"A Sociedade contra a Escola? A Socialização Política num Contexto de Incerteza é um estudo sobre os processos de socialização política em curso nas escolas secundárias portuguesas. Esta socialização política assenta no ideal de uma cidadania activa e responsável que deve ser promovido e implementado no seio das nossas escolas. O problema é que a escola não tem sido (e não é) um espaço natural onde tal processo pode acontecer e cimentar-se porque os actores aí intervenientes, quer directos (alunos e professores), quer indirectos (pais, técnicos, políticos, meios de comunicação social), estão todos utilizando linguagens e discursos assentes em gramáticas e normatividades plurais, distintas e muitas vezes opostas, que partem de valorizações e vivências muito diferentes e nem sempre concordantes. Assim, as disputas à volta das representações e sentidos da Educação para a Cidadania manifestadas por estes actores na escola traduzem-se em formas de envolvimento da acção descoincidentes, o que exige um trabalho fino que leve à construção de um acordo escolar assente em outros modos de coordenação da acção conjunta e ou comum entre professores e alunos. A "forma escolar moderna" que deveria promover uma "Educação para a Cidadania" enfrenta uma clivagem séria em termos axiológicos e teleológicos por parte de vários intervenientes que, cada um com as suas valorizações e fins heterogéneos, vão desaguar num espaço escolar em que os professores acabam por se sentir perplexos, hesitantes e, por vezes, desarmados na orientação das suas capacidades de actuação face a comportamentos desajustados à "cultura escolar". O interesse deste estudo reside, entre outros, no assinalar e analisar com rigor esta desarmonia sociopolítica e educativa que os docentes têm de enfrentar no seu trabalho."
https://www.wook.pt/livro/a-sociedade-contra-a-escola-jose-manuel-resende/10633904
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