A minha Lista de blogues

quinta-feira, dezembro 01, 2022

Sobre O Envio Dos Doentes Com Cancro Para Espanha, Afixe-se

Exmo senhor Presidente da Câmara Municipal de Loulé,

Dr. Vítor Aleixo

Loulé, 01 de Dezembro de 2022

Assunto: Vigília de protesto contra o envio dos doentes com cancro do Algarve para Espanha

Informa-se que o Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve (MDDCA) vai levar a cabo uma vigília de protesto à porta da Câmara Municipal de Loulé, dia 13 de Dezembro, pelas 15 horas, contra o envio dos doentes com cancro por parte do Governo Socialista do Dr. António Costa, via decisão do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) para tratamento em Sevilha, numa clínica privada, quando tinha uma alternativa viável em Faro.

Vamos exigir o cancelamento imediato dos efeitos deste concurso público internacional e exigir a demissão do Conselho de Administração do Hospital por considerarmos que não respeita os direitos dos doentes oncológicos da região do Algarve.

O protesto tem também como objetivo acordar os autarcas do Algarve do seu sono profundo e exigir que intervenham junto do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, do Primeiro-Ministro, António Costa e da Presidente do Conselho de Administração do CHUA, Ana Vargues Gomes, para travar imediatamente esta violação dos direitos dos doentes com cancro.

Queremos os doentes da região a serem tratados em território nacional com qualidade e respeitando o critério de proximidade da sua região de residência. Esta grosseira violação do artigo 64º da Constituição da República, que fere o direito à saúde e o direito à equidade de tratamento na saúde, não posse passar impune.

O Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve vai com este protesto também mostrar a sua estupefação com o facto do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Dr. Vítor Aleixo, também Conselheiro Regional do Algarve, não ter ainda dito uma única palavra sobre esta questão, que constitui a mais grave violação dos direitos humanos na saúde na região do Algarve, pelo menos desde o 25 de Abril de 1974 e apelar aos deputados dos Municípios do Algarve que façam aprovar nas Assembleias Municipais moções de censura à decisão do Conselho de Administração do CHUA de enviar os doentes com cancro do Algarve para Espanha para fazerem os seus tratamentos a centenas de quilómetros de distância.

Em protesto será afixado à porta da Câmara Municipal de Loulé o V da Vergonha, que será o símbolo da decisão do CHUA de enviar os doentes com cancro do Algarve para Espanha e de uma decisão que envergonha toda uma região.

Solicita-se ao Senhor Presidente que avise as autoridades desta vigília de protesto.

Com os melhores cumprimentos

Movimento em Defesa dos Doentes com Cancro do Algarve

Joaquim Lea

Sem comentários:

Enviar um comentário