abraço e bjkas do
    Miguel/Matilde/Martim/Ligia Brito

    ResponderEliminar
  2. Questões mais que pertinentes, mas duvido que alguém se deie ao trabalho de nos esclarecer.

    Um bom Natal para si e para a sua família.

    ResponderEliminar
  3. O problema está nas construções ou nas bombas?

    ResponderEliminar
  4. Já tinha reparado. E ainda por cima como ficou destruída a mais bonita zona de Loulé. Aqueles monstros danificaram para sempre a paisagem de que dali se desfrutava. QUem ordena estas aberrações ?= UM HORROR ! Loulé pode-se expandir como outras cidades para outros lados. Zeca

    ResponderEliminar
  5. Querem fazer de Loulé so Quarteira, Vilamoura, Quinta do Lago, Vale do Lobo? Meus amigos, cresçam pa vida, Loulé precisa de CRESCER COMO CIDADE, esse Rendimento Per Capita, mais de metade nao pertence aos Residentes d Cidade de Loulé, mas sim nas zonas Turisticas. Deixem de ser hipocritas e criancisses, queriam bomboas onde? Zona industrial? Cruz da Assumada? Barreiras Brancas? .. Cultivem-se meus amigos!

    ResponderEliminar