A minha Lista de blogues

segunda-feira, agosto 13, 2018

Petróleo No Algarve, Agitai-vos!

Ponto da situação sobre a prospecção e exploração de petróleo no Algarve:
 
1. Na sequência da audiência com o senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, o Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) vem avisar quem nos lê que o panorama é negro. Confirma-se o que já sabemos. O Governo Socialista de António Costa está decidido a avançar com o furo de petróleo de Aljezur e com a exploração de petróleo no Algarve e o senhor Presidente da República pareceu não querer intervir com firmeza para parar este crime político e ambiental.
2. O MALP está convencido de que a audiência com o senhor Presidente da República só ocorreu por dois grandes motivos. Por um lado o senhor Presidente da República teve receio dos protestos caminharem vários dias na praia do Gigi (onde passa férias) e jogou na antecipação. Por outro lado, ao dar importância aos movimentos anti-petróleo e ao conceder-lhes uma audiência neste momento, procurou de alguma forma trazer para dentro do sistema os movimentos sociais rotulados como inorgânicos e cuja força reside precisamente em serem independentes o suficiente para não servirem o sistema. O MALP continua muito crítico em relação à despolitização de grande parte dos movimentos anti-petróleo que considera ser um ponto fraco da luta anti-petróleo no Algarve. Uma semana de acampada na praia onde o senhor Primeiro-Ministro passa férias a exigir o fim da exploração de petróleo no Algarve e todo o governo tremia.
3. O furo de petróleo de Aljezur está assim dependente de três grandes factores: 1 - A decisão jurídica sobre a providência cautelar da PALP - Plataforma Algarve Livre de Petróleo; 2- A contestação popular em cima do Governo da Geringonça (sim, PCP, Bloco de Esquerda e Verdes são autênticos traidores à pátria que se venderam aos interesses das multinacionais do petróleo); 3 -O Presidente da República decidir com a maior brevidade colocar a defesa do Bem Público acima dos interesses económicos das petrolíferas.
4. Da parte do Movimento Algarve Livre de Petróleo não aceitamos o furo de petróleo de Aljezur nem a exploração de petróleo em cima do mar do Algarve e continuaremos a lutar por todos os meios ao nosso alcance para que este crime político e ambiental seja travado. A evolução da Humanidade resulta em grande parte da história das lutas sociais. Agitai-vos!

Sem comentários:

Enviar um comentário