Os tempos actuais são claramente tempos de retrocesso civilizacional, com riscos de regresso à barbarie que caracterizou os tempos da segunda guerra mundial.
Não tenho dúvidas que o 11 de Setembro contribuiu para legitimar novos atentados às liberdades dos cidadãos por parte dos Estados mais poderosos e hegemónicos.
O que significa o conceito de "guerra preventiva" promovido pela administração de Bush?
O que significa a célebre expressão "Apanhem-no vivo ou morto" (expressão digna do Faroeste) proferida pelo actual presidente Norte-americano a seguir aos atentados às Twin Towers, atropelando espantosamente as regras do Estado de Direito e dos estados que se dizem democráticos?
O que significou a guerra contra o Iraque decidida à revelia do Conselho de Segurança da ONU, legitimada sucessivamente como sendo em nome do combate ao terrorismo, em nome da restauração (será mais correcto "imposição") da democracia e em nome das armas de destruição maciça? (Que sabemos que nunca existiram e que os media através de montagens divulgaram por todo o mundo).
O que significa a "política do medo" instaurada na opinião pública inventando frequentemente inimigos fantasma? (E que conveniente é para desviar a atenção dos problemas internos das nações!!!)
O que significa o crescente controlo social dos cidadãos por parte dos Estados procurando colocar uma camara de filmar em cada canto de circulação das cidades?(Nunca sonharia George Orwell a que ponto a sua visão do Big Brother se poderia tornar real).
O que significa as afirmações de personagens como Bush de que se encontram preparados para atacar nuclearmente o Irão?
Um verdadeiro retrocesso civilizacional. Lamento dizê-lo, mas isto não é democracia.
Sinto-me impotente como cidadão para fazer face a estes poderes cuja capacidade militar e de destruição maciça nunca foi tão poderosa como nos dias de hoje.
Resta-me juntar a minha voz a quem possa ter alguma voz de protesto...e ter esperança que a barbárie não se venha a concretizar...mas ter esperança não significa ser optimista e neste momento só vejo cores negras ao fundo do túnel.
Parem a preparação da opinião pública para atacar o Irão já!!!
Até porque o petróleo já atingiu o recorde histórico de 72 dolares e isso não faz bem à saúde de ninguém...(a não ser de quem o vende claro!).
abraços
João Martins
O Bush agora é capaz de ter alguma legitimidade, visto o presidente do Irão ter assim umas ideias suicidas, só que o problema é que quanda não a tinha passou das marcas. A legitimidade para um ataque será sempre em última instância e nunca com armas nucleares.
ResponderEliminarUm Abraço,
Pedro Gonçalves.
Your website has a useful information for beginners like me.
ResponderEliminar»