A minha Lista de blogues

quinta-feira, outubro 17, 2024

Pobreza Em Portugal, 2024

De acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), em 2022, 1,9 milhões de pessoas em Portugal encontravam-se em risco de pobreza, ou seja, viviam com rendimentos inferiores a 591 euros mensais (em Portugal, o valor abaixo do qual alguém que vive sozinho é considerado pobre situava-se, em 2022, nos 7095€ anuais, o que equivale a 591,25€ mensais). Este valor aumenta para 2,1 milhões de pessoas se se considerar a população que não tem capacidade financeira para adquirir bens essenciais (risco de pobreza e exclusão social).

https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-10-17-um-retrato-inquietante-da-evolucao-da-pobreza-em-portugal/

sábado, outubro 12, 2024

Pobre Ensino Superior

Os deputados reconhecem o problema. E o que fazem? Nada. O problema sério é que um dia destes também ninguém quer ser professor do Ensino Superior. Mais vale ir fazer limpezas para a Suiça. Já os comentários na caixa de comentários desta notícia são altamente interessantes. Uma boa amostra em como uma parte significativa dos portugueses (pobres, remediados e miseráveis) faz da inveja social todo um programa político. Pobre país que não passa da cepa torta.

https://observador.pt/2024/10/11/deputados-reconhecem-perda-de-poder-de-compra-de-investigadores-e-professores-do-superior/?

domingo, outubro 06, 2024

Almancil, Uma Cidade Nova Com Um Acesso À Saúde Ao Abandono

6 de Outubro de 2024. Mais de 2 meses, desde 1 de Agosto, uma família inteira sem médico de família. Avô, netos e pais. O pleno. Com doentes crónicos pelo meio. O Centro de Saúde de Almancil está abandonado aos bichos e não tem médicos de família. Agora que Almancil passou a cidade é uma mancha negra na cidade de Almancil. Da Ministra da Saúde nem vê-la. Os responsáveis da unidade local de saúde daquilo que se pode ler no último comunicado estão mais preocupados com a sua reputação e do Dr. Vítor Aleixo e do Presidente da Junta de Freguesia de Almancil não se espera nada. O fenómeno é conhecido, quando as unidades de saúde são para os pobres, elas são abandonadas pelo poder político e pelos próprios médicos. O costume. Não se pode ter fé nesta gente para que sirva o interesse público.

quinta-feira, outubro 03, 2024

Oficio de Artesão, Exposição na UALG

"Ofício de artesã e artesão no triângulo mineiro|MG|Brasil", é o título da exposição que será inaugurada no dia 7 de outubro, às 15h00, na biblioteca da Universidade do Algarve do Campus da Penha. A inauguração contará com uma visita guiada pelo curador, Alberto Luiz Pereira da Costa, que no dia 9 de outubro, pelas 15h30, fará uma nova visita guiada.

"A Exposição, que estará patente até a dia 7 de novembro, é o resultado do trabalho de Pós-doutoramento realizado como parte do projeto de investigação “Ofício de Artesã e Artesão: Círculo de Cultura e a Identidade da Mineiridade Brasil” dos trabalhadores do setor do artesanato do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, Brasil, orientado por Rossana Barros, docente da Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, e João Eduardo Martins, docente da Faculdade de Economia da UAlg."

https://www.ualg.pt/exposicao-oficio-de-artesa-e-artesao-no-triangulo-mineiromgbrasil