A minha Lista de blogues

sexta-feira, setembro 27, 2024

Viver Habitualmente

"Os 1% mais ricos do mundo tem mais riqueza do que os 95% mais pobres da população mundial, revelou uma nova análise publicada esta segunda-feira pela Oxfam, que antecede o debate geral anual de alto nível da ONU. A análise revela que mais de um terço das 50 maiores empresas do mundo – avaliadas em 13,3 mil milhões de dólares – são agora geridas por um bilionário ou têm um bilionário como principal acionista."

https://www.dn.pt/3725796013/os-1-mais-ricos-do-mundo-possuem-mais-riqueza-do-que-95-da-humanidade/

domingo, setembro 22, 2024

Uma Corja Inominável, Os Políticos Do Algarve

Parece que a destruição da praia da Falésia, uma das mais belas praias do Algarve vai mesmo ser destruída pelo bloco central de interesses PS e PSD. De nada serviu os avisos dos ambientalistas. Em nome do dinheiro esta corja política não olha a meios para atingir os fins. Já não há palavras. Para construir um quaisquer bem público levam décadas (onde anda o novo Hospital Central do Algarve?). Para destruir o bem comum são peritos de alto gabarito.

https://www.sulinformacao.pt/2024/09/dessalinizadora-prr-ministra/?f

quinta-feira, setembro 19, 2024

Um Governo De Indigentes Mentais?

O Governo do Dr. Montenegro deve pensar que somos todos indigentes mentais. Centrar na criminalidade incendiária o cerne da questão dos gigantescos incêndios no centro e norte do país, só serve para tentar ocultar as causas estruturais que o Estado, via governos do PS e PSD, continuam incapazes de atacar. Nem sequer vale a pena mencioná-los que todos os relatórios dos últimos anos sobre o assunto e vários especialistas em ordenamento do território estão fartos de elencar. Ou somos governados por ignorantes ou os governantes pensam que somos todos indigentes intelectuais. Talvez as duas coisas em simultâneo. Sobre a arrogância da senhora ministra da Administração Interna, nem vale a pena comentar. Não lhe auguro grande futuro.

quarta-feira, setembro 11, 2024

Privilégio

9 de Setembro de 2024. Amanhã regresso às salas de aula da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. São 20 anos a lecionar e a aprender Sociologia na UALG. É um privilégio fazer-se aquilo de que se gosta. Uma boa parte da classe trabalhadora não tem essa oportunidade. Nesse sentido, sou um felizardo, sempre fiz aquilo de que gostei ao longo da minha vida, com raras excepções. Duas décadas recheadas de experiências gratificantes no contato com os estudantes. Por vezes é essa experiência que nos salva a alma de uma certa agressividade das instituições. O meu obrigado a todos os que tornaram este sentimento de satisfação possível. Carpe Diem.



terça-feira, setembro 03, 2024

Sem-Médico, Uma Nova Condição Social

Acabou o meu querido mês de Agosto. No início do mês fiquei sem médico de família. Uma médica muito competente decidiu pedir transferência de Almancil para outro ponto do território nacional, o que me fez passar para a categoria dos sem-médico. Não há médicos de família para a substituir. Para além de mim, na minha família ficaram sem médico, o avô, a filha e os netos. Três gerações sem médico de família de uma assentada. Cinco pessoas entre muitas outras. No Centro de Saúde de Almancil, no Concelho de Loulé, há quase menos médicos do que vitórias do Benfica no campeonato nacional este ano. O treinador do Benfica já foi despedido, espero que o responsável da Unidade Local de Saúde se não resolver a situação dos médicos de família em Almancil seja também despedido em breve. Se não está a fazer lá nada, não faz falta absolutamente nenhuma. O Governo do Dr. Montenegro diz que está a resolver o problema dos médicos de família. Uma redonda mentira.