Foi ontem, a celebração dos 60 anos da licenciatura em Sociologia em Évora. O primeiro curso de Sociologia na sociedade portuguesa. É um orgulho ter sido estudante de Sociologia na Universidade de Évora, instituição onde terminei o meu curso de licenciatura. Fui aluno do histórico Professor de Sociologia, Augusto da Silva, o padre jesuíta que se tornou Sociólogo e foi crucial para a fundação da sociologia em Portugal. Um curso, uma universidade e uma cidade que transporto no coração até ao fim da minha vida. Parabéns ao curso de Sociologia da Universidade de Évora.
A minha Lista de blogues
sexta-feira, outubro 25, 2024
60 Anos De Sociologia Em Évora

quarta-feira, outubro 23, 2024
Lisboa A Ferro E Fogo
Lisboa a ferro e fogo. A paranóia securitária do Dr. Montenegro, importada da agenda da extrema-direita já está a dar resultado. A repressão policial racista sobre as minorias pobres está ao rubro. Agora aguentem os tumultos dos bairros periféricos e depois digam que não compreendem a revolta.

terça-feira, outubro 22, 2024
Complexos Ambientais Diz O Energúmeno
Este energúmeno político, populista encartado, que comprou a agenda da extrema direita e que por acaso chegou a Primeiro-Ministro, na sequência de um governo que caiu de podre com a corrupção (ele próprio sob suspeita e não se sabe porquê não escrutinado) veio ao Algarve despejar um complexo industrial em cima da praia de Falésia e tratar os ambientalistas que contestam o projecto criminoso do ponto de vista ambiental de "fundamentalistas". O poder local faz de conta que está tudo bem e assobia para o lado. Os algarvios, essa espécie em via de extinção nem sequer ainda deu por nada. Tudo bem que vai acabar tudo bem. Hospital do Algarve nem vê-lo. Disparates ambientais em cima do litoral algarvio é aos montes. Não se aprendeu nada e há uma corja que nos bastidores vai comendo tudo e não deixa nada. O Bloco central de interesses, PS e PSD a fazer o que sempre fez. A arruinar a região do Algarve. "Complexos ambientais" diz o farsante que era o número dois de Passos Coelho. Não há cura.
https://www.publico.pt/2024/10/22/azul/noticia/dessalinizadora-algarve-avanca-complexos-ambientais-2108993

quinta-feira, outubro 17, 2024
Pobreza Em Portugal, 2024
De acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (ICOR), em 2022, 1,9 milhões de pessoas em Portugal encontravam-se em risco de pobreza, ou seja, viviam com rendimentos inferiores a 591 euros mensais (em Portugal, o valor abaixo do qual alguém que vive sozinho é considerado pobre situava-se, em 2022, nos 7095€ anuais, o que equivale a 591,25€ mensais). Este valor aumenta para 2,1 milhões de pessoas se se considerar a população que não tem capacidade financeira para adquirir bens essenciais (risco de pobreza e exclusão social).

sábado, outubro 12, 2024
Pobre Ensino Superior
Os deputados reconhecem o problema. E o que fazem? Nada. O problema sério é que um dia destes também ninguém quer ser professor do Ensino Superior. Mais vale ir fazer limpezas para a Suiça. Já os comentários na caixa de comentários desta notícia são altamente interessantes. Uma boa amostra em como uma parte significativa dos portugueses (pobres, remediados e miseráveis) faz da inveja social todo um programa político. Pobre país que não passa da cepa torta.
https://observador.pt/2024/10/11/deputados-reconhecem-perda-de-poder-de-compra-de-investigadores-e-professores-do-superior/?

domingo, outubro 06, 2024
Almancil, Uma Cidade Nova Com Um Acesso À Saúde Ao Abandono
6 de Outubro de 2024. Mais de 2 meses, desde 1 de Agosto, uma família inteira sem médico de família. Avô, netos e pais. O pleno. Com doentes crónicos pelo meio. O Centro de Saúde de Almancil está abandonado aos bichos e não tem médicos de família. Agora que Almancil passou a cidade é uma mancha negra na cidade de Almancil. Da Ministra da Saúde nem vê-la. Os responsáveis da unidade local de saúde daquilo que se pode ler no último comunicado estão mais preocupados com a sua reputação e do Dr. Vítor Aleixo e do Presidente da Junta de Freguesia de Almancil não se espera nada. O fenómeno é conhecido, quando as unidades de saúde são para os pobres, elas são abandonadas pelo poder político e pelos próprios médicos. O costume. Não se pode ter fé nesta gente para que sirva o interesse público.

quinta-feira, outubro 03, 2024
Oficio de Artesão, Exposição na UALG
"Ofício de artesã e artesão no triângulo mineiro|MG|Brasil", é o título da exposição que será inaugurada no dia 7 de outubro, às 15h00, na biblioteca da Universidade do Algarve do Campus da Penha. A inauguração contará com uma visita guiada pelo curador, Alberto Luiz Pereira da Costa, que no dia 9 de outubro, pelas 15h30, fará uma nova visita guiada.
