A minha Lista de blogues

quinta-feira, agosto 22, 2024

Memórias De Uma Vida Desportiva

João Eduardo Rodrigues Martins, 54 anos, médio, retirado das competições oficiais. Clubes que representou: - Louletano Desportos Clube, Sporting Clube Farense, S.R. Almancilense, Juventude Sporting Campinense, S.C. Benafim, São Pedro do Corval, São Mansos, SC. Viana do Alentejo e Boliqueime. Jogou na seleção do Algarve de juvenis (em representação da Associação Futebol de Faro) e foi vice-campeão nacional no torneio Lopes da Silva. Foi o melhor marcador e vencedor do torneio de futebol da Universidade de Évora, instituição que representou nos campeonatos interuniversitários de futebol de cinco e de futebol de onze. Conquistou vários torneios de futebol de cinco no Algarve e prémios de melhor marcador e venceu a primeira maratona de futebol de cinco da cidade de Loulé.


https://www.zerozero.pt/jogador/joao-martins/1373637?epoca_id=124

quarta-feira, agosto 07, 2024

O Tempo Que Passa

Tempos estranhos estes. A praia de Quarteira é por estes dias uma das sete maravilhas do mundo. Água do mar quentinha quanto baste, boa qualidade da areia e do mobiliário urbano, sem as massas humanas amontoadas de outros tempos, com lugar para estacionar à primeira e uma tranquilidade aconchegante. Um paraíso não reconhecido. No início do mês de Agosto reinam os paradoxos como sempre reinaram. O Estádio do Algarve enche de vermelho para ver o Benfica perder enquanto os comerciantes se queixam da falta de clientes e turistas. Noutro plano a tranquilidade local confronta-se com a agitação mundial. O Irão prepara-se para atacar Israel, um pianista russo opositor de Putin morre na prisão (mais um), a Rússia continua a bombardear a Ucrânia e os mercados bolsistas ameaçam com uma nova crise mundial (Marx sabia-a toda como ninguém quando falava das crises cíclicas do capitalismo). Na saúde, uma grávida com aborto espontâneo vê-lhe recusada a entrada no Hospital das Caldas da Rainha, com o feto dentro de um saco de plástico e as urgências intermitentes fecham portas aos utentes do Sistema Nacional de Saúde, enquanto ao mesmo tempo os mercenários "tarefeiros" se desmultiplicam na caça ao dinheiro da doença. Amanhã vou andar de escorrega no Algarve, às vezes não pensar, num mundo de loucos, ajuda...a manter a sanidade mental.

segunda-feira, agosto 05, 2024

Intolerável

É óbvio que a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não pode demorar mais de um minuto a demitir-se. Qualquer minuto a mais é intolerável. Como já aqui disse. As políticas défice zero dão nisto, uma miséria moral da governação.

https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2024/08/05/aborto-espontaneo-recusada-assistencia-a-gravida-a-sangrar-no-hospital-das-caldas-da-rainha/388985/

domingo, agosto 04, 2024

Contas de Mercearia

Assim também eu, sociólogo de formação, sou Ministro das Finanças e consigo um excedente orçamental nas finanças da República. Sem médicos e enfermeiros nos hospitais, sem professores nas escolas e sem sociólogos nos cursos de Sociologia, um quaisquer merceeiro bate recordes de excedentes orçamentais positivos, não é preciso ser formado em gestão e em economia, basta ter interiorizado nas mentes e nos corpos o neoliberalismo de pacotilha.

https://www.dn.pt/4532847156/urgencias-em-agosto-mais-de-uma-dezena-fechadas-este-fim-de-semana/