A minha Lista de blogues

terça-feira, janeiro 10, 2006

Problemas da cidade de Loulé 1: Sobre crianças e infantários

Caros concidadãos da cidade de Loulé hoje gostava de partilhar um problema pessoal que tenho a certeza que é essencialmente social.
Gostava de vos dizer que há muito pouco tempo tive uma das maiores alegrias da minha vida, fui pai do bébé mais bonito do mundo.
Começei assim uma nova aventura social assumindo um novo papel social que esperaria eu desempenhar da melhor maneira.
Não sendo filho de milionários e tendo que trabalhar duro na selva do mercado capitalista global, tal como a minha esposa, para sobreviver, dei por mim à procura de infantários no concelho desta bela cidade para poder colocar o meu filho procurando assim manter os empregos do pessoal lá de casa.
Depois de ter feito a volta ao infantário no concelho de Loulé, qual Lisboa-Dakar, e de ter feito inscrições em todos aqueles que a aceitaram, acabei por encontrar a melhor solução para o meu rebento.
Ficou responsável pelo rebento a avô materna, que de resto foi a melhor educadora que ele poderia encontrar. Isto porque nenhum guarda crianças pode/quis ficar com o mais lindo bébé do mundo.
Tudo isto não seria dramático se a mesma para cuidar do bébé não tivesse que deixar de trabalhar, diminuindo assim o rendimento disponivel do conjunto do agregado familiar.
Caros concidadãos, depois não nos admiremos que estejamos em recessão demográfica, que os jovens casais adiem os planos do casamento, que adiem os planos face ao futuro e que quando optam por ter filhos muitos tenham que se despedir para que possam educar os seus filhos. A isto chama-se políticas de fomento de igualdade de oportunidades, tal e qual como refere a nossa constituição

Como cidadão da cidade de Loulé considero inadmíssivel que em troca de infantários, se construam estádios de Futebol, com o dinheiro dos contribuintes, que dão um prejuizo enorme às autarquias, não contribuem para o desenvolvimento económico e social das populações e em que os jogos desportivos que lá decorrem têm uma audiência de meia dúzia de gatos pingados.

Onde está o sentido das prioridades meus senhores, onde está o sentido das prioridades?

Proponho a solução de se fazer uma adaptação e construir infantários aproveitando as superinstalações do estádio do Algarve e que da relva do campo de futebol se faça um jardim para crianças...para que os nossos bébes de hoje não se tornem os adultos tristonhos do amanhã.
Fico à espera dos vossos comentários.

Um abraço para todo o pessoal do concelho deste indigena nascido em Louroé.

9 comentários:

  1. Olá
    De facto o funcionamento ou não das instituições da primeira infância é a meu ver um grande obstáculo ao trabalho feminino (sim, feminino! Porque os homens não abdicam do trabalho em prol dos cuidados aos filhos, esta é uma tarefa essencialmene feminina). A falta de respota destas organizações prende-se não só com a falta delas, mas também com os horários praticados e os seus períodos de férias.
    O meu trabalho está directamente ligado à re-inserção profissional de adultos pouco escolarizados, na sua maioria mulheres. A organização do trabalho na região do algarve é muitas vezes caracterizada por trabalhos por turnos e trabalho aos fins de semana. Desta forma qualquer política de «re-inserção profissional» do sexo feminino cai por terra, pois não podem deixar os seus filhos ao abandono!
    Queria ainda dizer que adorei a iniciativa e estou à espera de mais...
    Até breve!

    ResponderEliminar
  2. João,

    Antes de mais, que sejas benvindo a este enorme mundo da Blogoesfera e que continues por muito mais tempo cheio de energia e vontade!

    Eu como tu, tb fui pai d´A Minha Matilde e desde de 2 de Novembro que o meu Mundo alterou-se completamente!

    O teu problema tb já foi e será o meu pq tb decidi por falta de alternativas, por a Matilde ao cuidado da sua Tia-Avó!

    Contudo, espero que o teu filho, esteja a correr tudo bem com ele!

    Fico contente pela tua iniciativa bloguistica e espero a tua visita n´A Minha Matilde!

    Um grande abraço do Miguel Brito e
    Mil Bjks da Matilde

    ResponderEliminar
  3. Olá João!
    Parabéns por:
    1- Seres pai;
    2- Escreveres este Blog.

    Quero dizer-te que sinto esse teu problema. Já estudei e expressei a minha preocupação sobre o assunto em diferentes contextos. Não porque sinta, pessoalmente, a necessidade, mas sim, porque se trata de um direito elementar do país para com os cidadãos.

    Estou disposto a colaborar nos esforços que entendas desenvolver para resolução do assunto, mas gostava de clarificar o seguinte:
    - A falta, mais importante é de Creches, pois Infantários vamos tendo.
    - Formação específica de Amas, devia ser lançada no IEFP para senhoras desempregadas, possuidoras de habitação com espaço exterior;
    - Isto, claro, a par com a urgente edificação de estruturas do Município... vocacionadas para os muito pequenos (berçários para bébés).

    Falaremos mais, mais tarde!
    Talvez, aceites que eu escreva no teu Blog!

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel! Parabéns pela tua linda menina e pelo teu blogue que achei muito interessante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Olá António. Obrigado pela tua contribuição. Conto contigo para futuras participações.

    Uma abraço!

    João

    ResponderEliminar
  6. Looks nice! Awesome content. Good job guys.
    »

    ResponderEliminar
  7. Pois é andava eu na net a procura de amas , babas... em Loulé quando me deparei com esta página que confesso está bastante interessante ...
    Estou em Loulé a poucos dias e para uma criança entrar no infantário só em Setembro dedico-me a procura de amas o que é uma tarefa árdua pelos vistos principalmente para quem pouco conhece aqui ... amas existem mas as condições essas não parecem nem de perto nem de longe as melhores para as crianças ... pergunto-me ... se num país onde se fala tanto na crise do presente não deveriam os senhores ''que mandam'' preocupar-se com quem governará o nosso país amanha dar algumas condições desde formação a mais instalações para que nós podessemos trabalhar e fazer algo pelos futuros homens e mulheres do nosso país...

    ResponderEliminar
  8. Ola João! Tal como a pessoa do comentário anterior, também eu pesquisava na internet acerca de moradas de infantários, não para colocar lá um filho (porque ainda não sou mãe), mas para enviar currículos com fim de arranjar emprego. Sou Educadora de Infância, louletana e tal como tu encontro-me bastante limitada, desanimada e desapontada com o sistema educativo português. Não existem, por parte do estado, apostas em investimentos de infraestruturas de propósito educativo. Assim, os resultados estão à vista, pais a sujeitarem-se a noites em filas de espera e educadores/as, entre outro pessoal não docente, desempregados. Então se há desemprego, as pessoas "desenrascam-se", como podem. Os pais são obrigados a deixar os filhos com os avós (às tantas percebem que foi a melhor decisão), e os profissionais da área, das duas uma: ou arriscam tudo e tentam um investimento, ou deambulam à procura de emprego. Se tentam investir, são logo colocados entraves. Só em termos de legislação do próprio edifício, não vos digo nem vos conto...para não falar do equipamento e dos materiais que uma instituição desta índole implica. Eu posso dizer que para já, desisti. Para uma boa educação existem uma série de factores que têm de funcionar bem, para que possa haver qualidade nos serviços prestados. Sou defensora desta ideia e por isso é que não optei por "encher" a minha casa de crianças. Embora tenha falta de "algum" ao fim do mês, para mim o bem estar das crianças está em primeiro lugar. Sei que está previsto para Loulé duas novas instituições com valência de creche (Centro Social Autárquico- ao lado da Biblioteca Municipal e uma outra instituição que fará parte da Nova Terra - ficará localizada ao pé do novo Continente). Ao menos não podemos queixar-nos da nossa Câmara, embora a construção dessas infraestruturas pudesse ter sido feita antes de estádios, etc... A opinião da Ana Martins também me pareceu bastante sugestiva... instituições com oferta de serviços aos fins de semana... porque não?! Vou pensar nisso se um dia me derem a possibilidade de montar uma creche:)
    Cumprimentos para todos*

    ResponderEliminar
  9. Acabei o meu curso de Educadora de Infância o ano passado até agora não me tinham chamado para nenhum lado. Neste momento tenho uma proposta para Portimão para a realização do meu Estágio Profissional. É preocupante ver que existem imensos pais à procura de sítio para colocar os filhos e acabam por não ter êxito.
    Além de haver tantos profissionais à procura de trabalho como o meu caso, não existem instituições suficientes. Ficam as crianças prejudicadas e os profissionais que tantos estudaram e têm a maior vontade do mundo para começarem a trabalhar sem sitio para começarem a dar as suas primeiras pegadas.
    Espero que já tenha resolvido o seu problema com o seu filhote de qualquer forma faço babysitting com meninos com necessidades especiais, e sou sempre solicitada pelos hotéis. Se alguém necessitar estou ao dispor.
    Deixo aqui o meu contacto se não houver problema.
    Email : Katya.graca@hotmail.com

    E esperemos que as coisas melhorem para a área da Educação

    ResponderEliminar